Logo
Imprimir esta página

Sorvete ameniza efeitos do tratamento em pacientes com câncer

Crédito da foto: Reprodução Pixabay Crédito da foto: Reprodução Pixabay

A sobremesa pode diminuir os incômodos que a quimioterapia causa

Em massa, no palito, com ou sem lactose... Segundo pacientes que lidam com a quimioterapia, o sorvete, celebrado neste dia 23 de setembro, é um grande aliado durante o tratamento oncológico. A sobremesa gelada, de acordo com relatos, ajuda a combater efeitos colaterais causados pela medicação, amenizando dores e diminuindo a sensação de gosto ruim na boca após a ingestão de alimentos e bebidas diversas. Benefícios que de acordo com a nutricionista do CEONC Hospital do Câncer em Cascavel/Paraná, Tatiane Guis, fazem todo sentido.

“Os alimentos com menores temperaturas causam vasoconstrição, o que diminui a irrigação local e a chegada de quimioterápicos na boca, reduzindo os efeitos típicos dessa terapia”, explica a nutricionista.

Mas nem por isso, o consumo deve ser exagerado. De acordo com a profissional, o indicado é que os pacientes invistam em receitas caseiras, incluindo frutas, sucos e até mesmo água de coco. Dessa forma, o sorvete cumpre o seu papel, mas também oferece saúde e equilíbrio.

“Sorvetes industrializados possuem um valor calórico alto devido a quantidade de gordura e açúcares adicionados. Devido a isso seu consumo deve ser moderado. Temos opções saudáveis, fáceis de preparar e caso o paciente tenha indicação e faça uso de suplemento nutricional, estes itens podem ser adicionados ao preparo, tornando o sorvete ainda mais nutritivo”, destaca Tatiane.

Uma das receitas mais tradicionais, repassadas para pacientes em tratamento quimioterápico, envolve a mistura de fruta, evitando componentes muito ácidos como abacaxi e laranja, por exemplo. De preparos simples, os sorvetes caseiros podem ser bons aliados no período.

“Basta congelar por aproximadamente 4 horas, 3 unidades de bananas cortada em rodelas e outra fruta de preferência (morango, abacate, manga). Depois, no mixer ou no liquidificador, é só colocar as bananas e bater bem até formar um creme. A segunda fruta deve ser adicionada aos poucos. Quando o creme estiver homogêneo, é só levar ao refrigerador até ficar firme”, recomenda a nutricionista.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto