Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Doença de Parkinson começa muito antes dos tremores

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mônica Seolim
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Foto: Banco de Imagens Foto: Banco de Imagens

Sintomas não-motores costumam se manifestar anos antes dos sinais clássicos, como o tremor. Estar atento pode ajudar a diagnosticar a doença precocemente

A Doença de Parkinson é uma condição neurodegenerativa que atinge aproximadamente 1% da população mundial com mais de 65 anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Normalmente, ele é associado aos sintomas motores que manifesta, especialmente o tremor. No entanto, o que pouca gente sabe, é que a doença se inicia anos antes de o paciente começar a ter tremores, com outros sintomas não motores que acabam sendo ignorados.

O neurologista Gustavo Franklin explica que, em geral, os primeiros sintomas da Doença de Parkinson não são associados ao movimento. “Geralmente, a doença se inicia anos antes de aparecerem os sintomas motores, como tremor ou rigidez. Ela pode começar apresentando apenas uma constipação intestinal (intestino preso) ou apenas um disturbio do sono, com sonhos v'ividos e esses serem os únicos sinais por anos”, explica.

O especialista comenta que além da constipação intestinal, o paciente pode começar a ter alterações do sono, o chamado distúrbio da fase REM. “O paciente tende a se movimentar de forma brusca durante o sono, falar dormindo e apresentar sonhos vívidos, ou seja, que parecem reais”. Um estudo recente mostrou que pacientes com Disturbio comportamental do sono Rem, tem ate 70% de chance de desenvolver uma 'sinucleinopatia', grupo de doencas neurodegenerativas em que se encontra a Doen'ca de Parkinson. Depois disso, segundo o médico, a pessoa também pode começar a se queixar de dificuldades para sentir cheiros e apresentar sintomas psiquiátricos, como transtorno de ansiedade e depressão.

E após todo esse quadro, a Doença de Parkinson segue evoluindo e aí sim começam os sintomas motores e é nessa fase que a maior parte dos pacientes são diagnosticados. “Além do tremor, é comum que a pessoa apresente bradicinesia, ou seja, seus movimentos voluntários tendem a ficar mais lentos. Além disso, outro sinal comum é a rigidez muscular, a sensação de que os membros estão mais ‘duros’ e, por isso, mais difíceis de movimentar”.

Como a doença é progressiva, quanto antes ela for diagnosticada, melhor para o paciente, que consegue ser tratado precocemente para ter mais qualidade de vida. “É muito importante que as pessoas conheçam esses outros sintomas que aparecem antes dos sinais motores, para que procurem ajuda, façam uma avaliação com um neurologista”, alerta.

Existem diversas opções de tratamento para pacientes com Doença de Parkinson. Normalmente, são medicamentos que repõem a dopamina que os neurônios não estão produzindo em decorrência da doença, aliviando os sintomas. “Apenas o médico pode avaliar qual a melhor opção e dosagem do medicamento de acordo com as condições particulares do paciente. Mas quanto antes esse tratamento se inicia, melhores são as chances de que a pessoa continue realizando as suas atividades”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar