Logo
Imprimir esta página

Dia do Amor: ocitocina e gravidez. Como é esse amor de mãe?

Dia do Amor: ocitocina e gravidez. Como é esse amor de mãe?

A obstetra Lara Somma explica como o hormônio do amor é produzido no corpo da gestante

Dia 14 de fevereiro é comemorado o Dia do Amor. Amor entre casais, irmãos, parentes e amigos. Há aqueles que dizem que nada se compara ao amor entre mãe e filho, e que só a experiência da maternidade consegue descrever o sentimento. Mas por que será que essa sensação é latente nas gestantes? A Dra. Lara Somma, ginecologista e obstetra da Perinatal, explica que nosso cérebro, especificamente a região do hipotálamo, produz um hormônio chamado ocitocina, conhecido também como hormônio do amor. Durante a gestação ele é igualmente fabricado na placenta e oferece inúmeros benefícios a mulher. “A ocitocina promove contrações musculares uterinas, reduz o sangramento após o parto e ajuda na descida no leite”, explica a médica. De acordo com a Dra. Lara, suas funções vão além das citadas durante o parto, e, por isso, foi intitulado com esse nome. “Esse hormônio ajuda a desenvolver apego e empatia entre as pessoas e ajuda na produção do prazer”.

Na fase fetal é iniciada a produção massiva da ocitocina. Seus níveis aumentam 100 a 200 vezes, atingindo o máximo durante o trabalho de parto. A médica conta que pesquisas comprovam esse processo. “Estudos apontam níveis de ocitocina no líquido amniótico e sua produção na urina fetal. Com isso, concluímos que o feto retém o hormônio na circulação materna”, relata. Isso mostra a importância da ocitocina para estabelecer os primeiros estímulos afetivos entre mãe e bebê. Segundo a Dra. Lara, um exemplo é o reconhecimento olfativo da mulher pelo filho.

Amor para todos

Todos nós fabricamos ocitocina. Somos capazes de produzir neurotransmissores que liberam estímulos agradáveis, como a visão de alguém que amamos, um abraço e até impulsos em determinadas partes do corpo. Essas provocações positivas diminuem os níveis de cortisol, hormônio do estresse, no nosso organismo. Tudo isso tem um efeito satisfatório. “A ocitocina nos oferece a sensação de bem-estar, amor. Além disso, contribui para o bom funcionamento do nosso organismo”, conta. Isso ocorre porque o cérebro libera, além dela, um hormônio chamado endorfina, que estimula o corpo inteiro e traz uma série de benefícios à saúde. “O cérebro recebe mais sangue e melhora suas atividades, tornando-as mais intensas quando pensamos em quem amamos”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto