Brasil,

Governo do Rio Grande do Sul distribui suplemento para crianças com fibrose cística

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Farah
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Produto da Danone Nutricia indicado para melhora nutricional e ganho de peso em pacientes com idade entre um e 10 anos passa a ser fornecido gratuitamente em farmácias credenciadas da região

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES) disponibiliza, na rede pública de saúde, o acesso gratuito a Fortini, suplemento nutricional produzido pela Danone Nutricia, divisão de nutrição especializada da Danone. O produto, composto por vitaminas e minerais, é recomendado, entre outras indicações médicas, para melhora do quadro nutricional e ganho de peso em crianças entre um e 10 anos, acometidas pela fibrose cística, doença genética rara e sem cura, que afeta os sistemas respiratório e digestivo.

Pelo fato de a doença comprometer o funcionamento das glândulas que produzem muco, suor ou enzimas pancreáticas e ocasionar sintomas recorrentes, como diarreia, desidratação, falta de ar e pneumonias de repetição, ocorre, muitas vezes, a dificuldade de ganho peso e limitações no crescimento, decorrentes de um desequilíbrio nutricional. Isso acontece devido à má absorção de nutrientes e o aumento nos processos oxidativos, ocasionados pela evolução da doença. A produção excessiva de secreções também faz com que os pacientes tenham alterações de paladar, o que pode diminuir a sensação de fome.

A necessidade calórica dos portadores de fibrose cística é de 120 a 150% dos valores nutricionais recomendados pela RDA (Recommended dietary allowances - RDAs, estabelecidas pela Food and Nutrition Board/National Research Council) e é necessário cuidado com a nutrição, uma vez que o estado nutricional adequado está diretamente relacionado à melhora da função pulmonar e sobrevida desses pacientes1. Por isso é importante suplementar a alimentação para assegurar a absorção adequada de macro e micronutrientes, restaurar a energia e, consequentemente, proporcionar bem-estar e mais qualidade de vida a esses pacientes.

Como ter acesso à suplementação

A relação de medicamentos e suplementos disponibilizados pelo governo pode variar em diferentes estados e municípios são oferecidos somente aos pacientes que possuem recomendação médica e que preencham os critérios clínicos e terapêuticos exigidos pelo Protocolo de Dispensação das Fórmulas Nutricionais Especiais . Para ter acesso gratuito ao produto é necessário que a família ou o responsável pela criança ingressem com um processo administrativo junto à Secretaria Municipal de Saúde, com apresentação de documentos como identidade, certidão de nascimento, comprovante de residência, Cartão Nacional de Saúde (CNS)e laudo médico assinado. No Rio Grande do Sul, assim que o processo é aprovado, a retirada do produto pode ser feita em farmácias municipais credenciadas por 19 Coordenadorias Regionais de Saúde do estado, responsáveis pelo planejamento, acompanhamento e gerenciamento de serviços de saúde em todo o estado.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo site: https://saude.rs.gov.br/medicamentos-especiais-da-ses-rs.

Sobre a fibrose cística

A fibrose cística, ou mucoviscidose, é uma doença genética que se manifesta em ambos os sexos e é desencadeada por um gene defeituoso, cuja proteína CFTR, produzida por ele, sofre alterações em sua função e compromete o funcionamento das glândulas exócrinas, responsáveis pela produção de substâncias como o muco, suor ou enzimas pancreáticas.

A doença é caracterizada pela produção de muco 30 a 60 vezes mais espesso que o normal, que leva ao acúmulo de bactérias e germes nas vias respiratórias e no pâncreas. Com a dificuldade de eliminação do muco, há um ambiente favorável à proliferação de bactérias e desencadeamento de outras doenças associadas, como diabetes, infertilidade, doenças do fígado e fragilidade óssea, além de baixa da imunidade, perda de energia e absorção de nutrientes, ocasionando desnutrição e perda de peso.

Sintomas

Os sintomas mais comuns da doença são pele de sabor muito salgado, tosse persistente, muitas vezes com catarro, infecções pulmonares frequentes, como pneumonia e bronquite, chiados no peito, ou falta de fôlego, baixo crescimento ou perda de peso, diarreia, fezes volumosas e gordurosas e obstrução intestinal.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito por meio do Teste do Pezinho, Teste do Suor e testes genéticos específicos e o tratamento é multidisciplinar, variando de acordo com a gravidade da doença e forma como ela se manifesta.

Tratamento

O protocolo terapêutico é direcionado a tratar problemas digestivos e limpeza dos pulmões e pode incluir ingestão de enzimas digestivas para a alimentação, suporte nutricional, medicamentos broncodilatadores, antibióticos, anti-inflamatórios, fisioterapia respiratória e atividade física, sempre com acompanhamento médico.

Fibrose cística em números

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a fibrose cística atinge cerca de 70 mil pessoas em todo mundo e é a doença genética grave mais comum da infância. Estimativas do Ministério da Saúde apontam que a prevalência de fibrose cística no Brasil é de aproximadamente 2 mil portadores da doença2.

Uma em cada 25 indivíduos carrega o gene defeituoso, que é expresso quando uma criança herda o gene RTFC defeituoso do pai e da mãe. Este fato é compatível com uma frequência observada de, aproximadamente, um em cada 2,5 mil recém-nascidos3.

A prevalência da fibrose cística varia de acordo com a etnia, de 1/2 000 até 1/5 mil caucasianos recém-nascidos na Europa, nos Estados Unidos e no Canadá, 1/15 mil negros americanos e 1/40 mil na Finlândia4, sendo considerada rara em asiáticos e africanos5.

No Brasil, a prevalência estimada para a região sul é mais próxima da população caucasiana do centro europeu, decrescendo em direção a região sudeste e norte do País6. Não há estudos epidemiológicos ou de triagem neonatal abrangentes que permitam estimar a incidência da doença no País, pois menos de 10% do total anual de casos são diagnosticados7.

Sobre Fortini

Fortini é um suplemento nutricional para crianças, de uso exclusivo sob recomendação médica ou de nutricionista, rico em energia, vitaminas e minerais. Não contém lactose e glúten e pode ser consumido por via oral ou por sondas. Seu uso permite que a criança tenha um ganho de peso e crescimento linear com incremento harmônico entre macro e micronutrientes e, desta forma, tenha ganho de peso e crescimento adequados para a idade.

A versão sem sabor pode ser adicionada a alimentos salgados ou doces, sólidos ou líquidos, contribuindo para a aceitação do suplemento e manutenção de uma dieta equilibrada e saudável, além de evitar o desperdício do produto.

Para saber mais, acesse: https://www.danonenutricia.com.br/produtos/infantil/complementos-suplementos/fortini-po-baunilha-400g.html.

Sobre a Danone Nutricia

A Danone Nutricia, criada da fusão das unidades de negócio Early Life Nutrition (ELN) e Advanced Medical Nutrition (AMN) em fevereiro de 2019, chegou ao mercado com o propósito de transformar vidas por meio da nutrição. Com a união das expertises de suas unidades de negócio, tornou-se uma potência em nutrição especializada do Brasil, tendo em seu portfólio soluções nutricionais inovadoras. A Danone Nutricia é parte do Grupo Danone, cuja missão é levar saúde por meio da alimentação ao maior número de pessoas.

Referências

1. Dodge & Turck, 2006, Duhmer & Menna Barreto, 2009; Barbosa, 2008.

2. Brasil. Portaria SAS/MS nº 338 de 29 de junho de 2005. Brasília; 2005.

3. Collins CE, MacDonald-Wicks L, Rowe S, O´Loughlin EV, Henry RL. Normal growth in cystic fibrosis associated with a specialized center. Arch Dis Child. 1999; 81(3):241-6.

4. Ribeiro JD, Ribeiro MAGO, Ribeiro AF. Controvérsias na fibrose cística: do pediatra ao especialista. J Ped. 2002; 78(supl.2):171-86.

5. Mickie JE, Cutting GR. Clinical implications of cystic fibrosis transmembrane conduntance regulator mutations. Clin Chest Med. 1998; 19(3):443-58.

6. Fiates GMR, Barbosa E, Auler F, Feiten SF, Miranda F. Estado nutricional e ingestão alimentar de pessoas com fibrose cística. Rev Nut. 2001; 14(2):95-101.

7. Lemos AC, Matos E, Franco R, Santana P, Santana MA. Fibrose cística em adultos: aspectos clínicos e espirométricos. J Bras Pneumol. 2004; 30(1):9-13.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar