Logo
Imprimir esta página

Conheça o mindful eating, estado mental que permite comer conscientemente

(Crédito: Divulgação) (Crédito: Divulgação)

Alimentação consciente ajuda a repensar a relação com a comida

Mindfulness é um tipo de estado mental que promove a atenção plena na realização das atividades diárias, garantindo a autorregulação da atenção para que cada tarefa seja realizada de maneira presente e conscientemente, sem que as coisas sejam feitas de maneira “automática”, permitindo que sensações, memórias e sentimentos relacionados à determinada ação sejam percebidos e aceitos.

Essa maneira de realizar as atividades do cotidiano pode ser fruto de treinamento e aprendizagem adquiridos através da meditação e de outros exercícios. O mindfulness é, inclusive, muito usado para diminuir o sentimento de ansiedade, permitindo que tudo seja feito com calma e conscientemente, impedindo que a mente fique vagando em outras questões.

Desse movimento, surgiu o mindful eating, uma maneira diferente de encarar a alimentação, tornando os processos de escolha dos alimentos, preparação da refeição e momento de comer mais conscientes e cuidadosos. Assim, é possível fazer melhores escolhas e comer com mais cuidado, aumentando a sensação de saciedade e até diminuindo a quantidade de comida necessária no prato.

O primeiro passo é antes e depois da refeição: dar uma nota para a fome no momento em uma escala de 1 a 10, para entender o quanto de comida é necessário e se aquele prato fez um bom papel em saciar a fome. Isso ajuda a definir os melhores horários para fazer as refeições, além da escolha dos pratos. Outro ponto importante é eliminar as distrações, como celular e computador, durante a refeição, já que elas impedem a concentração plena do processo de comer, fazendo com que seja necessária uma maior quantidade de comida no prato para se sentir satisfeito. Fazer uma pausa durante a mastigação, repousando os talheres na mesa a cada garfada, ajuda a diminuir a velocidade com que a refeição é feita, além de permitir uma maior atenção na textura, no cheiro e sabor do que está sendo degustado.

Mesmo para quem não tem tempo de preparar uma refeição todos os dias, é possível seguir o mindful eating com pequenos cuidados. No momento da fome, é possível usar a opção "restaurantes perto de mim" em aplicativos de entrega para descobrir os restaurantes mais próximos, e basta analisar as opções com cuidado para definir qual será o prato escolhido – de preferência, uma opção saudável e com ingredientes ricos, para saciar a fome e não exagerar.

Com o processo de mindful eating, é possível construir uma relação mais saudável com a comida, eliminando as dietas restritivas e a compulsão por comida, permitindo que a fome seja saciada com um processo de alimentação correto, mastigando com pausas e tornando a refeição consulente, além de reduzir problemas de digestão e até mesmo gerenciando as emoções sentidas durante a alimentação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto