Logo
Imprimir esta página

7 dicas para curtir o carnaval sem descuidar da alimentação

7 dicas para curtir o carnaval sem descuidar da alimentação

A Dra. Marcella Garcez explica que é, sim, possível ser um folião consciente e se alimentar de maneira saudável durante o feriado; confira dicas para não perder o pique e manter a saúde em dia durante o feriado.

Fevereiro chegou e, com ele, a festa mais popular do Brasil. Seja em bloquinhos de rua, nas passarelas das avenidas, em trios elétricos ou em uma viagem, o essencial é curtir a folia sem deixar de cuidar do corpo e da saúde. Por isso, a Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga e professora da Associação Brasileira de Nutrologia traz algumas dicas para curtir um carnaval de maneira saudável:

Não abuse do álcool: Além das calorias e do açúcar, algumas bebidas alcoólicas possuem elevada quantidade de sódio – que em excesso prejudica a circulação sanguínea. “Independentemente do teor alcoólico, as bebidas mexem com o organismo, acometem o fígado, desregulam o sono e aumentam a vontade de alimentos mais gordurosos, além de causar desidratação. O mais recomendável é não beber, mas caso faça uso, reduza os danos: tente alternar a bebida alcoólica com bastante água. Procure ingerir de 2 a 3 litros de água por dia; você também pode investir na água de coco, chás gelados, água saborizada com frutas naturais e ervas”, diz a Dra. Marcella.

Não fique longos períodos em jejum: O ideal é realizar três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar), além de pequenos lanches nos intervalos. Muitos bloquinhos têm início pela manhã e duram até tarde, logo, um café da manhã reforçado se faz necessário, pois é preciso energia para acompanhar tanta movimentação. “Invista em alimentos ricos em fibras e proteínas que darão a energia necessária para o corpo. Para isso, capriche em frutas, cereais, ovos, pão integral, iogurte natural e vitaminas”, sugere a nutróloga.

Coma vegetais verde-escuros: “Alimentos como couve, brócolis, rúcula e agrião atuam no processo de desintoxicação, auxiliando o funcionamento do fígado. Portanto, são boas pedidas na luta contra a ressaca.”

Evite frituras: “Evite ingerir frituras e alimentos gordurosos. Além de prejudicar a digestão, eles provocam sono, estufamento e moleza, atrapalhando quem quer aproveitar a festa.”

Evite os alimentos ultraprocessados: A alta ingestão de salgadinhos empacotados, refrigerantes e carnes processadas que contêm poucos nutrientes e muitos conservantes e geralmente uma quantidade excessiva de sódio, estão relacionadas ao risco elevado de disfunções metabólicas e alguns tipos de câncer. “Nas festas, troque os alimentos ultraprocessados por opções mais naturais; se possível, leve frutas e snacks saudáveis para os locais das festividades”, complementa.

Cuidado com alimentos facilmente perecíveis: “Assim como os frutos do mar, a maionese e os molhos estragam facilmente, ainda mais quando não estão mantidos sob temperatura correta”, explica a médica. Por isso, evite consumir lanches naturais ou frutos do mar fora de casa, afinal, você não quer ser pego por uma intoxicação alimentar e estragar sua folia, não é?

Atente-se às condições de higiene dos locais em que você se alimenta: Como se trata de uma festividade em que se passa grande parte do tempo na rua, é natural que alguns alimentos sejam comidos fora de casa, mas tome cuidado. “Evite se alimentar em lugares dos quais você não conhece a procedência. Certifique-se de que os alimentos tenham sido conservados adequadamente; além disso, os manipuladores devem estar devidamente uniformizados e com as condições adequadas de higiene”, finaliza a Dra. Marcella Garcez.

DRA. MARCELLA GARCEZ: Médica Nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN. A médica é Membro da Câmara Técnica de Nutrologia do CRMPR, Coordenadora da Liga Acadêmica de Nutrologia do Paraná e Pesquisadora em Suplementos Alimentares no Serviço de Nutrologia do Hospital do Servidor Público de São Paulo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto