Logo
Imprimir esta página

Dia do Coração: Vera Cruz Hospital alerta para a exames preventivos

Cirurgião cardiovascular comemora procedimento valve-in-valve mitral em paciente de alto risco

No Dia do Coração, lembrado nesta terça-feira (29), o Vera Cruz Hospital alerta para a necessidade da retomada dos exames preventivos, deixados de lado durante o isolamento social. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a cada um minuto e meio, uma pessoa morre por doença do coração, somando 400 mil óbitos anuais no país.

“Stress, obesidade e tabagismo são as principais causas de problemas cardiovasculares, entre eles os infartos e derrames. Apesar de cada dia mais os brasileiros estarem mais preocupados com a alimentação saudável e com a realização de atividades físicas, os exames preventivos são essenciais, pois problemas cardíacos não surgem de repente”, explica o cirurgião cardiovascular Eloy da Costa.

Segundo o especialista, houve uma queda de 50% nas cirurgias do coração nos últimos meses, o que levantou um alerta para a baixa procura por tratamentos. “Entendemos o medo das pessoas durante a pandemia da Covid-19, mas é importante lembrar que existem muitas outras doenças que também podem levar a óbito”, lembra. O médico reforça, ainda, a necessidade de cuidados dos jovens. “As pessoas na faixa etária dos 20 anos já precisam pensar que suas ações hoje irão refletir em problemas daqui a 30 anos. Não cuidar da saúde e não deixar de lado os maus hábitos podem trazer sérias consequências”, alerta.

Avanços

A data também celebra os avanços da medicina nos procedimentos cardíacos. Antigamente, por exemplo, a única maneira de tratar a falha da valva mitral após uma cirurgia cardíaca era através da abertura do peito e parada do coração. Hoje, segundo o cirurgião, o tratamento pode ser feito de maneira percutânea, chamado valve-in-valve mitral. Um dos procedimentos mais modernos atualmente, e que foi realizado pela terceira vez no Vera Cruz Hospital na última quinta-feira (24), em uma paciente de 72 anos com diversas comorbidades, entre elas um tumor intestinal já tratado. “O valve-in-valve pode ser uma opção eficaz para melhorar a qualidade de vida em pacientes que, de outra forma, teriam escolhas limitadas para o reparo da valva, como foi o caso da paciente operada na última semana, e cuja cirurgia foi um sucesso”, comemora o especialista. Ainda segundo o cirurgião cardiovascular, em breve, pacientes de todas as idades poderão contar com esse tipo de cirurgia. “Estimamos que, no máximo em 15 anos, o procedimento seja adaptado para casos mais jovens, pensando que se trata de uma tecnologia relativamente nova, muito menos invasiva e que possui uma resposta excelente no pós-operatório”, explica. “Dessa forma podemos afirmar que o Vera Cruz passou a dar um salto na qualidade do tratamento com os seus pacientes, com um procedimento raro, de ponta e que coloca os seus cirurgiões no topo das experiências médicas nacionais”, avalia. Ainda segundo o médico, essa opção de tratamento também é fundamental para os idosos que estão impossibilitados de realizar a troca da válvula aórtica devido ao risco elevado de complicações durante a operação.

Sobre o Vera Cruz Hospital

Em 76 anos de existência, o Hospital Vera Cruz é reconhecido pela qualidade de seus serviços, capacidade tecnológica, equipe de médicos renomados e por oferecer um atendimento humano que valoriza a vida em primeiro lugar. O Vera Cruz dispõe de 167 leitos distribuídos em diferentes unidades de internação, em acomodação individual (apartamento) ou coletiva (dois leitos), UTIs e maternidade. A Instituição conta também com setores de Quimioterapia, Hemodinâmica, Câmara Hiperbárica Monoplace, Radiologia (incluindo tomografia, ressonância magnética, densitometria óssea, ultrassonografia e raio-x), e laboratório com o selo de qualidade Fleury Medicina e Saúde. Em outubro de 2017, a Hospital Care tornou-se parceira do Vera Cruz. Em pouco mais de dois anos, a aliança registra importantes avanços na prestação de serviços gerados por investimentos em inovação e tecnologia. Em médio prazo, o grupo prevê expansão no atendimento com a criação de dois novos prédios erguidos na frente e ao lado do hospital principal, totalizando 17 mil m² de áreas construídas a mais. Há 30 anos, o Vera Cruz inaugurou e mantém a Fundação Roberto Rocha Brito, referência em treinamentos e cursos de saúde na Região Metropolitana de Campinas, tanto para profissionais do setor, quanto para leigos, e é uma unidade credenciada da American Heart Association.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2020 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto