Logo
Imprimir esta página

CROSP recomenda atendimentos odontológicos em casos de urgência e emergência; proteção dos órgãos públicos aos profissionais é fundamental

Autarquia enviou recomendações para o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS) para garantir a segurança de profissionais e da população;

CROSP participará de reunião da diretoria do COSEMS na tarde desta quarta-feira, 18/03;

São Paulo, 18 de março de 2020 – Diante do aumento de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) no país, e tendo também em vista o registro das primeiras mortes em São Paulo de pacientes infectados com o patógeno, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) recomenda que os profissionais de saúde bucal priorizem o atendimento odontológico de urgência e emergência.

O CROSP enviou ofício ao Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP) solicitando o adiamento da realização de atendimentos eletivos nos serviços odontológicos no serviço público. No documento, o Conselho também solicita:

- Fornecimento de todos os equipamentos de proteção individual à equipe de saúde bucal (CD, TSB e ASB);

- Reorganização do processo de trabalho nos serviços, com a garantia da continuidade do atendimento dos casos de urgência odontológica e o adiamento de procedimentos eletivos, com produção de aerossol;

- Maior espaçamento entre os atendimentos para garantir a adoção das medidas de biossegurança necessárias, visando a preservação da saúde dos usuários e dos profissionais; adiamento de atendimento de pacientes com sintomatologia sugestiva de COVID-19;

- Afastamento do trabalho de profissionais com problemas de saúde.

É importante lembrar que os órgãos públicos que têm poder constitucional para definir e regulamentar o atendimento à saúde são o Ministério da Saúde e as Secretarias Estaduais de Saúde. Vale ressaltar que o Conselho vem atuando junto aos municípios para que as medidas sejam adotadas em total conformidade com o rigor da ética odontológica.

O CROSP vai participar, na tarde desta quarta-feira, 18/03, da reunião da diretoria do COSEMS, que pautou o tema do atendimento odontológico. Devido à atuação do CROSP junto à diretoria do COSEMS, a entidade de secretários de saúde assumiu o compromisso de levar as recomendações do CROSP para apreciação do comitê de crise do Governo do Estado de São Paulo para gerenciamento do coronavírus, coordenado pelo infectologista David Uip.

Recomendações aos profissionais

O CROSP segue orientando os profissionais das redes pública e privada e atuando em proximidade com os órgãos públicos que são os responsáveis pelas políticas de atendimento à saúde, solicitando que tomem as medidas necessárias para proteger a saúde da população e dos profissionais da Odontologia.

A recomendação do CROSP é que os profissionais que atuam no setor privado reorganizem seus processos de atendimento e fiquem atentos às orientações técnicas de restrição parcial ou total de funcionamento, decorrentes do avanço da pandemia e de novas orientações por parte do Governo Federal e Estadual.

Ao atender os pacientes, os profissionais devem reforçar as medidas preventivas de biossegurança indicadas pelos órgãos sanitários, além de utilizar os equipamentos de proteção individual (EPI).

A recomendação do CROSP é uma medida de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo Coronavírus (Covid-19). A autarquia também ressalta que o profissional deve manter a calma e acompanhar as orientações do Ministério da Saúde.

Medidas para atendimentos que se façam necessários

A(o) cirurgiã(o)-dentista deve seguir as medidas preventivas citadas abaixo para prevenir a contaminação do ambiente odontológico, bem como do profissional e do paciente:

● Isolamento respiratório com o uso de máscaras cirúrgicas N95 ou trocá-la a cada duas horas para evitar a perda da eficácia, no caso de máscaras habituais.

● Utilizar avental descartável, luvas e óculos de proteção. O uso dos equipamentos de proteção individual (EPI) deve ser priorizado.

● Lavar frequentemente as mãos, principalmente antes e depois de atender o paciente.

● Após cada atendimento, realizar a desinfecção de todos os ambientes de trabalho, pois o vírus pode ser transportado pelos aerossóis e sobreviver nessas superfícies por mais de nove dias.

● Cuidados redobrados com o manuseio de modelos e moldes para efetiva desinfecção.

● Evitar cumprimentos como beijos ou aperto de mão.

● Seguir rigorosamente todos os procedimentos do manuseio para limpeza e esterilização dos instrumentais para evitar que o vírus seja propagado.

O CROSP também divulgou a todos os inscritos um boletim informativo com orientações para prevenção ao Covid-19. Confira o conteúdo completo: http://www.crosp.org.br/uploads/publicacoes/1b04ced6d0d25f44e625ab7f4818946b.html

Seguir as comunicações oficiais

O CROSP tem acompanhado diariamente as recomendações divulgadas pelo Ministério da Saúde e orienta que todas(os) as(os) profissionais fiquem atentas(os) aos informes publicados pelo órgão. Os materiais visam orientar as(os) profissionais de saúde e a população para evitar a propagação do vírus. Acesse o site oficial: https://coronavirus.saude.gov.br/

O órgão também realiza diariamente, às 16h, uma coletiva de imprensa para atualizar a situação do Covid-19 no país. A transmissão é feita no perfil oficial do Ministério no Facebook: https://www.facebook.com/minsaude

É possível acompanhar a confirmação de casos do Covid-19 na plataforma disponibilizada pelo ministério: http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/

Sobre o CROSP – O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o Estado de São Paulo, cabendo-lhe zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente. Hoje, o CROSP conta com mais de 145 mil profissionais inscritos. Além dos cirurgiões-dentistas, o CROSP detém competência também para fiscalizar o exercício profissional e a conduta ética dos Técnicos em Prótese Dentária, Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares em Saúde Bucal e Auxiliares em Prótese Dentária. Mais informações:  www.crosp.org.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto