Logo
Imprimir esta página

Temporada de calor reforça necessidade de se proteger do sol, principal marcador do envelhecimento

Temporada de calor reforça necessidade de se proteger do sol, principal marcador do envelhecimento

Com início da primavera, é bom lembrar do velho amigo protetor solar. Raios solares causam danos e, por consequência, envelhecimento biológico e molecular da pele. Sol degrada colágeno e é um dos principais responsáveis pelo estresse oxidativo

Existem alguns marcadores do envelhecimento biológico e molecular, como o açúcar, o tabagismo, a má qualidade do sono, mas o pior é realmente o sol. Ele leva à desnaturação celular e acelera o envelhecimento cronológico com aparecimento de manchas, rugas e flacidez. “A exposição solar sem a questão da fotoproteção é o mais importante agressor, que leva a um dano cumulativo, inclusive com a formação de dímeros de pirimidina, com mudanças nas bases do DNA que provocam reações de mutação celular, com consequente fotoenvelhecimento precoce, inflamação e cancerização”, afirma a Dra. Claudia Marçal, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. “De maneira geral, o sol é responsável por cerca de 80 a 90% do envelhecimento da pele. Entretanto, alguns indivíduos apresentam maior suscetibilidade ainda ao fotoenvelhecimento, que é quando a pele envelhece prematuramente devido à exposição solar em excesso. Por exemplo, alguns indivíduos podem apresentar uma variante do gene MMP1 que leva a maior produção da enzima MMP1, que em excesso, degrada o colágeno, que é um constituinte importantíssimo da pele, levando à formação de rugas”, afirma o geneticista Dr. Marcelo Sady, Pós-Doutor em Genética e diretor geral Multigene.

De acordo com a Dra Claudia Marçal, esse dano acontece antes mesmo da pele ficar vermelha. “Na fase pré-eritematosa, ou seja, antes da vermelhidão, nós temos danos significativos e que vão alterar de uma maneira praticamente irreversível o DNA dessas células. E esse efeito cumulativo, esse dano irreversível, vai sendo cada vez mais potencializado pelas múltiplas exposições ao sol, onde a pele não está devidamente protegida”, conta. De acordo com a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, os raios UVA e UVB aumentam a produção de radicais livres e diminuem a barreira antioxidante. “Esse estresse oxidativo pode danificar proteínas como o colágeno, causando flacidez, rugas profundas, falta de elasticidade da pele, pode danificar o DNA das células, aumentando a incidência de câncer de pele e ainda danificar lipídeos deixando a pele mais seca e sem viço. Os efeitos do Sol são cumulativos, ou seja, uma vez ocorrido o dano, o organismo não consegue repará-lo completamente, o uso de filtro solar deve ser contínuo, durante toda a vida. Vemos pacientes com câncer de pele que tomaram muito sol na infância e adolescência, quando a importância da proteção não era evidente”, afirma a Dra. Beatriz.

Além disso, a dermatologista alerta para a presença em cultura de células, em peles fotoenvelhecidas, das sunburn cells, células queimadas pelo sol. “Quando fazemos exames como a avaliação microscópica de imunofluorescência, é possível perceber a presença das sunburn cells, que estão presentes quando houve a quebra da barreira, ou seja, a pele não conseguiu se proteger, o filtro solar estava aquém da necessidade para aquele fototipo, ou o estímulo solar foi prolongado demais, ou não houve a reaplicação desse filtro solar. E por conta disso essa pele sofre uma série de alterações, todos decorrentes de um primeiro processo inflamatório, onde ocorre o eritema, a vasodilatação, o aumento da perfusão sanguínea, a sensação de calor local, depois o processo de ardência e, então, já começam os processos oxidativos, que é a formação dos radicais livres e superóxidos que causam um envelhecimento precoce das células, podendo, inclusive, levar à mutação celular e processo de cancerização”, argumenta a Dra. Claudia.

Outro risco da exposição solar contínua é perder a defesa imunológica feita pelas células de Langerhans. “Quando isso acontece, nós aumentamos a chance de cancerização da nossa pele. Ou seja, o campo de cancerização se torna muito maior e a predisposição aumenta a cada nova exposição”, comenta a dermatologista.

Como garantir proteção eficiente

A exposição solar deve ser feita, de preferência, até as 10horas da manhã e depois das 16horas, porque nesses períodos existe uma menor incidência da radiação ultravioleta B. “Das 10h às 16h, há a combinação da radiação ultravioleta B com a radiação ultravioleta A, de raios mais curtos e mais longos, o que acaba trazendo não só a queimadura como um risco maior do câncer”, afirma a Dra. Claudia. Além desses horários, o filtro solar, explica a médica, deve ser aplicado no mínimo 30 minutos antes da exposição solar direta, além de ter FPS de no mínimo 30 e peles mais claras devem usar FPS 50. “Esse protetor solar deve combinar filtros químicos e físicos. Os filtros físicos são partículas inorgânicas que refletem ou dispersam a radiação, já os químicos são partículas orgânicas que absorvem o fóton de energia. Mas os filtros físicos bloqueadores à base de dióxido de titânio, óxido de ferro e zinco são fundamentais. Eles agem como uma parede de tijolos — onde a luz bate e volta sem absorvência. Os filtros químicos são importantes, mas altamente instáveis; então na sudorese, na água do mar, a molécula fica quimicamente instável e deixa de proteger”, conta a dermatologista. O filtro deve ter proteção eficiente contra as radiações UVA e UVB, mas também deve proteger da luz visível e da Infrared — hoje é uma unanimidade mundial a necessidade do amplo espectro do filtro solar.

Além do uso de chapéus, bonés e roupas com FPS 50, é necessária a reaplicação do protetor a cada 2 horas ou após 20 min na água e na quantidade correta. “Escolha protetores com formulação que, além do FPS, tenham extratos calmantes como edelweiss, physalis com ação antioxidante e vitaminas com ação antirradical livre e protetora dos danos causados pelo infrared, como a vitamina E, vitamina C, nicotinamida, entre outras”, afirma a médica. Um complemento pode vir das cápsulas com substâncias antioxidantes como Bio-Arct e Glycoxil, além de Polipodium Leucotomos.

Na prateleira

No mercado, existem cada vez mais opções sofisticadas em produtos que reúnem diversos benefícios em um só produto de proteção solar. Conheça alguns deles:

*Solar Hidra Active, da Buona Vita, é um fotoprotetor multifuncional com FPS 30 para peles normais e secas que protege contra os malefícios dos raios UV, da luz visível e da poluição na pele, além de contar com ingredientes antienvelhecimento. O protetor possui exclusiva formulação livre de óleo mineral, sem adição de parabenos e fragrância, também indicado para peles sensíveis. Graças ao Glycofilm, um ativo antipoluição, o produto impede que poluentes se alojem na pele, colaborando assim para evitar o envelhecimento precoce. O ativo Dragosine é responsável pela ação antiglicante (contra os malefícios do açúcar na pele) e antioxidante (impedindo a formação de radicais livres).

*Hidra Milk Sun, da Buona Vita, é um fotoprotetor de alta proteção contra queimaduras solares e especialmente formulado para peles mistas, oleosas e acneicas, Hidra Milk Sun vem em nova fórmula, protegendo também contra os danos causados pela luz visível e com ação antioleosidade. Destaque na fórmula, o ativo Hygeaphós é responsável pela ação seborreguladora, reduzindo a oleosidade excessiva e indispensável para peles acneicas.

*Biosole AV FPS 50, da Ada Tina Italy, é um protetor solar anti-idade para o rosto capaz de aumentar a firmeza da pele graças a suas propriedades pró-colágeno e antioxidantes. O produto é formulado com Difendiox, um poderoso antioxidante que protege a pele contra os sinais do envelhecimento causados pela radiação solar dos raios UVA, UVB e Infavermelho. É indicado para as peles que sofrem com sinais do envelhecimento e necessitam de proteção para o colágeno e DNA da pele, oferecendo 12 horas de alta proteção solar.

*Pure C FPS 50, da Ada Tina Italy, é um protetor solar formulado com Vitamina C em alta concentração com eficácia anti-idade 360°, conferindo ação antiaging, antioxidante e antiglicante para combater e prevenir todos os sinais do envelhecimento da pele. Garantindo 12 Horas de alta proteção UVA e UVB, o produto, além da Vitamina C, também conta com Niacinamida, Difendiox e Vitamina E para reduzir rugas, linhas de expressão e flacidez, além de promover efeito lifting e aumentar a sustentação da pele, melhorando sua textura e uniformidade.

FONTES:

*DRA. BEATRIZ LASSANCE: Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e da American Society of Plastic Surgery. Além disso, é membro do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.

*DRA. CLAUDIA MARÇAL: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy Of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Professora e fundadora do Dermacademy MB, plataforma online de ensino a dermatologistas, a médica é speaker Internacional da Lumenis, maior fabricante de equipamentos médicos a laser do mundo; e palestrante da Dermatologic Aesthetic Surgery International League (DASIL). Possui especialização pela AMB e Continuing Medical Education na Harvard Medical School. É proprietária do Espaço Cariz, em Campinas - SP.

*DR. MARCELO SADY: Pós-doutor em genética com foco em genética toxicológica e humana pela UNESP- Botucatu, o Dr. Marcelo Sady possui mais de 20 anos de experiência na área. Speaker, diretor Geral e Consultor Científico da Multigene, empresa especializada em análise genética e exames de genotipagem, o especialista é professor, orientador e palestrante. Autor de diversos artigos e trabalhos científicos publicados em periódicos especializados, o Dr. Marcelo Sady fez parte do Grupo de Pesquisa Toxigenômica e Nutrigenômica da FMB – Botucatu, além de coordenar e ministrar 19 cursos da Multigene nas áreas de genética toxicológica, genômica, biologia molecular, farmacogenômica e nutrigenômica.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto