Logo
Imprimir esta página

Médica dermatologista caxiense, Grasiela Monteiro, dá dicas para evitar o ressecamento da pele com o uso do álcool gel

Hidratação depois da aplicação do antisséptico não retira a desinfecção que ele realizou

Nesse período de combate ao coronavírus os cuidados com a higiene têm sido redobrados e a frequência com que lavamos as mãos e utilizamos álcool gel aumentou consideravelmente. Com isso, a pele destas regiões tende a ficar ressecada, o que pode facilitar o surgimento de rachaduras e fissuras (feridas).

De acordo com a médica dermatologista caxiense, Grasiela Monteiro, para evitar esse processo o ideal seria dar preferência aos sabonetes neutros, de glicerina ou com a tecnologia Syndet (que respeita o pH da pele) e aplicar, após cada lavagem, um creme hidratante para manter a função de barreira cutânea da nossa pele e nos proteger da possível entrada de germes. Uma vez que a hidratação, depois da aplicação do álcool gel, não retira a desinfecção que ele realizou.

Caso não tenha hidrante, podem ser utilizados produtos caseiros que oferecem ótimos resultados, tais como: vaselina, glicerina líquida, óleo de girassol (aquele de cozinha mesmo, pois ele contém vitamina E e ômegas), óleo de coco, ou, até mesmo, um pedaço de abacate. Mas, também é possível preparar um creme caseiro, uma espécie de máscara, com nutrientes necessários para as mãos, para isso, Grasiela tem uma receita bem simples com resultados ótimos. Confira:

Ingredientes:
1 abacate maduro
2 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de azeite
2 colheres chá de iogurte natural

Modo de Fazer:

Misturar todos os ingredientes em uma vasilha até que fique homogêneo, após aplicar nas mãos e cobrir com filme plástico ou colocar dentro de um saco plástico. Deixar agir por 15 minutos e enxaguar com água corrente, depois basta secar com uma toalha de algodão. A mistura pode ser aplicada todos os dias e deixa a pele hidratada e macia em pouco tempo.

Grasiela comenta ainda que, o mais importante neste período é manter as mãos limpas e bem cuidadas, com as unhas curtas, aparadas e sempre se lembrar de lavá-las com frequência, esfregando toda a superfície, em cima (dorso), embaixo (palmas), entre os dedos e nas pontas, os polegares, em toda a sua extensão. Isso deve levar pelo menos 20 segundos.

Mais dicas

- Quando precisar sair de casa use uma roupa que cubra os braços e as pernas, prenda o cabelo, evite acessórios e, se tiver óculos, saia com ele. Preferencialmente use máscara no rosto para proteger a sua via aérea e a dos demais, pois todos podem ser portadores assintomáticos do vírus. Existe a possibilidade de confeccionar máscaras em casa, com papel ou tecido. As luvas também são uma ótima forma de prevenção. Evite tocar no rosto ou na máscara. Se não tiver luvas ou álcool gel capriche ainda mais na lavagem frequente das mãos com água e sabão.

- Ao chegar em casa, lave as mãos conforme as orientações, tire a roupa que vestia e coloque-a em um saco plástico para posterior lavagem, retire o calçado e deixe-o fora da residência (se não for possível coloque dentro de uma bacia ou balde para não contaminar o piso). Lave novamente as mãos, se estiver usando máscara retire-a pelos elásticos, não toque na parte da frente, pois, pode estar contaminada. Se a máscara for de papel descarte-a no lixo, se for de tecido coloque em um balde com água e sabão para lavar depois. O ideal é tomar banho e colocar outra roupa para evitar ao máximo a contaminação.

- Cuidado com o uso de álcool gel a 70%, ele é altamente inflamável e pode provocar queimaduras na pele, por isso, mantenha sempre longe de fontes de calor como o fogão, forno, aquecedores e lareiras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto