Logo
Imprimir esta página

Porque é tão importante cuidar da saúde mental durante a pandemia

Imagem: Unsplash.com Imagem: Unsplash.com

Medo, irritação, ansiedade, tédio, tristeza, insônia, falta ou excesso de apetite, insegurança. Provavelmente você já deve ter sofrido com alguns desses sentimentos desde o início do isolamento social, necessário como forma de tentar conter a disseminação do novo coronavírus.

Se há um ano alguém falasse que um inimigo invisível iria alterar a nossa forma de viver e obrigar a população a, na medida do possível, ficar em casa, provavelmente a maioria das pessoas iria dar risadas ou entender a previsão como mais uma das teorias da conspiração absurdas que surgem regularmente. Mas a Covid-19 é uma realidade e, mais do que nunca, é importante cuidar da saúde mental sua e de quem você ama neste momento de pandemia.

Ao sermos arrancados de nossas rotinas por uma pandemia, é esperado que sentimentos como estresse, medo e ansiedade apareçam em boa parte da população. Mas é necessário monitorar e, caso eles persistam, procurar ajuda profissional, algum serviço de acolhimento emocional gratuito ou até mesmo uma pessoa de confiança para conversar e aliviar a angústia.

E os dados são preocupantes. Uma pesquisa divulgada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), divulgada em 10 de junho, revelou que 65% dos 3633 participantes disseram ter uma piora na saúde mental durante o período da pandemia. Esta é a primeira das quatro fases da pesquisa.

Do mesmo modo, dados divulgados pelo www.guiadebemestar.com.br mostram que termos como "estresse" e "tratamento para ansiedade" passaram a ser mais procurados, na internet, depois do início da pandemia.

Como forma de tentar as ajudar as pessoas neste período, pesquisadores do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes/Fiocruz) produziram três cartilhas com recomendações em saúde mental na pandemia, que podem ser acessadas gratuitamente pela população.

Em uma das cartilhas, com recomendações gerais, afirma-se que é necessário ficar atento aos sintomas, mas, muitas vezes, é possível se manter equilibrado com algumas estratégias de cuidados psíquicos que começam por “reconhecer e acolher seus receios e medos” além de “manter ativa a rede socioafetiva, estabelecendo contato, mesmo que virtual”. Outra recomendação é evitar o uso de cigarro, álcool e outras drogas para lidar com as emoções.

A cartilha também sugere “Investir em exercícios e ações que auxiliem na redução do nível de estresse agudo (meditação, leitura, exercícios de respiração, entre outros mecanismos que auxiliem a situar o pensamento no momento presente, bem como estimular a retomada de experiências e habilidades usadas em tempos difíceis do passado para gerenciar emoções durante a epidemia) ”.

Para quem estiver trabalhando durante a epidemia, é ideal ficar atento às necessidades básicas, garantindo pausas sistemáticas durante o trabalho e entre os turnos.

Os especialistas também alertam para o problema da exposição excessiva às notícias e redes sociais que podem piorar sintomas como ansiedade. Eles sugerem que sejam adotadas uma espécie de dieta de notícias. “Não fique constantemente com a televisão ligada ou com as redes sociais abertas. Defina períodos específicos de seu dia para se atualizar sobre os fatos”, orienta a psicóloga Ana Maria Rossi, em entrevista ao portal da Revista Superinteressante.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto