Logo
Imprimir esta página

Infecção do Trato Urinário

Infecção do Trato Urinário (ITU) foi o tema da aula pública desenvolvida, dia 18/2/2020, pela Profa. Dra. Silvia da Silva Carramão (Departamento de Obstetrícia e Ginecologia) em seu Concurso para Professora Assistente.

A docente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo apontou que ocorrem 150 milhões de casos novos anualmente de ITU nos EUA, sendo causa frequente da internação de idosos e levando a um dispêndio de US$ 6 bilhões/ano do sistema de saúde daquela país. “Estima-se que aproximadamente 50% das mulheres terão pelo menos um episódio de ITU na vida; e 40% das ITU hospitalares atingem mulheres de mais de 50 anos”, disse a médica.

Como forma de prevenção foi apontado urinar em período de 3 a 4 horas e a ingestão de frutas cítricas, entre outras medidas. “O exame padrão ouro para o diagnóstico é a urocultura. Uma dificuldade que a medicina está enfrentando é a resistência bacteriana aos antibióticos”, comentou.

Dra. Silvia tratou ainda da Infecção Urinária de Repetição (IUR). “A maior ocorrência da ITU é no início da vida sexual, na gestação e na menopausa. Algumas ações comportamentais, como uma boa hidratação e urinar após a relação sexual auxiliam a prevenção, assim como a higiene íntima com sabonetes neutros. Há inclusive estudos que mostram como beber água auxilia a evitar a Infecção Urinária”, disse;

Integraram a Banca Examinadora: Prof. Dr. PAULO AUGUSTO AYROZA GALVÃO – Professor Adjunto – FCMSCSP, Prof. Dr. ANTONIO PEDRO FLORES AUGE – Professor Adjunto – FCMSCSP e Prof. Dr. JORGE MILHEM HADDAD – Professor Assistente – USP, tendo como Suplente a Profa. Dra. SÔNIA MARIA ROLIM ROSA LIMA – Professora Titular – FCMSCSP.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Copyright ©2002-2020 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto