Logo
Imprimir esta página

Muito além da ruga: pele também perde mais rápido 5 funções fisiológicas com envelhecimento precoce

Muito além da ruga: pele também perde mais rápido 5 funções fisiológicas com envelhecimento precoce

O fotoenvelhecimento não afeta apenas a estética da pele. Ela também sofre com o declínio de suas funções fisiológicas, como termorregulação, proteção, amortecimento, lubrificação e elasticidade

Você pode não imaginar, mas as funções da pele vão muito além da estética e beleza. A pele é o maior órgão do corpo humano e, por estar em contato direto com o meio ambiente, é constantemente bombardeada com agressões externas que fragilizam o tecido cutâneo e aceleram o envelhecimento precoce. “Sete desses marcadores do envelhecimento têm intensa relação com as manchas, rugas, flacidez, mas também estão ligados ao enfraquecimento das funções fisiológicas da pele. São eles: sol, açúcar, estresse, sono, cuidados com a pele, tabagismo e o próprio envelhecimento molecular biológico”, diz a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. Cada um a sua maneira, eles causam danos ao colágeno. “No geral, o sol é o maior responsável pelo envelhecimento da pele. Entretanto, alguns indivíduos apresentam maior suscetibilidade ainda ao fotoenvelhecimento, que é quando a pele envelhece prematuramente devido à exposição solar em excesso. Por exemplo, alguns indivíduos podem apresentar uma variante do gene MMP1 que leva a maior produção da enzima MMP1, que em excesso, degrada o colágeno, um constituinte importantíssimo da pele, levando à formação de rugas”, afirma o geneticista Dr. Marcelo Sady, Pós-Doutor em Genética e diretor geral Multigene. “No caso da alimentação, a dieta não saudável não afeta apenas a sua cintura, mas também a imunidade da pele. Comer muitos alimentos ricos em gordura e açúcares é capaz de despertar a sinalização inflamatória na pele, desregulando a via Interleucina-23, um mensageiro pró-inflamatório que contribui para o desenvolvimento de dermatites e acelera o envelhecimento da pele", diz a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, professora e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia.

Esses agressores são responsáveis não somente pelo envelhecimento visível (aparecimento de manchas, rugas e flacidez) como também pela aceleração do declínio de cinco funções fisiológicas da pele: termorregulação, proteção, amortecimento, lubrificação e elasticidade. Abaixo, a dermatologista explica melhor essas funções fisiológicas:

Termorregulação – A pele faz parte do sistema tegumentar, que dentre suas funções está a de regular a temperatura do corpo. Como também é um órgão excretor, a pele secreta suor para promover termorregulação. Dessa forma, o estímulo das glândulas sudoríparas ao secretar suor irá resfriar a pele conforme a temperatura normal do corpo. Por outro lado, a pele contrai o sistema vascular na derme para conservar o calor. “No entanto, com a diminuição das glândulas sudoríparas decorrentes do processo de envelhecimento e conjuntamente à perda de gordura no tecido subcutâneo, há um efeito de dificuldade de adequar a temperatura corporal com o passar dos anos (e a sequência das agressões)”, explica a dermatologista.

Proteção a agentes do meio ambiente – A epiderme é essencialmente constituída por uma célula principal, o queratinócito, responsável pela produção de queratina. “A queratina devido à resistência e impermeabilidade é a responsável pela proteção da pele. Existem também na pele outras células, os melanócitos, que são responsáveis pela produção de melanina, que tem como principal função a proteção da pele, por meio da produção de pigmento. A epiderme possui ainda células responsáveis pela imunidade: as células de Langerhans”, explica. “Mas com o afinamento da pele, a diminuição das células de defesa e da vascularização, decorrentes das constantes agressões, principalmente dos marcadores do envelhecimento, há um enfraquecimento dessa capacidade de proteção e um risco maior de aumento de infecções”, comenta a médica.

Amortecimento – As células adiposas formam o tecido subcutâneo localizado abaixo da derme reticular e também são responsáveis por formar uma camada de defesa, uma espécie de almofada que age como um amortecedor, protegendo o tecido muscular. “Além disso, a gordura forma um tecido altamente doador de fatores de crescimento, e também tem, dermatologicamente, a questão de ser um reservatório de calor, em relação à proteção dos órgãos que estão abaixo dela, como o músculo e os órgãos da cavidade, mantendo o calor internamente”, explica a médica. “Com a perda do coxim gorduroso e diminuição da vascularização, resultantes do processo natural de envelhecimento e dos agentes externos, há uma diminuição nesse efeito amortecedor”, diz a médica.

Lubrificação – O manto hidrolipídico, formado por uma camada de óleo e água, lubrifica a pele e os pelos. “Essa camada de sebo e suor torna a pele mais resistente às infecções. Os fungos ou bactérias presentes no ar têm mais dificuldade de penetrar na pele e causar doenças. Da mesma forma, essa lubrificação e hidratação natural da pele é um reforço contra as ações danosas dos agentes externos como poluição, fumaça, vento e radiação solar”, diz a médica. Mas a falta de hidratação da pele, somado a esses agressores, ajudam a diminuir o trabalho das glândulas sebáceas. Como consequência, a pele fica mais seca, favorecendo também o aparecimento de rugas e flacidez, além de facilitar a entrada para organismos patológicos.

Elasticidade – A capacidade elástica permite que a pele volte ao normal após ser esticada. “Já as fibras colágenas conferem maior resistência à pele, formando uma rede que sustenta outras estruturas, como os anexos cutâneos: pelos, unhas, glândulas sebáceas e sudoríparas”, explica a médica. Essas duas proteínas de sustentação, colágeno e elastina, são responsáveis pela firmeza da pele e estão envolvidas fortemente no processo cicatricial da pele. Com o envelhecimento biológico, e principalmente pelo fotoenvelhecimento causado pela radiação UVA, UVB, Infrared e Luz visível, ocorre um dano que culmina na perda da capacidade elástica da pele. “A ação dos raios InfraRed é suficiente para atingir a derme mais profunda — a derme reticular — onde estão as fibras de ancoragem e sustentação da pele. E isso provoca um dano muito importante, com menor elasticidade e uma piora no aspecto geral com a destruição do arquétipo da pele. Além de um maior potencial de cancerização.” É por esse motivo que surgem as rugas e flacidez.

Cuidados

De acordo com a médica, para preservar o funcionamento celular e permitir que as funções da pele sejam exercidas com eficácia, é necessário seguir uma rotina de cuidados com a pele e ter hábitos saudáveis – estima-se que 80% do envelhecimento é relacionado ao estilo de vida e o resto tem a ver com a genética. “Por isso, é necessário dormir de sete a oito horas por noite, seguir dieta magra rica em proteína, muita água para se manter hidratado de dentro para fora e, como muitas vezes percebemos dificuldades do organismo de algumas pessoas em absorver todos os nutrientes que consomem, indicamos suplementos com Vitamina C e Vitamina E (ambas com maior respaldo científico) e antioxidantes primários entre eles a superóxido dismutase (Glisodin), além de Vitamina D. Outros antioxidantes e nutrientes importantes como Resveratrol, Exsynutriment, Bio-Arct, FC Oral, Glycoxil, peptídeos, aminoácidos e biotina também devem ser usados dependendo da necessidade do paciente.” Nos cuidados com a pele, a dermatologista lembra que os fotoprotetores e os antioxidantes são altamente necessários nas fórmulas tópicas, uma vez que impedem ou revertem os danos ao DNA celular promovido pelo sol. “Da mesma forma, devemos lembrar de todo o ritual de beleza diariamente. A limpeza, tonificação, hidratação e fotoproteção devem ser feitas rotineiramente e sempre com orientação dermatológica para a escolha dos melhores ativos e veículos para a necessidade do paciente”, finaliza.

FONTES:

*DRA. CLAUDIA MARÇAL: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy Of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Professora e fundadora do Dermacademy MB, plataforma online de ensino a dermatologistas, a médica é speaker Internacional da Lumenis, maior fabricante de equipamentos médicos a laser do mundo; e palestrante da Dermatologic Aesthetic Surgery International League (DASIL). Possui especialização pela AMB e Continuing Medical Education na Harvard Medical School. É proprietária do Espaço Cariz, em Campinas - SP.

*DRA. MARCELLA GARCEZ: Médica Nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN. A médica é Membro da Câmara Técnica de Nutrologia do CRMPR, Coordenadora da Liga Acadêmica de Nutrologia do Paraná e Pesquisadora em Suplementos Alimentares no Serviço de Nutrologia do Hospital do Servidor Público de São Paulo.

*DR. MARCELO SADY: Pós-doutor em genética com foco em genética toxicológica e humana pela UNESP- Botucatu, o Dr. Marcelo Sady possui mais de 20 anos de experiência na área. Speaker, diretor Geral e Consultor Científico da Multigene, empresa especializada em análise genética e exames de genotipagem, o especialista é professor, orientador e palestrante. Autor de diversos artigos e trabalhos científicos publicados em periódicos especializados, o Dr. Marcelo Sady fez parte do Grupo de Pesquisa Toxigenômica e Nutrigenômica da FMB – Botucatu, além de coordenar e ministrar 19 cursos da Multigene nas áreas de genética toxicológica, genômica, biologia molecular, farmacogenômica e nutrigenômica.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto