Logo
Imprimir esta página

SIG Covid-19 Brasil promove troca de experiências entre médicos e pesquisadores no combate à pandemia

As webconferências têm reunido especialistas do Brasil e do exterior

O SIG Covid-19 Brasil, criado emergencialmente e em caráter temporário pela Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) para aprofundar a discussão sobre o novo coronavírus, reúne em uma mesma sala de teleconferência os maiores especialistas no enfrentamento à doença, médicos e pesquisadores. A troca de conhecimento entre profissionais de Saúde do Brasil e de países como China, Itália, Israel e EUA tem propiciado um rico aprendizado a todos os participantes.

Luiz Ary Messina, coordenador nacional da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), frisa que nesse momento de pandemia o debate sério, de alto nível científico, inclusive com palestrantes de outros países, é ainda mais importante.

“O SIG reúne em webconferências um pool de especialistas que estão trabalhando na área e reportam as descobertas científicas e trocam experiências de combate à doença. O relato de casos do SIG tem contado com salas lotas e permite a difusão das informações através de webinar que continuam disponíveis a outros profissionais”, relata.

O coordenador ainda ressalta que outras iniciativas, como palestras sobre Inteligência Artificial e Ciência de Dados, que irão acontecer até o final de abril, integram os esforços de contenção da doença baseados em meios digitais, destacando a Rede Vírus MCTIC, criada por recente portaria do Ministério, que irá reunir, a partir da próxim semana, especialistas sobre vacinas, medicamentos e outros temas no combate ao Covid-19”, conclui Messina.

Até agora, foram realizados sete encontros do SIG Covid-19, todos com as salas lotadas pelos profissionais. O primeiro evento contou com o Dr Milton Steinman, do HIA Einstein, e o Prof. Elhanan Bar-On MD, MPH, Director of The Israel Center for Disaster Medicine and Humanitarian Response.

Entre os vários assuntos de interesse nos encontros seguintes, a enfermeira e mestranda Mariana de Jesus Meszaros, responsável pela Seção de Enfermagem em Educação Continuada do Hospital das Clínicas da Unicamp (HC-Unicamp), falou sobre a importância da utilização adequada e consciente dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) pelos profissionais de saúde e outros trabalhadores que atuam em unidades que estão na linha de frente do combate à epidemia; a radiologista gaúcha Fabiane Barbosa, intervencionista do Hospital Niguarda, em Milão, localizado na Lombardia, região que teve uma das maiores incidências da doença e registrou número expressivo de mortos, forneceu um relato emocionado do surgimento da doença.

O radiologista Dr. Rafael Grando, da equipe do Hospital Moinhos de Vento (HMV) em Porto Alegre, RS, por sua vez, expôs uma coleção de imagens radiológicas que identificam o paciente como portador do novo coronavírus; o Prof. Dr. Antonio Marttos, da Universidade de Miami e residente nos EUA há mais de 15 anos, abordou a importância do uso da ferramenta virtual como meio de troca de conhecimento, informação e experiência neste momento de combate à pandemia; o Dr. Ricardo Affonso Ferreira e o Dr. Gustavo Pereira Fraga abordaram o Pronto Atendimento ao Covid-19 no auxílio ao fluxo de pacientes no HC-Unicamp. O próximo tema será testagem, apresentado por profissionais da FioCruz.

Desafio global pede enfrentamento integrado

A Dra. Evelyn Eisenstein, uma das coordenadoras do Sig Covid-19, conta que, entre o momento do surgimento da ideia (19/3) e a primeira webconferência, em 23/3, não mais de uma semana havia transcorrido. “O compartilhamento de experiências em plena pandemia é a forma mais eficiente de mitigar os danos”, diz ela. “O SIG permite que profissionais renomados, atuando na linha de frente do combate à doença, transmitam conhecimentos de uma forma horizontal”, diz a professora da Uerj, que destaca o caráter não ideológico das palestras. “Mais do que nunca, agora é o momento de usarmos a tecnologia a nosso favor”.

O Dr. Gustavo Fraga, professor de cirurgia do trauma da Unicamp (SP), conta que a experiência positiva de articulação de uma rede de telemedicina para atender as vítimas da boate Kiss, de Santa Maria, pesou favoravelmente na criação do Sig Covid-19. “Os temas específicos são trazidos por profissionais nacionais e internacionais, todos de altíssimo gabarito e lideranças em suas universidades”, conta ele, que avalia que as palestras “estão ajudando muito a que cada serviço organize o enfrentamento à pandemia”.

As sessões do SIG Covid-19 Brasil acontecem nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 12h às 13h. Os encontros são destinados aos médicos e pesquisadores na área da saúde.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto