Logo
Imprimir esta página

Biomédicas explicam exames realizados para diagnosticar a Covid-19

Docentes do curso de Biomedicina da Universidade Cruzeiro do Sul apontam as diferenças dos exames laboratoriais e esclarecem tecnicamente os procedimentos

Desde que a pandemia do Coronavírus (Covid-19) teve início, tem se dúvidas em relação aos testes que são realizados para diagnosticar a doença. As características clínicas desse novo vírus não são específicas e são similares às causadas por vírus respiratórios já existentes, como a influenza, parainfluenza, rinovírus, vírus sincicial respiratório e o adenovírus.

Diante desse cenário de questionamentos, as professoras Drª. Fernanda Teixeira Borges, coordenadora do curso de Biomedicina da Universidade Cruzeiro do Sul e Mª. Thais de Souza Lima, docente do curdo de Biomedicina da Instituição, esclarecem que nos casos suspeitos de Covid-19, o diagnóstico para confirmar a doença, é realizado a partir de exames clínicos e laboratoriais.

“Febre, tosse, coriza e uma sensação de cansaço, são os sintomas clínicos. Já os laboratoriais são realizados pela pesquisa de material genético do vírus (RNA) ou a detecção de anticorpos em material biológico. Com isso, é possível diagnosticarmos a doença”, avalia Fernanda.

A coordenadora aponta que os testes moleculares devem ser realizados até o sétimo dia da infecção e os testes sorológicos, após pelo menos dez dias, em tempo de o organismo produzir os primeiros anticorpos. “Não existe nenhum tipo de preparo para a coleta das secreções das vias respiratórias e os exames sorológicos não requerem jejum prévio. A escolha do teste diagnóstico mais adequado deve estar relacionado com o tempo de manifestação dos sintomas”, enfatiza Fernanda.

A professora Thaís pontua ainda que os testes que detectam material genético (RT-PCR) são testes de alta sensibilidade e especificidade (100%), ou seja, detectam o coronavírus e sinalizam positivamente mesmo na presença de poucos vírus. “Entre os exames que detectam anticorpos, a sensibilidade e especificidade variam entre os fabricantes. Em geral, a sensibilidade dos testes é superior a 85% e a especificidade, superior a 94%”, avalia.

A profissional conta que o exame da detecção de material genético do vírus (RT-PCR), coletado com haste flexível, consiste em três etapas.

“O primeiro passo é a transformação do material genético do vírus RNA em DNA. Em um equipamento, o número de moléculas de DNA é multiplicado, depois se adiciona uma marcação fluorescente que reconhece o material genético do vírus. A detecção desse sinal fluorescente indica a presença de partículas virais de coronavírus na amostra do paciente, ou seja, teste positivo. Esse procedimento é extremamente eficaz”, justifica.

Sobre os exames sorológicos para Covid-19, Thais explica que eles são responsáveis por detectar anticorpos produzidos pelo sistema de defesa em resposta ao vírus. Para isso, o sangue é obtido pela punção na polpa do dedo ou pela coleta de sangue venoso, exatamente como nos exames convencionais.

“Esses exames conseguem esclarecer se naquele momento o paciente está doente, presença de anticorpo IgM ou se já teve contato ou a infecção pelo novo coronavírus, presença de anticorpo IgG. No teste rápido, proteínas virais estão aderidas a uma membrana que ao entrarem em contato com o sangue do paciente, conseguem reter os anticorpos (IgM ou IgG) contra o coronavírus. Já nos testes sorológicos por quimioluminescência, ocorrerá a ligação entre os antígenos virais e os anticorpos presentes na amostra do paciente (IgM ou IgG). Essa ligação é marcada por uma substância que emite luz (luminescente), e a emissão de luz é captada por um equipamento, indicando que a amostra é positiva”, explica.

Sobre os testes laboratoriais e procedimentos, a professora Thais aponta que as principais dúvidas atuais, dizem respeito à qualidade e duração dos anticorpos protetores, identificados nos testes sorológicos.

Por fim, ambas as especialistas ressaltam que os exames acima referidos, são recomendados quando há a presença dos sintomas clínicos ou quando houve contato próximo ou domiciliar com um caso confirmado nos últimos sete dias. Elas orientam que, em grupos de serviços essenciais: saúde, segurança pública, limpeza urbana e suprimentos, é necessária a testagem periodicamente de todas as pessoas envolvidas.

Sobre a Universidade Cruzeiro do Sul - Há quase 50 anos atuando no ensino superior, a Universidade Cruzeiro do Sul conta com aproximadamente 110 mil alunos, distribuídos em cursos de Graduação, Pós-graduação lato e stricto sensu, a distância e presencial, nos campi Anália Franco, Liberdade, São Miguel, Paulista e o recém-inaugurado campus Santo Amaro. É reconhecida por sua forte atuação na área social e pelo destaque em vários indicadores oficiais nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca - Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio - Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Faculdade Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba e Londrina /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto