Logo
Imprimir esta página

Acidentes automobilísticos causam 50% dos traumatismos cranioencefálicos

A condição é a principal causa de incapacidade e morte entre crianças e adultos acidentados

Acidentes automobilísticos figuram a lista da Organização Mundial de Saúde (OMS) com as 10 maiores causas de mortes no mundo, ocupando a 8ª posição. São também uma das principais causas de internações hospitalares no Brasil, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), onde metade sofre algum tipo de traumatismo cranioencefálico (TCE).

Os números são altos e, segundo artigo publicado na Revista Neurociências sobre a situação epidemiológica de traumatismos cranioencefálicos (TCE) no Brasil, a condição é determinante para incapacitações e mortes, onde as faixas etárias mais afetadas são de 01 a 44 anos.

Levantamentos do Ministério da Saúde também mostram que somente no primeiro trimestre deste ano, mais de 50 mil internações por acidente de trânsito foram registradas. Em 2019, o total foi de 219.233 pacientes, uma estimativa de 110 mil pessoas com TCE. Quando não causa a morte, pode deixar sequelas que afetam o cognitivo, sensibilidade e movimentos do corpo.

“Consideramos traumatismo cranioencefálico, lesão causada por uma força externa que atinge a cabeça do indivíduo e causa danos. São as pancadas na cabeça, que podem decorrer de quedas, choques no esporte e, sobretudo de acidentes graves com veículos”, explica Dr. Paulo Honda, diretor de comunicação da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN).

Ainda segundo estes levantamentos, entre as principais causas de acidentes no trânsito estão: distração, com 37,1% das ocorrências; descumprimento das leis de trânsito, com 12%; alta velocidade, com 8,9% e dirigir alcoolizado, com 8% das ocorrências. Elas representam a morte de 1,5 milhão de pessoas no mundo e um custo para a saúde pública de cerca de 3% do PIB de grande parte dos países em desenvolvimento.

Esforços na redução de acidentes de trânsito

Devido ao alto número de afetados mundialmente por acidentes no trânsito, em 2011 a OMS instituiu a década da segurança no trânsito, com a meta global de redução de 50% das mortes e lesões, onde governos adotam medidas para minimizar as vítimas. O prazo acaba este ano e, embora tenha previsão de ser renovado por mais uma década, segundo informações do Ministério da Saúde o Brasil ainda está abaixo disso, com alcance de 24%.

Anualmente, o governo brasileiro realiza campanhas para a conscientização para um trânsito mais seguro, mas elas precisam estar alinhadas a um código de trânsito que promova essa segurança. Em 2019, a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), compartilhada pela AMB e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) emitiram manifesto em favor da vida, onde pediram ao governo reforço às leis de trânsito e punição para o seu descumprimeito.

"A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia apoia esta causa, pois se trata de uma questão de saúde pública, onde a vida das pessoas está em risco. Ações de educação e orientações ao cumprimento da lei, amplamente difundidas para a sociedade, podem ser grandes colaboradores para a redução destas lesões e fatalidades", comenta Dr. Paulo Honda.

Sociedade Brasileira de Neurocirurgia – A SBN é uma associação de médicos que exercem a especialidade de Neurocirurgia no Brasil. Fundada há 63 anos, em 1957, tem aproximadamente 2.800 sócios, sendo a terceira maior do mundo na especialidade. Sua missão é garantir o progresso da Neurocirurgia, por meio do incentivo ao aprimoramento da formação do neurocirurgião brasileiro, do monitoramento da prática profissional e da representação dos interesses dos neurocirurgiões. Mantém atividades regulares e ininterruptas no treinamento, ensino e formação do médico especialista em Neurocirurgia, seguindo protocolos e padrões que a colocam entre as melhores do mundo, conforme reconhece a WFNS – World Federation of Neurosurgery. Site: www.portalsbn.org / Instagram @ sbn.neurocirurgia

Fontes: OMS, ONU, SUS, Ministério da Saúde, Revista Neurociências.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto