Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Enfermeiros são os mais afetados por acidentes biológicos

O profissional de enfermagem é o mais afetado por acidentes biológicos com profissionais da área da saúde no Brasil possivelmente pela maior demanda em realizar tarefas invasivas ou manipular materiais perfurocortante. Essa é a conclusão de artigo publicado pela revista Arquivos Médicos da FCM/Santa Casa.

Os principais setores onde os acidentes aconteceram foram: centro cirúrgico, enfermaria, unidade de terapia intensiva e pronto socorro. O acidente com material perfurocortante foi o tipo de acidente mais frequente, seguido pelo contato direto do profissional com sangue do paciente.

A punção venosa ou arterial, descarte de seringas e agulhas foi o principal momento em que aconteceu os acidentes. Os patógenos causadores de doenças transmitidas ao profissional em detrimento do acidente ocupacional mais citadas foram o HIV e o vírus da hepatite B.

Quanto à conduta dos profissionais acidentados, alguns admitem não terem notificado o acidente à Comissão Interna de Prevenção Acidentes (CIPA). Embora a maioria dos profissionais façam a notificação e iniciam o tratamento profilático ou curativo proposto, muitos não fazem o acompanhamento até o final e abandonam o tratamento.

O objetivo da pesquisa foi identificar na literatura as características dos acidentes com materiais biológicos sofridos pelos profissionais de saúde e as repercussões. O estudo de revisão foi realizado na base de dados LILACS (Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde) e Scientific Electronic Library Online (SciELO).

Foram selecionados 35 artigos pela leitura dos títulos e resumos e, destes, 15 foram excluídos após a leitura na íntegra por não atenderem os critérios de inclusão.

O artigo “Acidentes biológicos com profissionais da área da saúde no Brasil: uma revisão da literatura”, de Tássia Santos Carvalho e Reginaldo Adalberto Luz, está publicado na íntegra gratuitamente em https://doi.org/10.26432/1809-3019.2018.63.1.31


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS