Logo
Imprimir esta página

Centro de excelência em pesquisa, diagnóstico e terapias por imagem – Instituto de Radiologia (InRad) – passa a integrar expedições do Barco Hospital Papa Francisco, no Pará

- Exames de alta complexidade são realizados no barco e os resultados disponibilizados na hora;

- Mais de mil comunidades ribeirinhas serão atendidas durante as expedições;
- A expectativa é de que 700 mil pessoas sejam beneficiadas com a missão.

Cirurgias, mamografia, ultrassonografia, raios-x, entre outros exames médicos de alta complexidade realizados em um Barco Hospital. Este é o projeto inovador da parceria entre Instituto de Radiologia (InRad) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e a Associação e Fraternidade de São Francisco de Assis, que irá atender mil comunidades ribeirinhas, na região de Calha Norte, no Noroeste do Pará.

Durante oito dias oito médicos, entre clínicos gerais, cirurgiões, radiologistas, dentistas e mais de 15 pessoas da tripulação navegam no Barco Hospital Papa Francisco para atender comunidades ribeirinhas. O corpo clínico voluntário se reúne aos tripulantes na cidade de Óbidos (PA) para levar, muitas vezes, o primeiro atendimento médico à população de quase 700 mil pessoas. O projeto bem-sucedido está em sua nona expedição, que acontece entre os dias 11 e 18 de fevereiro, na cidade Prainha, 20 horas de barco a partir do ponto de encontro. Em média, são realizados três mil procedimentos por missão.

“Mais do que realizar exames de alta complexidade em uma unidade móvel, a população atendida poderá contar com os resultados na hora, graças à tecnologia do Barco Hospital, que também tem o sistema WareLine que traz, em tempo real, um prontuário digital desde a triagem até o final do atendimento”, explica Claudia da Costa Leite, médica e professora do Departamento de Radiologia e Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), que irá acompanhar algumas das expedições.

Dra. Claudia explica que só as mamografias vão para a base em Óbidos e são enviadas via sistema de teleradiologia para serem laudados pelos profissionais do InRad, em São Paulo. “Os pacientes recebem o resultado do exame em visita de um outro barco e, se for caso de cirurgia, são imediatamente encaminhadas para o hospital mais próximo. O Barco da Expedição pode demorar até 1 ano para voltar a visitar a mesma comunidade”.

Para a especialista, a expedição marca uma nova relação com a medicina. “Vamos trabalhar com pessoas que muitas vezes nunca tiveram acesso a atendimentos médicos. A equipe de profissionais e acadêmicos do HC também poderá contribuir com a experiência ao lidar com vários tipos de doenças, inclusive as menos comuns”.

Sobre o InRad

O Instituto de Radiologia (InRad) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) é um centro de excelência em pesquisa, diagnóstico e terapias por imagem produção farmacêutica de itens utilizados diariamente para pesquisas clínicas e, ainda, de produtos usados na rotina clínica e fármacos produzidos no setor de medicina nuclear onde fica o cíclotron, acelerador de partículas que produz a fórmula radioativa de glicose FDG (Fluorodesoxiglicose) usados em exames PET (Tomografia por Emissão de Pósitrons). Durante o processo, se o paciente tiver uma célula cancerígena ela fica reluzente.

Além disso, o InRad conquistou a classificação de melhor centro de medicina nuclear do mundo pela Agência Internacional de Energia Atômica. Por ano, passam pelo InRad 215 mil pacientes. Nos últimos quatro anos, foram realizados mais de 1,5 milhão de exames, entre ultrassonografia, radiologia geral, tomografia computadorizada, ressonância magnética, medicina nuclear e mamografia. No instituto são 82 equipamentos de radiologia de última geração para realizar mais de 300 mil exames por mês, 25 mil só de raios-X.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto