Logo
Imprimir esta página

Dia 9 de dezembro é celebrado o Dia do Fonoaudiólogo

Especialistas atuam em diversas áreas relacionadas à Comunicação Humana, mas ainda são poucos para atender a demanda em todo o Brasil

Hoje é celebrado o Dia do Fonoaudiólogo, mesma data em que a profissão foi regulamentada no Brasil pela Lei nº 6.965 em 1981. Segundo dados do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFF), atualmente são 44.347 fonoaudiólogos em atividade em todo o território nacional. A região Norte, nomeada como 9ª Região, é a que tem menos fonoaudiólogos, com apenas com 2.346 profissionais atuantes nos seis Estados que a compõem. Já a 2ª Região, composta pelo Estado de São Paulo, é a que detém maior número de profissionais com 12.738.

Com o aumento da expectativa de vida da população brasileira, que atualmente é estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 207,8 milhões de habitantes, deverão aumentar proporcionalmente problemas de saúde que surgem com o avanço de idade, como diabete, AVC, perda de audição, problemas para se alimentar e falar. Segundo o órgão, houve um aumento de 26% na população com 65 anos de idade ou mais entre 2012 e 2018, o que totaliza 21,872 milhões de pessoas.

“O envelhecimento da população no Brasil está criando uma demanda maior por profissionais qualificados em Fonoaudiologia para lidar com esse público. É uma realidade que não mudará tão cedo e que deve oferecer diferentes oportunidades de atuação para os fonoaudiólogos”, comenta a fonoaudióloga e gerente de produto do Grupo Microsom, Maria do Carmo Branco.

Áreas de atuação

Mas o que faz o Fonoaudiólogo? A Fonoaudiologia ou Terapia da fala e Audiologia, é a ciência que estuda as funções biológicas e comportamentais envolvidas na comunicação humana. Elas incluem funções neurovegetativas (mastigação, deglutição e aspectos funcionais da respiração) e neurológicas relacionadas ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, relacionadas às funções auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções estomatognáticas, orofaciais e na deglutição, essa última ligada à alimentação.

Uma das funções que primeiro vem à nossa lembrança é a da atuação do profissional de Fonoaudiologia junto a profissionais que trabalham muito com a voz, falam em público e precisam melhor a oratória e a articulação das palavras como locutores, oradores, radialistas, cantores, comediantes, apresentadores, entre outros. Mas ele também trabalha com pacientes que apresentam problemas de deglutição e limitações para se alimentar, como no caso de pacientes com má formação congênita, pós-operatório e vítimas de acidentes.

Crianças com dificuldade de desenvolver a comunicação oral melhoram muito quando acompanhadas por um Fonoaudiólogo. “Nos primeiros meses de vida, já é possível detectar se a criança apresentará alguma dificuldade na fala ou atraso no aprendizado da linguagem. Cada caso precisa ser avaliado com muito critério. Por isso, é importante o acompanhamento de um fonoaudiólogo durante esse período. A evolução na fala da criança assistida é notada em pouco tempo”, explica Maria do Carmo.

Com o envelhecimento da população brasileira, uma especialidade que se destaca é a Gerontologia. Essa vertente da Fonoaudiologia busca promover uma melhor qualidade de vida do idoso por meio da prevenção, avaliação e diagnóstico, reabilitação de distúrbios relacionados à fala, audição e equilíbrio, deglutição e motricidade orofacial.

O Fonoaudiólogo Audiologista, é o especialista dedicado ao estudo do sentido audição, desde a recepção das ondas sonoras pelo ouvido até o completo processamento das informações auditivas pelo córtex do sistema nervoso central. Ele estuda toda a anatomia, a fisiologia, a neurofisiologia e os problemas de saúde ligadas ao aparelho auditivo. Dessa forma, está apto a indicar, adaptar e acompanhar a utilização de aparelho auditivo pelo paciente. O Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFF) já sinalizou que as perdas auditivas causadas por ruído estão aumentando entre a população, tanto por ruído industrial, quanto por equipamentos de som. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 1 bilhão de jovens em todo o mundo correm risco de desenvolver problemas auditivos devido à exposição prolongada e excessiva a sons em volume alto, principalmente pelo uso de fones de ouvido. Estima-se que o risco atinge 50% da população entre 12 e 35 anos de idade. Segundo a OMS, cerca de 466 milhões de pessoas no mundo já têm a audição prejudicada e esse número deve aumentar para 900 milhões até 2050.

Existe ainda o Fonoaudiólogo Forense. Esse profissional auxilia investigações criminais e processos judiciais por meio de exames biométricos para identificação da voz, fala, linguagem, marcha, face, escrita, postura e tudo relacionado às realizações humanas.

Sobre o Grupo Microsom

O Grupo Microsom nasceu com o objetivo de tratar de forma mais humana as pessoas com qualquer tipo de deficiência. Ao longo do tempo agregou diversas soluções em seu portifólio, tais como aparelhos auditivos, aparelhos para zumbido, gagueira e apneia do sono. Sua missão é promover qualidade de vida para as pessoas que sofrem de alguma deficiência e precisam de soluções personalizadas e um atendimento humanizado. Ao todo, já conta com quase 30 anos de expertise e mais de 60 pontos de atendimento distribuídos por diversos Estados brasileiros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto