Logo
Imprimir esta página

Como a pressão alta traz riscos para nossa saúde?

Mudanças no estilo de vida é a primeira abordagem que os médicos recomendam aos pacientes com hipertensão

A hipertensão é uma condição séria que potencializa os riscos de doenças cardíacas, cerebrais, renais e oculares. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em todo o mundo há cerca de 1,13 bilhão de pessoas com pressão alta - 36 milhões delas só no Brasil - e o problema tem relação com as duas principais causas de mortes: o derrame cerebral e infarto do miocárdio.

A pressão alta é uma condição silenciosa e perigosa e, apesar da relação com várias doenças graves, muitos não consideram que seja um problema sério. "Isso acontece porque, apesar de aumentar os riscos para outra doenças, a hipertensão não é uma causa direta de mortes", explica Rodrigo Noronha, cardiologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo .

Há muitas dúvidas sobre o tema e, por isso, o especialista explica abaixo as mais frequentes:

O que é pressão sistólica e diastólica?

Ao se contrair, o coração empurra o sangue para a frente causando o aumento da pressão dentro dos vasos. Essa alta pressão gerada durante a contratura é chamada de sistólica. Já ao se descomprimir, a pressão diminui, chegando ao que chamamos de pressão arterial diastólica.

Quando a pressão arterial é considerada normal?

A pressão arterial deve estar dentro de determinados níveis, estabelecidos conforme diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia . No Brasil, considera-se normal uma pressão sistólica igual ou menor do que 140 mmHg e diastólica em torno de 90 mmHg - a popular medida 14 x 9. Porém, o médico deve sempre avaliar se a pressão está dentro de um padrão aceitável para a faixa etária e condição geral de saúde do paciente.

Pressão alta é coisa de gente idosa?

A pressão costuma ser mais baixa em crianças e adolescentes e tende a aumentar quando envelhecemos. Embora a idade seja um fator de risco, podemos ter hipertensão em qualquer fase da vida. Também sabemos, por meio de estudos, que fatores como idade, sexo, raça e estilo de vida influenciam o potencial de uma pessoa sofrer de pressão alta. Infelizmente, alguns deles, como idade e genética, estão fora de controle e, mesmo seguindo um estilo de vida saudável, o indivíduo pode ter hipertensão.

Que exames faço para saber se tenho pressão alta?

Tanto o diagnóstico como o monitoramento são feitos medindo a pressão arterial regularmente, o que pode ser feito inclusive em casa, com aparelhos domésticos.

Como o sal culinário aumenta a pressão?

Ele é composto por cloro e sódio, que juntos formam o cloreto de sódio. Para cada 10 gramas de sal há quatro de sódio, componente que é importante para manter o equilíbrio dos líquidos presentes em nosso organismo. Se comemos sal em excesso temos maior retenção de líquidos, o que elevará a pressão dentro do sistema circulatório e deixará os vasos cada vez mais rígidos. Assim, quando o coração bombeia o sangue para chegar aos vasos, a pressão gerada será cada vez mais alta.

Quanto eu posso consumir de sal por dia?

A recomendação da Organização Mundial de Saúd e (OMS) e da Sociedade Brasileira de Cardiologia é que sejam consumidos até 2 gramas de sódio por dia, o que equivale a 5 gramas de sal de cozinha. Para reduzir o consumo do sal, devemos usar temperos naturais como cebola, alho, cebolinha, salsinha e tudo que puder melhorar o sabor da comida sem salgar em excesso. Também deve-se evitar o consumo de alimentos que já são preparados com sal como defumados, embutidos, carne seca e bacalhau.

Quem tem colesterol alto também é hipertenso?

Não, mas é necessário atenção porque tanto um quanto o outro são fatores de risco para doenças cardíacas. O aumento dos níveis de colesterol contribui para que haja alterações nas artérias coronárias e aumenta as chances do indivíduo ter um infarto do miocárdio.

Por que alguns remédios para pressão me fazem mal?

O medicamento indicado para baixar a pressão pode causar efeitos colaterais como tonturas, por exemplo. Mas o paciente deve tomar os medicamentos e, em caso de efeitos colaterais persistentes, deve procurar o médico.

Como posso prevenir a pressão alta?

Mantendo hábitos saudáveis. O excesso de peso exige que o coração bombeie mais sangue e pode trazer problemas cardíacos, além de níveis de colesterol e pressão altos e diabetes, entre outros problemas. O sedentarismo deixa os vasos mais rígidos, o que predispõe à pressão alta. O cigarro agride a parede dos vasos sanguíneos, deixando-a mais rígida, e ainda pode predispor a deposição de gordura no local, diminuindo o espaço da passagem do sangue. Já o consumo excessivo de álcool pode causar o aumento da pressão arterial.

Qual é a relação entre hipertensão e insuficiência renal?

Se não tratada, a hipertensão altera os vasos sanguíneos que, além de ficarem mais rígidos, sofrem lesões do endotélio (camada que recobre os vasos). Quando essa alteração é nos rins, há risco de levar à insuficiência renal e, consequentemente, à necessidade de diálise.

Produtos naturais controlam a pressão?

Algumas pessoas acreditam que alguns vegetais e chás mantém a pressão sob controle, mas não temos um estudo comprovando essa relação.

Sobre a BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo

A Beneficência Portuguesa de São Paulo agora é BP, um polo de saúde moderno e atualizado que valoriza a vida de todos e de cada um. Composto por 4 hospitais com foco em alta complexidade e que atendem diferentes perfis de clientes e outros 3 serviços que contemplam medicina diagnóstica, atendimento ambulatorial e educação e pesquisa, a BP compreende mais de 220 mil m² construídos, 7.500 colaboradores e 4.500 médicos distribuídos em 8 edifícios e cerca de 50 clínicas nos bairros da Bela Vista, onde são concentrados os serviços privados, e da Penha, onde são oferecidos os serviços para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O polo de saúde é composto pelo Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares; pelo BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; pelo BP Essencial, hospital que tem foco na qualidade assistencial e oferece acomodações compartilhadas para clientes de planos de saúde básicos e particulares; pelo BP Hospital Filantrópico, que oferece cuidado humanizado e eficaz para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS); pela BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas; pelo BP Vital, um conjunto de iniciativas da BP com foco em promoção de saúde por meio do cuidado integral, num um olhar atento e acolhedor da instituição para fora dos seus muros, contribuindo para a melhoria das condições de saúde da população como um todo; e pela BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação, residência médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a evolução da Medicina no País.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto