Logo
Imprimir esta página

Educação é fundamental para pacientes com diabetes

Conhecimento sobre a doença é principal pilar para o tratamento

A importância de educar pacientes com diabetes foi um dos temas abordados durante a 13 ͣ edição do Congresso ATTD – Advanced Technologies and Treatments for Diabetes, realizado em Madri, na Espanha. A doença já atinge cerca de 14 milhões de pessoas no Brasil, sendo que mais de metade não sabe desta condição.

Atualmente, há uma gama de opções de tecnologia a favor do paciente que ajudam a monitorar a glicemia e administrar a insulina de forma correta, mas que está diretamente ligada à educação. Iniciar uma terapia para o controle do diabetes pode ser bastante desafiador e saber lidar com essas tecnologias é fundamental para o sucesso do tratamento. “A glicemia sofre alterações ao longo do dia e o paciente precisa saber o que fazer quando isso acontecer. Quanto maior for o conhecimento em relação à sua doença, melhor será o uso desses serviços ou produtos”, afirma Marcus Tamaki, gerente de Marketing da Roche Diabetes Care Brasil.

Por ser uma doença crônica, o paciente precisa desenvolver hábitos e comportamentos de autocuidado contínuos, ou seja, que deverão permanecer para o resto da vida. Por isso, a educação em diabetes deve ser parte integrante do cuidado com este paciente e deve estar diretamente ligada ao processo de desenvolvimento de habilidades e utilização de ferramentas que o ajudem a manter a doença controlada. “Não adianta oferecermos diversas opções de tecnologia, como bombas de insulina ou glicosímetros de última geração, se as pessoas não souberem utilizá-las da forma correta. Aqueles que têm ciência do que estão fazendo e de sua conduta conseguem alcançar melhores resultados por meio do gerenciamento de seu tratamento e consequentemente evitar as complicações que o descontrole causa no organismo”, reforça Dra.Mariana Pereira, médica endocrinologista.

Recentemente, a Roche Diabetes Care lançou um programa educacional exclusivo para o Brasil, chamado Roche Diabetes Educa Paciente, direcionado aos pacientes que estão em fase de transição de terapia, ou seja, que estão migrando de múltiplas aplicações diárias de insulina para a utilização da bomba de insulina. “Uma das barreiras para essa transição é justamente o tempo que temos para educar as pessoas sobre o uso correto do produto, contagem de carboidratos e de bolus, por exemplo. O programa foi desenvolvido não somente para ajudar pacientes, mas também para apoiar o trabalho dos médicos, que conseguirão ajustar melhor a terapia de acordo com a realidade de cada um”, afirma Tamaki.

A empresa também possui um programa voltado para pacientes que utilizam o glicosímetro, o Roche Diabetes Saúde Digital. O serviço é um monitoramento remoto que acontece em tempo real, com profissionais de saúde que interagem com os pacientes via chat, telefone ou videoconferência. Estes profissionais auxiliam na gestão do diabetes, criando relatórios estruturados do monitoramento glicêmico, facilitando o entendimento da doença tanto pelo paciente como pelo médico. “Mais informação e controle de qualquer doença crônica, gera melhor qualidade de vida”, reforça Tamaki.

Vale ressaltar que a educação sobre o diabetes não deve ser restrita aos pacientes. Deve começar pelos profissionais de saúde para que estejam preparados para oferecer todo o suporte necessário para o controle da doença. Para Dra. Mariana, é extremamente importante o paciente aceitar a sua condição e se empoderar dela. “A educação é o melhor caminho para que ele se torne protagonista de seu tratamento.”

Cerca de 30 médicos brasileiros marcaram presença no ATTD, congresso mundial no qual profissionais clínicos e cientistas apresentam, discutem e trocam informações sobre os mais recentes avanços e inovações relacionados ao tratamento de diabetes.

Sobre a Roche Diabetes Care

É líder global em gerenciamento de diabetes e há mais de 40 anos trabalha para oferecer inovação, tecnologia e serviços aos diabéticos, para que possam viver da forma mais ativa e menos restrita possível. Com mais de 5 mil funcionários e atuação em mais de 150 países, a Roche Diabetes trabalha para que os diabéticos, cuidadores e profissionais de saúde tenham informação e condição suficientes para gerenciar o tratamento da maneira correta. Sob a marca Accu-Chek® e colaboração de parceiros, a Roche Diabetes disponibiliza soluções integradas para o controle da doença, monitorar os níveis de glicose, administrar a insulina e rastrear dados relevantes para um gerenciamento bem-sucedido da glicose. Ao estabelecer uma plataforma digital líder de mercado e conectar dispositivos e soluções digitais, a Roche Diabetes permite o atendimento personalizado e focado na doença para, assim, melhorar os resultados dos tratamentos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto