Logo
Imprimir esta página

Telemedicina amplia acesso da população à saúde

PL aprovada na Câmara segue para Senado; especialista avalia medida

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (25), o Projeto de Lei 696/20, que libera o uso de telemedicina, em caráter emergencial, enquanto durar a crise ocasionada pelo coronavírus (Covid-19). A proposta foi aprovada pelo Sistema de Deliberação Remota e segue para o Senado Federal.

Se passar pelo Senado, ficam autorizados o exame pré-clínico, o suporte assistencial, o monitoramento e o diagnóstico da sintomatologia apresentada pelo paciente. A telemedicina ainda será autorizada para quaisquer atividades da área da saúde. O uso de tecnologias de informação e de comunicação, como videoconferências, poderá ser destinado à oferta de serviços ligados à saúde.

Na avaliação da advogada Mérces da Silva Nunes, especialista em Direto Médico, a medida é bastante bem-vinda. “Já era de certo modo esperada, considerando a situação em que estamos vivendo, de isolamento social. Dessa forma, a saúde se torna mais acessível”, opina.

Ela ainda destaca que o projeto abre precedente para que o uso da telemedicina seja regulamentado após o período de pandemia. “O texto determina com o Conselho Federal de Medicina regulamente o uso da telemedicina após a crise. Isso significa que é uma medida que vai se estender pós coronavírus”. No entanto, o emprego da tecnologia não muda os padrões normativos e técnicos esperados durante uma consulta presencial. “O sigilo das informações tem que ser preservado e o profissional fica obrigado a informar o paciente de que há limitações nesse tipo de consulta. A contraprestação de serviço também permanece, sendo a remuneração tendo que ser acordada entre médico e paciente ou entre médico e fonte pagadora”, explica Mérces da Silva Nunes.

Mérces da Silva Nunes possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Araçatuba, mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Advogada sócia-titular da Silva Nunes Advogados Associados. Autora de obras e artigos sobre Direito Médico.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto