Brasil,

Dezembro Laranja: câncer de pele atinge 1 em cada 4 novos casos de câncer no Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Verena Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Médico do Alta Excelência Diagnóstica explica métodos para rastreio e detecção da doença. Se encontrado no estágio inicial, o câncer tem mais de 90% de chance de cura

O câncer de pele é o mais comum no mundo e é provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são diagnosticados anualmente 180 mil novos casos da doença no Brasil. Isso significa que 1 em cada 4 novos casos de câncer, é de pele. A alta prevalência da doença fez com que a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) iniciasse, em 2014, o movimento Dezembro Laranja, para a conscientização nacional sobre o câncer de pele.

Existem três principais tipos da doença: o melanoma, o carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular. De acordo com o médico dermatologista do Alta Excelência Diagnóstica, João Avancini, os dois últimos são, em geral, mais comuns e menos agressivos, com altos índices de cura quando diagnosticados e tratados precocemente.

O terceiro tipo, o melanoma, corresponde a aproximadamente 3% dos cânceres de pele. Apesar de raro, é o mais agressivo e potencialmente letal. Entretanto, quando descoberto no início, tem mais de 90% de chance de cura. “Por isso é importante ficar atento aos sinais de suspeita e realizar os exames dermatológicos periódicos para um diagnóstico precoce”, enfatiza Avancini.

Condições de risco

A exposição prolongada ao sol, mesmo que de forma esporádica, é fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pele, assim como se submeter a câmaras de bronzeamento artificial. De acordo com Avancini, é importante redobrar a atenção no verão e, principalmente, proteger as crianças e adolescentes, que costumam curtir as férias na praia e na piscina, com bastante exposição ao sol. “As queimaduras solares, quando ocorrem na infância e adolescência, elevam o risco de desenvolvimento do melanoma na idade adulta”, diz o especialista.

Outros fatores de risco são: pele e olhos claros, mais comuns em pessoas loiras e ruivas, presença de muitas pintas e histórico de câncer de pele na família.

Como prevenir

Com algumas medidas simples, como o uso de protetor solar em horários de maior intensidade do Sol (entre 10h e 16h) e de camisetas e bonés, já é possível reduzir as chances de surgimento da doença em cerca de 40%. Outra recomendação é realizar uma consulta dermatológica por ano, além de ficar atento aos sinais de alerta.

Sinais de alerta

Para facilitar a identificação de lesões suspeitas, é consenso entre os dermatologistas “a regra do ABCDE” (abaixo), que lista os sinais importantes e de fácil percepção pelo paciente, e atentar para feridas que não cicatrizam.

-A de assimetria: se a pinta ou mancha apresentar assimetria;

-B de bordas: bordas irregulares, com contornos mal definidos;

-C de cor: múltiplas cores na mesma lesão (tons pretos, azuis ou avermelhados etc.);

-D de diâmetro: lesões com mais de 5 ou 6 milímetros;

-E de evolução: mudanças na cor, tamanho, forma ou na sensibilidade de uma lesão ou pinta.

Se esses sinais na pele forem identificados, a orientação é procurar um dermatologista rapidamente. O diagnóstico é feito por meio do exame clínico da pele, podendo ter o auxílio de um dermatoscópio, ferramenta que permite a visualização das estruturas mais profundas das lesões cutâneas. Aliado ao dermatoscópio, o mapeamento corporal de nevos, que inclui a associação de fotos do corpo e a dermatoscopia, com possibilidade de um seguimento das pintas a longo prazo, é indicado apenas para casos de maior risco, ou seja, para aqueles que têm muitas pintas, que já tiveram câncer de pele ou casos da doença na família.

O mapeamento corporal de nevos fotografa as lesões encontradas em intervalos que podem variar de 3 a 12 meses e, com isso, identifica as pequenas mudanças ocorridas durante o período, muitas vezes imperceptíveis a olho nu. “É um importante exame para o diagnóstico precoce, pois encontrar o câncer no início é a melhor maneira de tratá-lo com sucesso”, explica Avancini. O especialista ressalta ainda que, para os casos mais graves, como os metastáticos, já existem novos medicamentos no mercado e estudos que comprovam o aumento da sobrevida desses pacientes.

Sobre o Alta Excelência Diagnóstica

Referência em tecnologia, inovação e qualidade médica, o Alta Excelência Diagnóstica é um centro de diagnósticos premium com foco no atendimento humanizado e personalizado. No Alta você encontra médicos renomados por órgãos nacionais e internacionais de saúde, além dos melhores equipamentos e tecnologias do mercado, como o uso de inteligência artificial para proporcionar uma medicina diagnóstica mais ágil e precisa. Conforto e privacidade em ambientes aconchegantes também estão presentes nas treze unidades distribuídas entre São Paulo e Rio de Janeiro, que conduzem o paciente por uma experiência única durante a realização de exames de imagens, análises clínicas e genéticos. Os exames de genômica de última geração são realizados pela GeneOne, referência em medicina genética, que oferece testes de pré-disposição para síndromes relacionadas com o câncer (oncogenética), doenças raras, coração (cardiogenética) e neurogenética. Mais informações acesse: www.altadiagnosticos.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar