Logo
Imprimir esta página

No Dia Mundial da Saúde Ocular saiba quais são as duas principais causas de cegueira no mundo

Em 10 de julho é celebrado o Dia Mundial da Saúde Ocular; confira mitos e verdades sobre os olhos

Dia 10 de julho é o Dia Mundial da Saúde Ocular e o Brasil tem aproximadamente 50 milhões de pessoas com algum tipo de distúrbio na visão. O número de cegos é superior a um milhão de habitantes. Os dados são da Organização Mundial da Saúde. Mas você sabe quais são as duas principais causas de cegueira no mundo?

Segundo a oftalmologista no Super Dr. Saúde Integrada em Ponta Grossa (PR), Maysa Mazurek Sirtoli, a catarata e o glaucoma são as duas doenças que mais deixam as pessoas cegas. “A catarata é uma doença que tratamos através de cirurgia, podendo ser reversível, já o glaucoma é uma doença que causa danos ao nervo óptico associado ao aumento da pressão intraocular”, explica.

Diante da gravidade, Maysa recomenda uma boa prevenção com avaliação periódica com médico especialista.

Confira mitos e verdades sobre os olhos

1- Meu filho ainda nem sabe falar direito, por isso não é hora de levá-lo a um oftalmologista

MITO!

Não existe idade para procurar ajuda de um oftalmologista. Existem exames específicos que podem ser feitos ainda em bebês. Recomenda-se que toda criança maior de um ano seja levada a um médico especialista em visão, porque algumas precisam de óculos desde o primeiro ano de vida.

2- Ler com pouca luz prejudica a visão, principalmente na infância

MITO!

O excesso de luz, assim como a falta dela podem cansar e dificultar a leitura, porém não prejudicam os olhos. Devemos ler com boa qualidade de iluminação para não provocar sombras ou reflexos no objetivo de leitura.

3- Sentar muito próximo a televisão prejudica a visão do meu filho

MITO!

Muita atenção neste ponto. As tvs não emitem raios que prejudicam os olhos, porém é mais confortável sentar ao menos com um metro da distância do aparelho. O que temos que ficar atentos, é com o comportamento de distância e preferência que nossos filhos buscam ao assistir televisão. Se eles estão ficando muito próximos à TV, pode ser porque estão com dificuldades de enxergar, e neste caso, buscar ajuda de um especialista para comprovação técnica é o melhor caminho.

4- Diabetes e hipertensão podem levar a cegueira

VERDADE!

Diabetes e hipertensão podem levar a lesões no fundo do olho que são responsáveis por um tipo de cegueira irreversível. Estes graves problemas podem ser evitados se diagnosticados e tratados precocemente. Por isso recomenda-se a avaliações periódicas de fundo de olho – realizadas por um médico oftalmologista.

5- Ler no carro faz mal para os olhos.

MITO!

Ler em um veículo em movimento não faz mal algum aos olhos. Algumas pessoas apresentam sintomas de enjoo e/ou tonteira, já outras conseguem ler sem problemas.

6- Cenoura faz bem para os olhos

MITO!

Uma dieta rica em frutas, legumes e vegetais faz bem à saúde, mas não tem relação direta entre o bom funcionamento dos olhos. Quem precisa usar óculos continuará usando mesmo com uma dieta equilibrada e rica em cenouras.

7- Coçar os olhos não é normal e não faz bem

VERDADE!

É muito perigoso coçar os olhos, podendo causar lesões e até desenvolver doenças como o ceratocone.

8- Olhos claros enxergam menos que os olhos escuros

MITO!

A capacidade visual dos olhos não está relacionada a cor dos mesmos, não importa se seus olhos são verdes, azuis, marrons ou pretos...

9- Quem tem miopia e astigmatismo pode resolver esses problemas com cirurgia?

VERDADE!

Sim, porém é necessário realizar uma série de exames para avaliar cada situação. Nem todas as pessoas estão aptas para realizar uma cirurgia, por isso, cada caso é um caso.

10 – Olhar diretamente para o sol pode deixar a pessoa cega?

VERDADE!

Se a exposição for prolongada, os raios ultravioletas podem causar queimaduras e lesões irreversíveis na retina e no cristalino. Além disso podem desencadear a catarata.

Sobre o Super Dr.

O Super Dr. é um novo centro de saúde integrada, criado para ser referência em acolhimento e cuidado coordenado dos pacientes. Foi pensado para pessoas, famílias e empresas que buscam Saúde de Qualidade sob medida. O centro de saúde oferece inicialmente consultas e exames mais acessíveis, mais de 20 especialidades médicas e está localizado em um dos bairros mais populosos de Ponta Grossa, Uvaranas. A região está caminhando para se consolidar como polo médico na cidade. São 60 empregos entre diretos e indiretos previstos para o primeiro ano. O Super Dr. tem como diretor geral Fabio Nabozni, diretor médico e responsável técnico o doutor Rubens Sirtoli Filho (CRM-PR: 28695) e diretor operacional, Eduardo Filipini.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto