Logo
Imprimir esta página

Falta de exposição solar durante quarentena pode favorecer surgimento de doenças de pele

Falta de exposição solar durante quarentena pode favorecer surgimento de doenças de pele

Além de ser fundamental para a produção de Vitamina D pelo organismo, exposição segura ao sol auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico e, consequentemente, no alívio dos sintomas de condições como psoríase e dermatite atópica.

Devido à pandemia do Coronavírus, estamos vivendo em isolamento social. Por isso, passamos menos tempo ao ar livre e expostos ao sol, o que pode parecer benéfico, principalmente por desacelerar o fotoenvelhecimento. Mas para quem tem predisposição a doenças como psoríase e dermatite atópica ficar sem tomar sol durante esse período de quarentena pode não ser adequado. “Tanto a psoríase, quanto a dermatite atópica são doenças intrinsecamente relacionadas ao sistema imunológico. E a exposição segura ao sol é fundamental para a manutenção de um sistema imunológico saudável, pois a radiação solar possui efeitos anti-inflamatórios e imunomoduladores, sendo assim capaz de aliviar os sintomas dessas doenças de pele”, explica a Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Mas a exposição solar segura não é importante apenas para aqueles que sofrem com essas condições. Isso porque o sol é responsável por 80 a 90% da produção de vitamina D do organismo, nutriente vital para a saúde dos ossos, além de garantir a boa saúde cardíaca e também contribuir para o funcionamento adequado do sistema imunológico. “Alguns estudos, inclusive, têm apontado à vitamina D como sendo capaz de proteger contra a infecção do COVID-19. Porém, é importante ressaltar que tais estudos ainda são superficiais e não há comprovação científica desse fato, sendo então necessárias mais pesquisas sobre assunto”, alerta a dermatologista.

Por isso, mesmo durante o isolamento social, a exposição solar é indispensável. “Quinze minutos diários de exposição solar nos braços e pernas já são suficientes. Isso pode ser feito no momento em que você colocar o lixo para fora, levar o cachorro para passear ou estender as roupas”, destaca a especialista. “Mas lembre-se de se expor ao sol com segurança, ou seja, sempre com fotoprotetor de, no mínimo, FPS 30 e amplo espectro de proteção solar e apenas nos horários recomendados, como antes das dez horas da manhã e após às quatro horas da tarde. O filtro solar não impede a formaçào da vitamina d."

Além disso, em tempos de isolamento, vale a pena também apostar na alimentação para ajudar no equilíbrio dos níveis de Vitamina D no organismo. “Invista em uma dieta balanceada composto por alimentos ricos em vitamina D, como peixes gordurosos, ovos e laticínios. É interessante ainda consumir alimentos que contenham grandes quantidades de ômega-3 e antioxidantes, como óleos vegetais, oleoginosas, leguminosas e frutas cítricas, que auxiliam na redução dos sintomas da psoríase e da dermatite atópica”, recomenda a dermatologista. “Invista ainda em cuidados que vão atuar diretamente na prevenção e diminuição de sintomas da psoríase e da dermatite atópica, incluindo beber bastante água, evitar traumas na pele, optar sempre por banhos frios/mornos e rápidos e apostar em medidas que atuem no controle do estresse, visto que esse é outro fator capaz de agravar as crises dessas doenças.”

Por fim, é importante ressaltar ainda que, apesar de grande parte da população sofrer com deficiência de Vitamina D, a suplementação indiscriminada do nutriente não é recomendada, pois, em excesso, pode gerar efeitos tóxicos, como excesso de cálcio, perda da função renal, calculose renal e perda óssea. “Logo, caso você esteja sofrendo com dermatite atópica, psoríase ou acredite que seus níveis de Vitamina D estejam abaixo do recomendado, o ideal é que você consulte um médico, já que apenas ele poderá descobrir a causa do problema e prescrever a suplementação adequada de acordo com suas características, além do tratamento específico para essas doenças”, finaliza a Dra. Paola Pomerantzeff.

FONTE: DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto