Logo
Imprimir esta página

Congresso de Casos Clínicos da SOCESP reunirá multiprofissionais para discutir tratamento holístico de pacientes

O último dia do evento será dedicado exclusivamente para o debate de casos que envolvem tratamento multidisciplinar

O Congresso Virtual de Casos Clínicos da SOCESP irá promover um amplo debate sobre o dia a dia dos profissionais de saúde, abordando dúvidas e dificuldades nas tomadas de decisões. A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo possui oito departamentos multiprofissionais com especialistas de educação física, enfermagem, farmacologia, fisioterapia, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social, além de um grupo de estudos sobre cuidados paliativos. O último dia do evento, 9 de outubro, será inteiramente dedicado para atividades voltadas a esses profissinais.

O diretor da SOCESP, Otávio Rizzi Coelho Filho, junto com um moderador, fará a apresentação de dois casos, sendo cada um deles debatidos por palestrantes de cinco departamentos com posterior abertura para perguntas. A primeira situação apresentada será sobre um paciente de 55 anos com miocardiopatia chagásica com insuficiência cardíaca (FEVE reduzida) que procurou atendimento ambulatorial devido à diminuição da tolerância ao esforço. O paciente relatou suspensão do uso do diurético de alça, dieta inadequada com consumo frequente de bebida alcoólica e carnes e ganho de peso no último mês. O caso será discutido pelo grupo de cuidados paliativos, serviço social, profissionais de educação física, farmacologia e psicologia.

Já o segundo grupo, formado por fisioterapeutas, nutricionistas, odontologistas, enfermeiros e psicólogos, debaterá o caso de um paciente hipertenso em uso de medicamento (Losartana 50 mg/dia), diabético em uso de remédios hipoglicemiantes orais, dislipidemia sem tratamento, obesidade e ex-tabagista que apresentou forte dor torácica esquerda em queimação com irradiação para o braço esquerdo acompanhada de náuseas e vômitos. O exame de ecocardiograma diagnosticou Síndrome Coronariana Aguda com supra ST (infarto) e o paciente foi submetido ao cateterismo e à angioplastia primária com stent farmacológico.

“Como é possível observar, é comum que as vítimas de problemas cardíacos sejam expotas à doença por diversos fatores que vão além dos cardiológicos, como má alimentação, estresse do trabalho e tabagismo. Por isso, há décadas temos grande interação com multiprofissionais e a interdisciplinaridade sempre esteve nas programações da SOCESP”, explicou o diretor.

O integrante da Comissão Científica, Ibraim Masciarelli Pinto, completa: “o objetivo desse evento é que os participantes voltem pra casa com mais bagagem pra enfrentar cenários desafiadores da prática clínica. Existe uma associação de fatores de risco que muitas vezes colocam em xeque o que fazer diante das diretrizes. A ideia é que as dúvidas sejam trazidas à tona para que todos possam sair do congresso enriquecidos, com a possibilidade de fazer mais e melhor”.

As inscrições estão abertas para associados da SOCESP até 2 de outubro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto