Brasil,

Como evitar que dedos e partes do corpo acabem congeladas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Você já sentiu seus dedos tão frios e dormentes a ponto de achar que estavam congelados?

Frostbite se refere ao congelamento de tecido do corpo - geralmente a pele -, que ocorre quando os vasos sanguíneos se contraem, reduzindo o fluxo de sangue e oxigênio para as partes do corpo afetadas.

O congelamento é mais provável nas partes que estão mais longe do centro do corpo e, portanto, têm menor fluxo sanguineo, principalmente os pés, dedos, mãos, nariz e orelhas. A sensibilidade normal é alterada ou perdida, e as alterações de cor ocorrem nestes tecidos progressivamente, podendo chegar à necrose.

Existem três graus de lesão por frio:

1º - Frostnip
2º - Queimaduras superficiais
3º - Queimaduras profundas

CAUSAS
O Frostbite geralmente é causado pela exposição prolongada ao frio, especialmente se for acompanhada do fator vento-frio. Também pode ocorrer após mais de uma breve exposição a temperaturas muito frias durantes as corridas.

Embora crianças, idosos, e pessoas com problemas circulatórios - doença de Raynaud, por exemplo – estejam mais suscetíveis ao Frostbite, a maioria dos casos ocorre em adultos entre 30 e 49.

Se você desenvolver esse tipo de lesão, talvez não perceba à primeira vista, pois a área afetada pode ficar apenas dormente. Com atenção médica imediata, a maioria das pessoas se recupera totalmente do congelamento. No entanto, se ocorrerem lesões graves, pode haver dano permanente, dependendo do tempo de exposição e da profundidade do congelamento.

Em casos graves, o fluxo sanguíneo para a área pode parar, e os vasos, músculos, nervos, tendões e ossos podem ser danificados permanentemente. Se o tecido congelado morrer, a área afetada pode precisar ser amputada.

PREVENÇÃO

O primeiro passo é saber se você tem maior risco de lesão. Procure um médico para fazer exames antes das provas disputadas no frio.

Tabagistas, diabéticos e pessoas com doenças nos vasos sanguíneos correm maior risco, pois têm uma quantidade reduzida de fluxo sanguíneo para os braços e pernas;

Fadiga, desidratação, roupas inadequadas e altitude são fatores de risco adicionais;

Usar dois pares de meias, preferencialmente com a camada interna feita de fibras sintéticas e a camada externa feita de lã, dá isolamento ainda maior. Os sapatos devem ser à prova d'água;

Cobrir a cabeça, rosto, nariz e ouvidos em todos os momentos;

Usar roupa folgada para evitar a diminuição do fluxo sanguíneo para os braços e pernas;

Viajar acompanhado para o caso de precisar de ajuda;

Ter especial cuidado com condições de chuva e vento. A sensação térmica - temperatura real é, na verdade, muito mais baixa do que a temperatura do ar indicada durante uma corrida no frio.

TRATAMENTO EMERGENCIAL
Pedir ajuda até chegar ao hospital mais próximo;
Mover-se para uma área quente a fim de evitar a perda de calor;
Remover joias e roupas constritivas, porque eles podem bloquear ainda mais o fluxo sanguíneo;
Tomar bebidas quentes, não alcoólicas, e fluidos descafeinados;
Aplicar curativo estéril seco, colocando algodão entre os dedos envolvidos para evitar o atrito;
Nunca reaquecer uma área afetada se houver qualquer chance de novo congelamento. O ciclo de degelo/recongelamento é muito prejudicial e leva a resultados desastrosos;
Não esfregar a área congelada: o atrito criado só irá causar maiores danos aos tecidos.

A quantidade final da destruição dos tecidos é proporcional ao tempo de congelamento, e não à temperatura absoluta a qual o corpo foi exposto. Portanto, o transporte rápido para um hospital é muito importante. O médico irá reunir informações sobre a exposição ao frio e a condição médica antes da lesão. Devem ser avaliados os sinais vitais, incluindo temperatura, pulso, pressão arterial e frequência respiratória, a fim de excluir ou tratar qualquer ameaça de vida imediata, como a hipotermia ou infecção grave.

Ana Paula Simões é Professora Instrutora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Mestre em Medicina, Ortopedia e Traumatologia e Especialista em Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. É Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia; da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte; e da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. www.anapaulasimoes.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar