Logo
Imprimir esta página

Movimento Divabética lança Campanha de Conscientização do Dia Mundial da Contracepção para Mulheres com Diabetes

O objetivo é desmitificar o uso do contraceptivo para essa população e motivá-las a buscar orientação profissional ainda mais nesse momento de pandemia

Com o intuito de desmitificar o uso do contraceptivo para mulheres com diabetes e estimulá-las a se conscientizarem de forma segura em relação ao planejamento familiar, fatos estes muito importantes para que essas mulheres garantam uma gravidez saudável, o Movimento Divabética promove a Campanha de Conscientização do Dia Mundial da Contracepção, 26 de setembro. A iniciativa começará nesta data, envolvendo este público em uma campanha totalmente digital.

Fabiana Couto, fundadora do Movimento, que realiza educação em diabetes através de conteúdo digital, campanhas e eventos para pessoas com diabetes, aponta que “as mulheres com a condição geralmente são desencorajadas a utilizar o contraceptivo, pois o ginecologista pode ter receio de que o hormônio do medicamento possa interferir na saúde delas e levá-las a desenvolver as complicações do diabetes mais cedo, porém, é preciso informar que hoje em dia temos opções de contraceptivos mais seguros para a mulher com diabetes e que possibilitam o planejamento familiar. O Movimento Divabética sempre busca desmitificar a condição e apontar caminhos para a informação de qualidade e o empoderamento da pessoa com a condição para que ela se sinta capacitada a tomar, juntamente com sua equipe de saúde, as melhores decisões para sua vida, e é disso que essa campanha se trata”.

Dados do estudo 'Nascer no Brasil: Inquérito sobre Parto e Nascimento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com uma amostra de 24 mil mulheres, de 191 municípios, publicados em 2012, indicam que 55% das brasileiras, que dão à luz não planejam a gravidez, dado ainda mais agravado dentre a população de mulheres com diabetes.

Outro estudo publicado em 2018 mostrou que somente 37,6% das mulheres com diabetes usam métodos contraceptivos altamente eficazes, contra 28,8% que não usam. (Britton LE. J Mid Womens Health. 2018;00:1-10).

Sabe-se que gravidez não planejada e gestações repetidas subsequentes resultam em maiores taxas de depressão materna, baixo peso ao nascer do recém-nascido, baixas taxas de amamentação, além de complicações durante a gravidez, entre outras questões.

Para as mulheres com diabetes, as complicações são ainda mais presentes pela necessidade de um controle das taxas glicêmicas ainda mais assertivo. Se não houver este controle, há outros riscos adicionais em uma gravidez não planejada, como problemas cardíacos congênitos e mielomeningocele e de má-formações com dificuldades na espinha bífida, o fechamento incompleto do canal da coluna vertebral ou até mesmo o aborto e excesso de peso do bebê. Para elas, se houver uma variabilidade glicêmica, poderá trazer complicações do diabetes como cardiopatias e retinopatia diabética, que pode em casos mais graves levar à cegueira.

Por isso, o Movimento Divabética fará a Campanha de Conscientização do Dia Mundial da Contracepção, que começa no dia 26 de setembro. A iniciativa terá uma live num formato diferenciado com a participação do público através de perguntas e respostas, no dia 28 de setembro, às 19h, no Facebook do Movimento Divabetica, em que terá a presença da Fabiana Couto, fundadora do Movimento que convive com o diabetes há 27 anos, da Dra. Thais Emy Ushikusa, Ginecologista e gerente médica da Saúde Feminina da Bayer e da Alexandra Ruppel, que tem diabetes há mais de 30 anos e teve um AVC isquêmico devido ao tempo de diabetes e à utilização de um tipo de contraceptivo que não era indicado no seu caso.

Referindo-se a esta temática, a live interativa também abordará o descontrole da glicemia em mulheres com diabetes, e que estas podem piorar ainda mais o controle da taxa de açúcar no sangue, se não usarem o contraceptivo correto. Dra. Thais Ushikusa, durante a live, falará sobre este assunto, mostrando a importância de se escolher um método anticoncepcional que melhor se adapte à vida de cada uma das mulheres com diabetes.

Após a live, haverá ainda depoimentos e posts no Facebook do Movimento Diavabética para chamar a atenção de todas as mulheres com diabetes a respeito da temática. “Vamos esclarecer dúvidas recorrentes e mitos em relação a contracepção e que antes de escolher o método, é necessário que elas conversem com seus ginecologistas e endocrinologistas a fim de que possam prescrever a metodologia correta para se sentirem seguras”, afirma Fabiana.

Ela inclusive faz um convite às mulheres que tem diabetes: “Participem da campanha e sejam agentes na transformação da sua vida e do seu tratamento”. A iniciativa tem apoio da Bayer.

Mais informações em: Facebook do Movimento Divabetica

Sobre o Movimento Divabética

O Movimento Divabética foi criado em 2017, através da página e blog nas mídias sociais, bem como palestras, campanhas e eventos por todo o Brasil, com o objetivo de empoderar as pessoas com diabetes a serem agentes transformadoras do próprio tratamento, apoiando-as e oferecendo recursos para que elas desenvolvam habilidades de gestão emocional e de educação em diabetes e assim conquistem mais aceitação da condição e autocuidado, evitando complicações e vivendo uma vida mais plena e feliz.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto