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A importância da atuação do biomédico na equipe multiprofissional

Hospital Yutaka Takeda, que integra o grupo de serviços de saúde que conquistaram a certificação máxima de qualidade ONA 3 – Acreditado com Excelência, ressalta atuação do profissional em projeto de segurança do paciente desenvolvido na unidade

A segurança do paciente gira em torno da redução de danos desnecessários, desde a chegada do paciente no ambiente hospitalar até o momento da alta. No mês em que se comemora o Dia da Segurança do Paciente (17/9), o Hospital Yutaka Takeda (HYT), gerenciado pela Pró-Saúde, em Parauapebas (PA), discute a importância do biomédico na equipe multiprofissional da unidade.

Além dos profissionais que já atuavam na equipe como, por exemplo, técnico de enfermagem, psicólogo, nutricionista, assistente social, fsioterapeuta, médico e enfermeiro; o biomédico, que trabalha com atividades de pesquisa e análises, se juntou à equipe para atuar em prol do diagnóstico, tratamento e recuperação do paciente.

Para Tamiris Cristina Ferreira, especialista em Segurança do Paciente e Gestão de Risco do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), do Hospital Yutaka Takeda, a inclusão do profissional foi essencial para o aprimoramento do processo de entendimento dos exames, auxiliando o diagnóstico.

“Incluir o biomédico na atualização dos casos assistências foi de grande valia. Quando não tínhamos este profissional na equipe, ele só emitia o laudo médico dos exames. Agora, ele acompanha toda evolução do paciente, está integrado ao processo, e isso tem gerado resultados interessantes”, informa a especialista.

Na unidade, alguns casos são selecionados, de acordo com critérios técnicos, como complexidade, reinternações ou dificuldade no diagnóstico, para discussão entre a equipe multiprofissional, visando uma análise mais ampla e completa. “Essa troca de sabedoria entre diversas áreas, agora com a inclusão da visão do biomédico, é muito enriquecedora e contribui para uma assistência de excelência aos nossos pacientes”, ressalta Tamiris.

A iniciativa do HYT ganhou destaque e foi compartilhada com outras unidades gerenciadas pela Pró-Saúde em todo país, por meio de um webinar com o tema: “Equipe multiprofissional: Valor agregado ao paciente após a inclusão do Biomédico nos Rounds da equipe Multiprofissional”. O Seminário integra uma série de ações especiais sobre Segurança do Paciente, que estão sendo realizadas ao longo do mês de setembro pela entidade.

Na ocasião, outros projetos relevantes da unidade também foram compartilhados, como o protocolo atendimento indígena, a implantação da comissão de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno, desospitalização de pacientes home care e a implantação de indicadores da assistência da equipe multiprofissional.

O Hospital Yutaka Takeda integra o seleto grupo de unidades que conquistaram a certificação máxima de qualidade, ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação, entidade responsável por avaliar critérios técnicos, procedimentos e de gestão de unidades de saúde.

Para Marcos Silveira, diretor do hospital, abordar esses assuntos com outras unidades é de suma importância. “Poder compartilhar nossas experiências com outros hospitais gerenciados pela Pró-Saúde é muito enriquecedor. Essa interação proporciona uma ótima troca de conhecimento, onde podemos inspirar outros serviços de saúde e aprimorar nossos processos, sempre em busca de uma melhoria contínua”, ressalta Marcos.

Engajando o colaborador

Com o objetivo de engajar os colaboradores da unidade e fortalecer a cultura de segurança do paciente, o HYT promoveu uma campanha interna com o tema “Liga da Segurança do Paciente: O incidente precisa ser combatido por todos”. A ação é um convite para que todos do hospital somem esforços na luta pelo reconhecimento da importância da segurança do paciente.

A unidade segue as seis metas internacionais de segurança são estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Elas atestam a qualidade de um atendimento e envolvem: 1) Identificação Correta dos Pacientes; 2) Comunicação Efetiva; 3) melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; 4) Cirurgia Segura; 5) Redução do risco de infecções associadas aos cuidados em saúde e 6) Reduzir o risco de quedas e lesão por pressão.

“O tema é uma prioridade, já que constitui um dos componentes mais importantes da qualidade da assistência”, finaliza o diretor.

Sobre a Pró-Saúde

Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.


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