Logo
Imprimir esta página

Especialistas alertam sobre o número crescente de Osteoartrite, Osteoporose e Sarcopenia durante evento realizado em São Paulo

Simpósio reuniu fisiatras, ortopedistas, reumatologistas brasileiros, além do especialista científico e professor britânico, Dr. Ali Mobasheri

O resultado de um estudo realizado pelo Grupo de Estudos em Osteoartrite, Osteoporose e Sarcopenia, foi apresentado durante o 1º Simpósio GEOOS, organizado pelos fisiatras Dra. Pérola Grinberg Plapler (pelo IOT-HC) e Dr. Cyro Scala (pela Santa Casa de São Paulo), com o apoio de toda a diretoria do GEOOS. O evento, que contou com a presença de médicos brasileiros e do médico britânico Dr. Ali Mobasheri, considerado um dos nomes mais respeitados mundialmente no meio científico e acadêmico quando se trata de osteoartrite, aconteceu no Núcleo de Inovação Tecnológica do HCFMUSP, em São Paulo, com o objetivo de fomentar iniciativas de caráter científico, focadas na atenção interdisciplinar para prevenção e tratamento das doenças.

Durante o simpósio, os especialistas reforçaram a preocupação com o número crescente de pessoas que não leva a sério as dietas, o estilo de vida e a prevenção de doenças. Conforme pesquisas, foram exibidas algumas estatísticas de prevalência sobre a osteoartrite no Brasil, onde foi revelado, entre outros importantes resultados, que 33% da população brasileira tem a doença, sendo indivíduos maiores de 25 anos de idade, 40,2% homens e 59,8% mulheres.

Segundo a OARSI (Osteoarthritis Research Society International), a osteoartrite é uma doença das articulações caracterizada pela degeneração das cartilagens, associada à inflamação da articulação. No Brasil, é responsável por 7,5% de todos os afastamentos do trabalho, sendo a segunda maior causa, e é a quarta a determinar a aposentadoria (6,2%), já que a prevalência entre os idosos é enorme. Depois dos 65 anos, 85% das pessoas apresentam evidência radiográfica de osteoartrite.

Com o tema “Emerging supplements for osteoarthritis and joint health”, o simpósio para o Dr. Ali Mobasheri, teve como objetivo estabelecer um novo fórum para discussão e divulgação das pesquisas mais recentes sobre a Osteartrite, e debater as diretrizes de tratamento recentemente introduzidas para o manejo clínico da doença. “Quando enviei minha manifestação e declaração pessoal à presidência da Osteoarthritis Research Society International (OARSI), deixei claro que trabalharia duro para tornar a OARSI mais internacional e construir novos relacionamentos e vínculos com o Brasil e a Índia. Nos últimos 12 meses, demonstrei meu compromisso com a comunidade de pesquisa no Brasil, com inúmeras visitas ao país, discutindo e, junto com a equipe médica brasileira, pesquisando sobre a Osteartrite”, revela o especialista do Reino Unido.

A carga mundial da doença é um problema enorme que aumenta a cada dia. No estudo de 2010, foi a décima primeira maior contribuidora para incapacidade. A Osteoartrite é a forma mais comum de doença do aparelho locomotor e uma das doenças mais crônicas, que afeta milhões de pessoas por todo mundo. “No Brasil, acredito que a incidência vai aumentar conforme a mudança demográfica, com o aumento da obesidade e do envelhecimento e, com isso, precisamos considerar que o sistema de saúde será afetado”, explicou Dr. Ali.

A Dra. Pérola ressaltou a importância do simpósio, que é pioneiro na área e reuniu diversos especialistas para discutir as três doenças, Osteoartrite, Osteoporose e Sarcopenia que muitas vezes caminham juntas. ”É fundamental que sejam realizadas pesquisas para que tenhamos mais compreensão dessas doenças e de como tratá-las. Temos observado que o tratamento das três, quando presentes, potencializa o tratamento de cada uma cada uma delas, valendo então a pena tratar todas ao mesmo tempo, para aumentar a qualidade de vida e diminuir a mortalidade”, explicou.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto