Brasil,

Fisioterapeuta da Pés Sem Dor recomenda que alongamento seja feito somente depois da atividade física de resistência

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Antonio Montano
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Fonte: Banco gratuito do Freepik Fonte: Banco gratuito do Freepik

Alongamentos feitos antes dos exercícios podem gerar efeitos de esticamento no músculo, diminuindo sua potência e força

Muitas pessoas ainda se perguntam se o alongamento é benéfico e quando que ele deve ser realizado, antes ou depois do exercício. Mateus Martinez, Diretor de Fisioterapia da Pés Sem Dor tem uma resposta para essa pergunta: alongue depois.

O alongamento não previne lesões, e pode gerar um efeito negativo quando realizado antes de atividades físicas que demandam força e potência. E, quando realizado previamente em um curto período de tempo (minutos ou até horas antes do exercício), pode prejudicar o desempenho, gerando um alongamento das fibras musculares, fazendo com que os músculos fiquem esticados. Isso resulta em perda de força e potência, como se fosse um relaxamento muscular.

Existem algumas boas maneiras para se fazer o alongamento, devendo ocorrer preferencialmente depois da atividade física, todos os dias, permanecendo em posição por pelo menos um minuto. É importante também focar em grupos musculares grandes e relacionados com a atividade física que será realizada. Se for fazer corrida, focar nas coxas e pernas, etc. Evitar a dor articular durante o alongamento também é importante, pois isso indica que ele está sendo realizado de maneira correta.

"Você pode usar e abusar do alongamento, contanto que ele seja feito preferencialmente depois da atividade física ou em algum outro momento do dia. Isso vai trazer um efeito relaxante no músculo e ainda ajuda a diminuir a dor muscular tardia relacionada ao exercício. Para antes do exercício, é orientado que se faça apenas o que chamamos de aquecimento, que nada mais é do que uma atividade dinâmica, de movimento, em uma intensidade mais leve que a do exercício que será praticado", explica Martinez.

Sobre a Pés Sem Dor

Em 2009, Thomas Case buscava uma solução para seus próprios problemas com a dor devido aos seus pés chatos, tornozelos desabados e problemas no joelho. A simples confecção de uma palmilha ortopédica sob medida conseguiu alcançar um alívio total. A partir dessa experiência e com sua visão empreendedora, avaliou que este poderia ser um mercado muito interessante, já que dores desse tipo são um problema comum na rotina das pessoas.

Seu desafio na época era massificar o desenvolvimento e distribuição daquelas palmilhas até então produzidas de forma artesanal e, consequentemente, muito limitada. A partir desse propósito o negócio foi rapidamente estruturado com a realização de investimentos nas mais avançadas tecnologias de escaneamento digital, inteligência artificial e impressão 3D. Nascia então a Pés Sem Dor.

Atualmente, são 55 pontos de avaliação e vendas onde trabalham 108 fisioterapeutas. A linha de produção que recebe um a um os pedidos totalmente personalizados é composta por 110 impressoras, formando o maior parque de impressoras 3D do Brasil. Um processo totalmente sustentável sem produção de resíduos e ainda sem poluição sonora.

São diversos tipos de palmilhas, de acordo com seu uso, como as específicas para uso em tênis, chuteiras, sapatos de salto alto, chinelos, etc. Todas produzidas em filamentos de TPU (poliuretano termoplástico), um material que possui resistência e flexibilidade garantindo mais conforto e durabilidade.

www.pessemdor.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar