Logo
Imprimir esta página

GRUPO RCS CRIA empresa de telemedicina

Solução Near Telemedicine viabiliza atendimento médico de qualidade em tempo real por menos de R$ 20,00 por mês

Telemedicina

Plataforma Near Telemedicine

Focada em soluções para a área médico-hospitalar, o grupo mineiro RCS (Rede de Cuidados de Saúde) está lançando no mercado nacional a Near Telemedicine. Trata-se de uma solução capaz de atender unidades de saúde com tecnologia e atendimento médico para que possam ampliar o número de especialidades a serem atendidas; aumentar o número de consultas mensais; captar e reter novos pacientes.

Na prática, a unidade de saúde pode adquirir a tecnologia e colocar os seus próprios médicos para fazerem os atendimentos ou comprar a solução completa - que envolve também as consultas médicas. Isso permite que o paciente tenha maior resolução para seu caso em um só lugar, uma vez que o atendimento com o especialista é realizado na presença de um generalista in loco.

Além disso, Near Telemedicine também pretende resolver problemas em cidades remotas, para que os pacientes não tenham que viajar para realizar consultas com especialistas.

A solução já está em teste em unidades públicas de atenção primária na cidade do Rio de Janeiro onde foram realizados atendimentos de Cardiologia, Neurologia Reumatologia, Ginecologia/Obstetrícia, Cirurgia Geral e Nefrologia.

Até o momento, de todos os casos realizados pelo projeto piloto, 31,6% foram retirados da plataforma do SISREG (Sistema Nacional de Regulação), o que significa redução de filas de espera em diversas especialidades. Em todos esses casos, os tratamentos foram otimizados através das orientações passadas pelos especialistas, resultando em ganho de resolutividade por parte das equipes de APS (Atenção Primária à Saúde). Os casos que já estavam inseridos no SISREG e que não foram retirados após a telemedicina, tiveram os tratamentos otimizados, propiciando um cuidado qualificado até que o paciente passe por consulta presencial com o especialista.

Em um desses casos, a prioridade foi elevada no SISREG, após os médicos envolvidos entenderem que havia a necessidade de avaliação presencial em um prazo reduzido. “A dificuldade em acessar especialistas por parte da população é um problema visível, que precisa de soluções eficientes. Toda problemática significa custo e pior, privação da qualidade de vida. Precisamos olhar para isso com mais vontade”, destaca o diretor da RCS Med, Ricardo Cabral.

A observação do executivo faz mais sentido ainda ao se considerar cidades que não contam com a presença de médicos especialistas e que os pacientes precisam, mesmo debilitados pela condição de saúde, se submeter a longas viagens e filas para acessar um serviço presencial.

Questões legais

“Estamos atentos às questões legais e polêmicas que envolvem o assunto telemedicina, que prefiro chamar de teleconsulta, já que telemedicina em si já ocorre em alguns formatos de forma legal. Precisamos entender bem o que esta mudança significa para que possamos passar por esta transformação sem que prejudique os pacientes”, enfatiza Cabral.

Hoje a telemedicina é permitida por lei e pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) em diversos formatos, como por exemplo, quando existe a presença médica nas duas pontas do atendimento - formato adotado até o momento pela Near. Para o grupo a evolução da telemedicina é uma questão de tempo e todos os envolvidos precisam contribuir de forma responsável, com o desenvolvimento deste novo horizonte que promete solucionar muitos problemas.

Projeto de atenção primária

A meta é atuar nos mercados públicos e privados e também seguir em parceria com o projeto de atenção primária do Eu Saúde, também idealizado pelo Grupo RCS Med, que visa atender empresas e operadoras de saúde oferecendo atendimento médico de qualidade por menos de 20 reais por mês.

“O nosso planejamento é termos no primeiro trimestre de 2020 um projeto de atenção integral à saúde em telemedicina para empresas e instituições a um valor de até 20 reais mensais por pessoa, com consultas ilimitadas. Será o grande novo paradigma em saúde privada”, diz Cabral.

A exemplo da experiência bem sucedida em Bangladesh e outros países, onde a telemedicina - em sua amplitude conceitual - tem encurtado distâncias e aproximado profissionais de saúde e pacientes, a proposta do grupo com seu projeto de atenção primária é oferecer um cuidado integral às pessoas acompanhando os casos de perto, com orientação de saúde online 24 horas, mensagens educativas e personalizadas, análise de dados de saúde populacional e proposições de planos de cuidado, com o objetivo de auxiliar tanto as operadoras como as empresas a reduzirem seus custos.

“Nossa meta é simplificar a gestão da saúde através da centralização do esforço médico e demais recursos tecnológicos”, diz o diretor Cabral, que acrescenta: “Vivemos uma nova era, com a tecnologia atuando como facilitadora na vida das pessoas. Nossa tarefa é trazê-la para o cotidiano e fazer com que os colaboradores das empresas possam usufruir de todos os benefícios do recurso”.

Acostumado à rotina de hospitais e consultórios, o executivo é assertivo ao indicar o projeto: “além de facilitador, o projeto é ecologicamente viável e alinhado aos esforços para descomplicar a rotina, proporcionar qualidade de vida e economia para as empresas”.

Tese de investimento

O projeto Near Telemedicine está sendo investido pelo BiotechTown, hub de inovação voltado exclusivamente para produtos e negócios nas áreas de biotecnologia e ciências da vida. O objetivo no hub é aprimorar o projeto em um ambiente de inovação possibilitando network ou acesso a pessoas-chave que atuam no setor. “No BiotechTown temos a possibilidade de escutar e aprender com especialistas de diversas áreas e acessar investidores que percebem o potencial do setor de saúde”, relata Guilherme Naves, responsável pelo projeto dentro do hub.

Sobre a RCS

Em operação desde 2013, a RCS (Rede de Cuidados de Saúde) – www.rcs.med.br é composta por profissionais experientes na área de gestão de serviços de saúde. Jovem e inovadora, com uma concepção atemporal, a empresa impacta hoje mais de um milhão de pessoas todos os meses e busca o desenvolvimento de soluções customizadas para os serviços de saúde. Reconhecida pela expertise em gestão da saúde com o conceito hands on, a RCS utiliza a tecnologia a serviço da qualidade e humanização dentro dos ambientes de saúde, sempre zelando pelo respeito, confiança e credibilidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto