Logo
Imprimir esta página

Pequenos cortes podem ser porta de entrada para bactérias e causar infecções

Caso o ferimento demore para cicatrizar ou se houver sinais de inflamação, procure rapidamente por um médico - Divulgação Caso o ferimento demore para cicatrizar ou se houver sinais de inflamação, procure rapidamente por um médico - Divulgação

No Havaí, uma mulher quase morreu após cortar a mão em uma caixa de papelão; SBCM explica os riscos

Os acidentes domésticos estão entre as principais causas de ferimentos nas mãos. Uma simples caixa de papelão, por exemplo, pode causar cortes e resultar em graves infecções, como aconteceu com uma mulher de 49 anos, no Havaí (EUA). O caso ocorreu em 2017, mas veio a público na última semana, após entrevista dela ao jornal britânico DailyMail. A mulher ainda faz fisioterapia para recuperar os movimentos da mão.

Ao organizar a mudança para uma casa nova, ela cortou a mão em uma caixa de papelão onde estavam itens que seriam transportados. Durante a noite, a mulher percebeu que o local estava ficando vermelho e inchado. No dia seguinte, a situação piorou, com quadro evoluindo para febre e dor para movimentar o braço. A havaiana procurou um hospital e foi constatado que ela contraiu estafilococos no corte, um tipo de bactéria presente na superfície de pele de cerca de 20% das pessoas.

Especialistas da SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão) explicam que as bactérias fazem parte da flora normal da pele, mas basta um pequeno corte, arranhão ou mesmo uma picada de inseto para que alguns desses micro-organismos ultrapassem essa barreira e provoquem infecções. Pessoas obesas, portadoras de diabetes, com problemas no sistema circulatório e deficiências de imunidade estão mais suscetíveis a infecções.

No caso da havaiana, enquanto as bactérias iam para o sangue, causando a sepse (infecção que pode atingir vários órgãos ao mesmo tempo), sua mão era devorada por uma fasceíte necrosante, mais conhecida como a ação das “bactérias devoradoras de carne”. Foram 65 dias de internação e tratamento com antibióticos. A mulher teve a pele morta removida a cada três dias e, quando a área parou de se desintegrar, foi submetida a transplante de pele, mas sofreu um abcesso. Com isso, foi preciso uma cirurgia reconstrutiva. Ela passou por mais duas cirurgias até voltar para casa e ainda hoje passa por sessões de fisioterapia.

Como evitar

De acordo com os cirurgiões da SBCM, a melhor maneira de evitar infecções bacterianas é lavar com água e sabão as mãos e o local lesionado por um corte. Os especialistas ressaltam que é preciso ficar atento à aparição de algum sinal de infecção, como febre, vermelhidão intensa, mal-estar e dores no corpo.

Caso o ferimento demore para cicatrizar ou se houver sinais de inflamação, como vermelhidão, pus ou dor excessiva, a orientação é buscar rapidamente por um médico.

Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão

A SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão), fundada em 1959, congrega médicos especialistas em Cirurgia da Mão e Reconstrutiva do Membro Superior. A instituição promove a formação de profissionais, além de fornecer condições para atualização permanente, sob a forma de ensino, pesquisa, educação continuada, desenvolvimento cultural e defesa profissional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto