Logo
Imprimir esta página

Quimioterapia e radioterapia podem deixar a boca mais sensível, alerta dentista do IBCC Oncologia A quimioterapia e a radioterapia podem ocasionar sintomas que, quando não tratados, prejudicam a saúde da boca e, até mesmo, o tratamento do câncer. Po

Quimioterapia e radioterapia podem deixar a boca mais sensível, alerta dentista do IBCC Oncologia

A quimioterapia e a radioterapia podem ocasionar sintomas que, quando não tratados, prejudicam a saúde da boca e, até mesmo, o tratamento do câncer. Por conta disso, a dentista do IBCC Oncologia, Dra. Sandra Bastos Rezende, faz um alerta: o cuidado com a higiene bucal durante o tratamento da doença deve ser rigoroso.

Sabemos que cada pessoa reage de forma diferente à quimio e à radioterapia, mas alguns efeitos colaterais são comuns. Como deixar os dentes, a gengiva e a mucosa sensíveis. Entre as queixas mais comuns estão a perda de paladar e o surgimento de mucosite (feridas), xerostomia (boca seca), candidose (infecção por fungos conhecida como sapinho) e cárie de radiação. Esses sintomas podem ser temporários ou permanentes, dependendo do local e tipo de tumor, assim como da dose das medicações utilizadas.

"É possível prevenir e controlar esses problemas. E o principal instrumento para isso é a manutenção rigorosa da higiene bucal", destaca Sandra. Além disso, o paciente precisa de cuidado odontológico antes, durante e após as terapias para o câncer. "Consultas periódicas com o dentista são sempre essenciais. No caso do paciente oncológico, essa necessidade se acentua ainda mais. Essas pessoas deverão receber cuidados odontológicos especiais por toda a vida", explica a dentista do IBCC.

Confira algumas regras essenciais para a manutenção da saúde bucal:

- Passar fio dental, escovar cuidadosamente os dentes, a gengiva e a língua após as refeições.

- Usar escovas com cerdas macias e creme dental com flúor.

- Quem faz uso de dentaduras deve certificar-se de que o utensilio está bem ajustado à boca.

- Beber água frequentemente, mascar chicletes sem açúcar e utilizar saliva artificial.

- Evitar usar enxaguantes bucais com álcool e palitos de dente.

- Não fumar e não beber.

- Consultar o dentista regularmente.

A higiene bucal é necessária para não agravar manifestações orais, influindo no bom andamento do tratamento.

A má escovação dental, presença de biofilme e gengivite facilitam o desenvolvimento de graus severos de mucosite oral, dor intensa, candidíase oral, impossibilidade de comer alimentos sólidos, uso de sonda nasoenteral, desnutrição, internação hospitalar, que encareceram o tratamento e retardam a alta médica.

É interessante lembrar que mais de 800 espécies de bactérias, vírus e fungos, em números assustadores, superiores a dez dígitos, convivem em equilíbrio homeostásico, mantendo a boca saudável.

Os agentes antineoplásicos paralisam o crescimento e matam tanto células em atividade mitótica ou em crescimento.

As glândulas salivares são sensíveis à ação tóxica das drogas, alteram a qualidade e quantidade de saliva xerostomia, acúmulo de placa bacteriana, aumento da acidez bucal, favorecendo a desmineralização dental e agressão da mucosa oral.

Fica claro que a higiene bucal e manutenção da saúde oral são prioritárias para evitar manifestações bucais desagradáveis.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto