Logo
Imprimir esta página

Você sabia que 25% da população paulistana sofre com pressão alta?

O Cuidando do Seu Coração, uma iniciativa da Fundação Novartis - endereçada à cidade de São Paulo-, desenvolvida em parceria com renomadas instituições de saúde nacionais e internacionais, reforça a conscientização sobre os riscos da pressão alta.

Segundo o Inquérito de Saúde no Município de São Paulo (ISA Capital), 1 a cada 4 pessoas na cidade de São Paulo tem hipertensão e metade delas nem sabe que sofre da doença, caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. O dado é preocupante, pois a hipertensão é a doença crônica que mais mata no mundo, podendo levar o coração à um comprometimento grave decorrente de condições como o infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca ou derrame cerebral.

Só no Brasil, cerca de 400 mil pessoas morrem todos os anos em decorrência das doenças cardiovasculares, que chegam a matar duas vezes mais que o câncer e até seis vezes mais que todas as doenças infecciosas juntas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers).

“O cenário não é bom e, apesar das reduções observadas nas taxas de ocorrência de doença coronariana e derrame cerebral, essas ainda são as principais causas de morte no país. Mas é possível reverter essa situação com a ajuda da mudança de hábitos. Alimentação saudável, com controle de sal e bebidas alcoólicas, redução e/ou manutenção do peso dentro da faixa de normalidade, e a prática de exercícios regulares são grandes aliados na prevenção e no controle da hipertensão. Outro fator importante é a regularidade nas visitas às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), aferindo a pressão e mantendo os exames e tratamento medicamentoso, quando indicado, em dia, sob o olhar dos profissionais. Vale frisar também que a adesão, isto é, o uso contínuo dos medicamentos para controlar os níveis pressóricos, também é um fator extremamente importante, e os dados indicam que essa adesão é baixa, inferior a 20% dos pacientes que tratam a doença”, explica a nefrologista Dra. Frida Plavnik, porta-voz do Cuidando do Seu Coração e presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), parceira da iniciativa.

O Cuidando do Seu Coração visa melhorar o cuidado à população hipertensa para reduzir o número de mortes e complicações relacionadas às doenças cardiovasculares. A iniciativa oferece soluções que otimizam os atendimentos nas UBSs da zona leste de São Paulo, capacitando funcionários, rastreando, conscientizando e tratando a população.

Além disso, está presente em pontos estratégicos de Itaquera, levando ações de conscientização, aferição de pressão e atividades diversas. Um deles é o Centro Educacional Unificado (CEU) Aricanduva, que recebeu a iniciativa de braços abertos nesse novo período de aproximação com a frente de educação.

Atividades

Durante todo o ano, a iniciativa promove oficinas de cocriação ao lado de pais e educadores, que, muitas vezes, conta com a presença do educador físico – e grande parceiro – Marcio Atalla. Outras ações também são distribuídas no território de Itaquera, englobando locais públicos e de grande circulação como metrôs, cinemas e parques. Todas os eventos incentivam a adoção de hábitos saudáveis, levando pais e filhos a se envolverem com a causa por meio de palestras, brincadeiras e muito mais.

Sobre Cuidando do Seu Coração

Atendendo uma necessidade da Organização Mundial da Saúde para o combate às doenças crônicas não transmissíveis, surgiu o Better Hearts Better Cities, uma iniciativa social internacional de saúde que, no Brasil, ganhou o nome de Cuidando do Seu Coração. A iniciativa, que tem como principal parceiro a Secretaria da Saúde da Cidade de São Paulo, está sendo implementada num modelo piloto no bairro de Itaquera, zona leste de São Paulo. Tem como premissa a criação de um ecossistema de saúde numa ação intersecretarias, como a Secretaria Municipal de Educação via Programa Saúde na Escola. O objetivo é oferecer soluções para rastrear, tratar e conscientizar a comunidade sobre a hipertensão e, assim, inspirar e acelerar iniciativas que otimizem a atenção à doença. A hipertensão é uma doença crônica e silenciosa, e a que mais mata no mundo – atingindo 1 a cada 4 pessoas na cidade de São Paulo. O Cuidando do Seu Coração é uma iniciativa da Fundação Novartis, baseada em coalisão e parcerias com organizações internacionais e nacionais, como a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), a Associação Samaritano, a APS Santa Marcelina, a Faculdade Santa Marcelina, a IQVIA, a American Heart Association (AHA) e a Agência Tellus – responsável por implementar o projeto.

Site: https://www.cuidandodoseucoracao.org/
Facebook: https://www.facebook.com/cuidandodoseucoracaosp/
Instagram: https://www.instagram.com/cuidandodoseucoracao/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto