Logo
Imprimir esta página

Estudo aponta que quarentena aumentou casos de dores musculoesqueléticas

Joelhos e coluna foram as regiões mais afetadas pelo confinamento

Um estudo publicado no Knee surgery, sports traumatology, arthroscopy : official journal of the ESSK, apontou que a redução da atividade física na quarentena aumentou a dor e a perda da função articular nos joelhos, especialmente em pessoas com osteoartrite (OA).

A pesquisa mostrou que durante o confinamento, os pacientes com osteoartrite nos joelhos apresentaram uma deterioração mais rápida no escore de dor em comparação com àqueles atingidos pela doença no quadril, por exemplo.

Segundo a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, o fato de ficar mais tempo sentado, por exemplo, pode piorar a dor nos joelhos.

“A falta de movimentação é danosa para a osteoartrite. Mas, o que chama a atenção são pessoas que foram praticar corridas ou caminhadas para se manter ativas. Isso também aumentou a incidência de lesões ou dores, especialmente naquelas sem preparo físico ou com contraindicação para esse tipo de atividade”, ressalta.

Coluna também sofreu

“Com o relaxamento de algumas medidas da quarentena na cidade de São Paulo, onde nossa clínica fica localizada, começamos a perceber um aumento de pessoas que procuram a fisioterapia devido a dores e desconfortos na coluna também. Além da redução drástica da mobilidade, muitas pessoas passaram a fazer home office sem uma estrutura adequada”, explica Walkíria.

Como nem todos possuem em casa um espaço adequado para uma estação de trabalho, foi preciso improvisar.

“Mas, o improviso é inimigo da ergonomia, fundamental para prevenir problemas na coluna, dores no pescoço, doenças por esforço repetitivo, entre outras patologias. Assim, a falta de espaço e de móveis adequados para trabalhar foram fatores decisivos para aumentar a incidência de dores e lesões na coluna”, explica Walkíria.

Sedentarismo forçado

Além da questão do home office inadequado, a população foi forçada a ficar em casa. Ou seja, de uma hora para outra, todos viraram sedentários. E os males do sedentarismo são bem conhecidos.

“Manter-se em movimento é fundamental para a saúde musculoesquelética. Entretanto, frente à pandemia, a redução da atividade física é compreensível. Com o relaxamento de algumas medidas da quarentena, a recomendação é voltar aos poucos à rotina de exercícios e atividades físicas, num ritmo mais lento para prevenir lesões”, recomenda a fisioterapeuta.

“Por último, quem ainda vai continuar a trabalhar em casa, deve investir numa estação de trabalho adequada, principalmente pensar numa cadeira que favoreça a coluna e que tenha regulagem de altura. Claro, lembrando de sempre corrigir a postura, bem como se levantar a cada 50 minutos para alongar a coluna, braços e pernas”, finaliza Walkíria.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2020 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto