Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Nutrição na prevenção de doenças cardiovasculares

De acordo com dados disponibilizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são responsáveis pela morte de mais de 17,3 milhões de pessoas por ano, sendo considerada como uma das principais causas de morte em todo o mundo. O termo é utilizado para designar um grupo de patologias interrelacionadas que atingem coração e vasos sanguíneos, como a doença coronariana, cerebrovascular e reumática, cardiopatia congênita, doença arterial periférica e tromboembolismo venoso.

O desenvolvimento destas patologias pode resultar na interrupção ou diminuição do fluxo sanguíneo do organismo, impedindo a irrigação de tecidos importantes como por exemplo, o cérebro e o coração. Além de outras complicações, o quadro cardiovascular pode resultar inclusive em desfechos clínicos graves, como o infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral.

Aspectos como dislipidemia aumentada, hipertensão, diabetes, tabagismo, alcoolismo e obesidade são considerados importantes fatores de risco para doenças cardiovasculares, demonstrando a relevância da adoção de um estilo de vida mais saudável, principalmente no que diz respeito a alimentação. Já é bem estabelecido que hábitos alimentares inadequados, marcados pelo alto consumo de alimentos processados e ultraprocessados, geralmente ricos em açúcar, sal e gorduras, são extensamente prejudiciais a manutenção de uma boa saúde e associam-se diretamente com o risco elevado para patologias do sistema cardiovascular.

Diante da preocupação mundial com relação ao consumo alimentar e seu grande impacto na ocorrência de doenças cardiovasculares, as diretrizes nutricionais atuais alertam sobre a importância da mudança de hábitos da população. Um dos pontos principais acerca destas orientações remetem a ingestão controlada de gorduras, dando prioridade a fontes de gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas (como o ômega 3), e restringindo a participação de gorduras saturadas e trans na dieta. A moderação do consumo de colesterol (presente nos alimentos de origem animal) também é relevante para a conservação de bons níveis de colesterol sanguíneos.

Deve-se ainda destinar a devida atenção ao consumo de carboidratos simples, que quando ingeridos em excesso, podem propiciar o aumento no ganho de peso e ainda alterar os níveis de triglicérides do sangue. Outro fator importante a ser considerado quando tratamos de doenças cardiovasculares é a redução do consumo de sódio, estreitamente relacionado com casos de hipertensão.

No geral, para colocar em prática estas recomendações, basta estar atento aos aspectos qualitativos da alimentação. A escolha de cortes mais magros de carne, inclusão de peixes na dieta, ingestão variada de frutas, verduras e legumes, preferência por grãos integrais em detrimento dos refinados e menor consumo de ultraprocessados são estratégias consideradas cardioprotetoras, sendo efetivas no controle do colesterol, manutenção de um peso adequado, redução da glicemia e preservação da saúde como um todo.

Um plano alimentar diversificado e balanceado é responsável pelo fornecimento adequado do aporte de vitaminas, minerais e fibras que nosso corpo precisa. Junto a isso, o abandono de práticas como o tabagismo e alcoolismo, assim como a realização regular de atividades físicas são primordiais no combate a doenças cardiovasculares e melhoria da qualidade de vida.

Para alcançar sucesso em um plano alimentar é necessário ingerir alimentos que de fato fornecerão os nutrientes essenciais para o nosso organismo; não aqueles que só com cara boa. Esses elementos devem estar presentes no solo, para a cultura adequada de legumes, verduras, entre outros.

A iniciativa Nutrientes Para Vida (NPV) tem como missão informar a população sobre a importância dfertilizantes adubação eficaz para o aumento da produção e a qualidade nutricional dos alimentos, com o objetivo de assegurar uma melhor nutrição e saúde humana.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS