Logo
Imprimir esta página

Vitamina D pode prevenir labirintite, segundo pesquisa da Coreia do Sul!

A revista Neurology da Academia Americana de Neurologia acaba de publicar um estudo realizado na Coreia do Sul que mostra que a vitamina D pode prevenir labirintite.

Existe a “labirintite” mais comum de todas (aproximadamente 70% dos casos de vertigem) que ocorre por soltura de cristaizinhos do interior do Labirinto. Trata-se da VPPB (Vertigem Posicional Paroxística Benigna).

Dr. Saulo Nader, neurologista pela USP e do Departamento Científico de Vertigem da Academia Brasileira de Neurologia (conhecido carinhosamente pelos pacientes como Doutor Tontura) chama essa doença de “Labirintite dos Cristais Soltos” para facilitar a compreensão dos brasileiros que sofrem desse mal.

”Os cristais são denominados de otólitos ou estatocônicos, isto, é microscópicos, 10 vezes menores que um fio de cabelo para se ter ideia e encontrados aos milhares. Eles são de cálcio e aí está a questão. Se existe algum tipo de dificuldade ou deficiência do corpo com o cálcio ou com a vitamina D, que tem relação com o cálcio, isso poderia levar a uma facilidade maior de soltura de cristais, pois eles não estão sendo formados de forma saudável”, explica o especialista.

A pesquisa, com mostra realizada em mil pessoas, sugere que a reposição da vitamina D e Cálcio deve ser considerada em pacientes com recidiva da famosa “Labirintite dos Cristais Soltos” (VPPB), mas, em especial, em pessoas com exames comprovados com doses baixas de vitamina D no organismo.

“Ressalto que não se trata de reposição agressiva, com doses altíssimas como se tem feito sem evidência científica para algumas doenças e que acarreta diversos riscos e discussões éticas. Aqui, falamos de reposição usual, em pacientes quem precisa (recidivou de uma VPPB e tem vitamina D baixa). Nada de doses “cavalares”, são usadas doses habituais”, alerta Dr. Saulo.

Existe uma mágica por trás dessa doença tão comum, mas que poucos sabem quem tem.

Doutor Tontura explica abaixo.

“Ela é, literalmente, curada com as mãos. Como assim? Sim, existem manobras que o médico treinado consegue realizar no atendimento que “varrem” os cristais de volta para o lugar de onde não deveriam ter escapado e voilà: doença tratada, nada mais de tontura”, enfatiza o neurologista.

Se sente vertigem (sensação de estar caindo, das coisas girando ou balançando) ao virar e mover rápido sua cabeça como exemplos colocar a cabeça no travesseiro ao deitar, girar na cama ou olhar rápido para o alto (para um gargarejo, pegar algo em um armário ou estender roupa, por exemplo), você pode ter a VPPB e não sabe. Busque ajuda médica, seu caso pode ter fácil solução com as milagrosas manobrinhas com um especialista, sabia?


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto