Logo
Imprimir esta página

II Congresso Brasileiro de Neurogenética 2020: inscrições abertas

De 26 a 28 de março de 2020, São Paulo será receberá o II Congresso Brasileiro de Neurogenética. O palco será o Centro de Convenções Rebouças e a programação tratará das principais questões e avanços desse campo de atuação.

Dividida em módulos, dará destaque para os temas como genética de populações, novidades no tratamento de doenças neurogenéticas, demências hereditárias, distúrbios do sono e genética, epilepsia mioclônica juvenil, síndromes epilépticas na infância, sequenciamento de exoma, sequenciamento do genoma princípios de Neurogenética e neurociência, raciocínio e enfermidades em Neurogenética, semiologia em genética, neuropatias hereditárias e doenças mitocôndrias, entre outros.

Com apoio da Academia Brasileira de Neurologia, ABN, o Congresso já tem a grade científica avançada. Ela pode ser acessada em http://congressoneurogenetica.com.br/txt/9. As inscrições também estão abertas.

“No último dia, temas livres contemplarão estudos recentes realizados no Brasil de graduandos e pós-graduandos. Além disso, reuniremos os palestrantes internacionais para fazer um debate, com o intuito de compreender a perspectiva da Neurogenética daqui a cinco, dez anos”, comenta Sarah Teixeira Camargos, presidente do II Congresso Brasileiro de Neurogenética e coordenadora do Departamento Científico de Neurogenética da Academia Brasileira de Neurologia.

“A Neurologia é uma especialidade que no passado não tinha o alcance terapêutico que tem hoje. Isso depende e está dependendo em grande parte dos avanços em Neurogenética. Assim, a Neurogenética e a Neuroimunologia são duas áreas que têm crescido muito nos últimos anos, com novos conhecimentos, fármacos e terapias. Para nós, o respaldo a este evento é integral”, destacou o professor titular de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e coordenador científico da Academia, Ricardo Nitrini.

Recordes constantes

Em 2016, houve o I Encontro de Neurogenética, na sede da Associação Paulista de Medicina, com a participação de quase 300 pessoas, superando as expectativas da organização. Dada a repercussão, surgiu a ideia de realizar a primeira edição do Congresso Brasileiro de Neurogenética, que aconteceu em 2018. Mais uma vez, a resposta foi extraordinária: 700 congressistas.

“Não é apenas o número de pessoas que nos surpreende, mas o choque de gerações, alunos, residentes, pós-graduandos e professores mais jovens, com experiência maior, e internacionais. Uma interação muito grande entre essas gerações fez a diferença do Congresso”, resume o neurologista José Luiz Pedroso, membro da Comissão Organizadora e presidente do I Congresso Brasileiro de Neurogenética.

Segundo Pedroso, nesta segunda edição, a união entre o desenvolvimento científico e o meio acadêmico é imprescindível, e o papel dos patrocinadores e laboratórios torna-se relevante no propósito de incentivar pesquisas na área. “É importante que saibamos aproveitar o momento, já temos quase 30 anos do início do projeto genoma. O resultado disso é a grande quantidade de novos genes descobertos, de doenças raras que não tinham um diagnóstico e a resposta que podemos dar hoje às famílias.”

Doenças raras

“Quando abordamos Neurogenética ou Genética, falamos de doenças raras. Há oito mil tipos diferentes delas, sendo a maioria relacionada à condição infantil”, explica o neurologista Jonas Saute, também da Comissão organizadora do II CBN. Em torno de 90% das doenças genéticas afetam crianças; 10% afetam adultos e têm relevância epidemiológica.

Saute acredita que a porcentagem menor corresponde de igual maneira à maior, porque são doenças que afetam pessoas em razão dos mecanismos de heranças. “Em oncogenética, uma em cada 400 pessoas tem mutação em genes associados ao câncer de mama hereditário. Isso é uma única doença que atinge um número gigante de pessoas”, exemplifica.

Por isso, a Comissão Organizadora, ao discutir os temas, contemplou doenças que afetam crianças e adultos. “Na prática clínica, tivemos uma mudança com a questão do sequenciamento de nova geração, painéis de genes, exoma e genoma”, acrescenta.

Por fim, ele afirma que talvez este seja o momento de discutir a fronteira do conhecimento, os dilemas éticos, o diagnóstico e o tratamento específico. “Estamos vivenciando um aumento importante do diagnóstico e da terapia, realmente é algo extremamente motivador, além de lidarmos com tecnologias disruptivas. E temos de estar atentos a todos os desafios éticos e os que implicam praticar a Neurogenética no sistema público e privado de Saúde do País”, conclui.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto