Brasil, 19 de Janeiro de 2020

TOKIO MARINE SEGURADORA

Dezembro Verde: Hospital Cruz Verde tem programação especial na Semana Estadual da Paralisia Cerebral

Nos dias 2 a 6 de dezembro, a instituição realiza ações de conscientização sobre a doença e faz palestras para capacitar profissionais da área da saúde; A partir de dezembro, Hospital conseguirá realizar exames de Nasofibroscopia, essencial para o diagnóstico dos pacientes

Referência no tratamento de paralisia cerebral grave na América Latina, o Hospital Cruz Verde promove a Semana Estadual de Paralisia Cerebral em dezembro, mês de conscientização da paralisia cerebral no país. De 2 a 6 de dezembro, a instituição realiza uma série de ações e palestras para os pacientes, sociedade médica e público em geral. A proposta é debater e alertar sobre o tema, contribuindo para a formação dos profissionais de saúde.

A partir de dezembro, a instituição também passa a realizar o exame de Nasofibroscopia da Deglutição, que avalia as regiões da cavidade nasal até a laringe. “Esse exame é extremamente importante. O aparelho permite identificar o nível de deglutição (ato de engolir alimentos) do paciente. Com isso, podemos identificar se o paciente pode ter uma dieta líquida, pastosa ou se precisa de intervenção cirúrgica”, explica a otorrinolaringologista do Hospital Cruz Verde, Dra. Débora Neves Joi.

O Hospital captou o aparelho por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD), do Ministério da Saúde. O aparelho ficará no Hospital Cruz Verde pelos próximos dois anos e estará disponível para os pacientes internos da instituição e do ambulatório, e para toda a rede pública de saúde.

O lançamento oficial da Semana Estadual de Paralisia Cerebral acontece na próxima segunda-feira, 2 de dezembro, a partir das 9h30, com uma apresentação de violino do músico Cleyton Rodrigues. Haverá ainda a distribuição de folhetos explicativos e a soltura de balões.

Nos dias 3 e 4 de dezembro, a partir das 8h50, serão promovidas palestras, debates e apresentações de temas ligados à paralisia cerebral. Essas atividades serão direcionadas aos profissionais e estudantes da área de saúde e tem como objetivo estimular ações de políticas públicas e privadas para pacientes com paralisia cerebral. Entre os palestrantes: o Prof. Dr. Acary Souza Bulle Oliveira, da UNIFESP, que falará sobre atrofia muscular espinhal; o Dr. Alulin Monteiro Fonseca, neurologista Infantil da UNIFESP, que irá comentar sobre aspectos gerais da paralisia cerebral e o Dr. Pedro Batista Junior, da Prevent Senior, que irá falar sobre os cuidados extensivos e manutenção de boa prática assistencial.

Na sexta-feira, 6 de dezembro, o Hospital Cruz Verde encerra a Semana com uma apresentação de Natal realizada pela Bachiana Filarmônica SESI sob regência do maestro João Carlos Martins. A apresentação será aberta ao público e acontecerá no Teatro Sérgio Cardoso, às 20h. A entrada é gratuita. Os interessados devem retirar os ingressos na bilheteria do teatro a partir das 15h.

Serviço: Semana Estadual da Paralisia cerebral – Dezembro Verde

02/12/2019 (Segunda-feira)

9H30 – Lançamento da Semana Estadual da Paralisia Cerebral
Apresentação Cleyton Rodrigues – Violive Project
Distribuição de Folders explicativos sobre a Paralisia Cerebral no semáforo da esquina do prédio do Hospital
Soltura de Balões na frente do Hospital com a participação de pacientes e bombeiros
Local: Em frente ao Hospital Cruz Verde
Endereço: Dr. Diogo de Faria, 695 – Vila Clementino – São Paulo/SP

03/12/2019 (Terça-feira)
Evento Acadêmico – Palestras e Debates
08h50 – Abertura da Semana Estadual da Paralisia Cerebral
09h15 – Atrofia Muscular Espinhal – Novos Desafios
Palestrante: Prof. Fr. Acary Souza Bulle Oliveira – Neurologista – UNIFESP
10h00 – Cuidados Extensivos e Manutenção de Boa Prática Assistencial
Palestrante: Dr. Pedro Benedito Batista Junior – Cirurgião Geral/ Gastrocirurgia – PREVENT SENIOR
10h45 – Aspectos gerais da Paralisia Cerebral
Palestrante Dr. Alulin Monteiro Fonseca – Neurologista Infantil
UNIFESP – Hospital Cruz Verde
11h10 – Coffee Break
11h30 – Mesa Redonda Prof. Fr. Acary Souza Bulle Oliveira, Dr. Pedro Benedito Batista Junior, Dr. Alulin Monteiro Fonseca, Prof. Dr. Aron Diament
Coordenação – Marilena Pacios – Superintendente do Hospital Cruz Verde
Local: Hospital Cruz Verde
Endereço: Dr. Diogo de Faria, 695 – Vila Clementino – São Paulo/SP
Inscrições pelo e-mail –
Vagas Limitadas

04/12/2019 9h00 (Quarta-feira)
Evento acadêmico – Palestras e Debates
9h15 – Correlação Clínico Radiológica na Paralisia Cerebral
Palestrante: Dra. Gabriella Santos Oliveira – Neurologista Infantil – Hospital Cruz Verde
9h45 – A Importância dos Achados Clínicos no Exame de Nasofibroscopia da Deglutição
Palestrante: Dra. Débora Neves Joi – Otorrinolaringologista – Hospital Cruz Verde
10h15 – Nova perspectiva Terapêutica para espasticidade muscular – Ziclague
Palestrante: Maria Imaculada Piperas – Fisioterapeuta – Supervisora do Hospital Cruz Verde
11h00 – Mesa Redonda
Dra. Gabriella Santos Oliveira, Dra. Débora Neves Joi, Maria Imaculada Piperas.
Coordenação: Dra. Adriana Ávila de Espindola – Neurologista Infantil – Hospital Cruz Verde
11h15 – Coffee Break
11h30 – Estomaterapia nas complicações do Paciente com Gastrostomia
Palestrante: Laura Ribeiro – Enfermeira – Hospital Cruz Verde
11h45 – Antropometria e Curvas de Classificação Nutricional para o paciente com Paralisia Cerebral
Palestrante: Marcela Nicole Pereira – Nutricionista Hospital Cruz Verde
12h00 – Manejo odontológico para pacientes com paralisia cerebral
Palestrante: Dra. Tatiana Monzani – Cirurgião Dentista – Hospital Cruz Verde
12h15 – Mesa Redonda
Enfermeira Laura Ribeiro, Nutricionista Marcela Nicole Pereira e Dra. Tatiana Monzani.
Coordenação – Maria Imaculada Piperas – Fisioterapeuta – Supervisora do Hospital Cruz Verde
Local: Hospital Cruz Verde
Endereço: Dr. Diogo de Faria, 695 – Vila Clementino – São Paulo/SP

05/12/2019 (Quinta-feira)
10h - Apresentação do Projeto Nasofibroscopia da Deglutição


06/12/2019 (Sexta-feira)
Natal Solidário do Hospital Cruz Verde
Maestro João Carlos Martins e Bachiana Filarmônica SESI- SP
Horário: 20h00
Classificação: Livre
Local: Teatro Sérgio Cardoso – Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista
Entrada Gratuita – retirada na bilheteria do teatro a partir das 15h00 no mesmo dia da apresentação
Coordenação Jo Santana

Sobre o Hospital Cruz Verde

Fundado há 61 anos, o Hospital Cruz Verde é referência no tratamento de paralisia cerebral grave para a América Latina, e recebe recursos públicos que cobrem cerca de 60% de suas despesas. Para manter as atividades e atendimento de alta qualidade no Hospital e no Ambulatório, além da manutenção das salas de reabilitação, consultório odontológico e piscina aquecida, a Cruz Verde conta com outras formas de arrecadação por meio de doações e realização de eventos. O Hospital recebe pacientes com sérias lesões neurológicas e agravos clínicos associados. Na quase totalidade dos casos, os internos vêm de famílias com renda insuficiente e crianças abandonadas.

O Cruz Verde presta assistência integral, fornecendo alimentação com dietas específicas, medicamentos, vestuário, instalações apropriadas, equipamentos especiais e adaptados às necessidades de cada paciente, numa proposta de atendimento individualizado. O paciente tem acesso a uma equipe multidisciplinar que envolve neuropediatra, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, fonoaudióloga e algumas vezes professores especializados. O ambulatório realiza em média 8.000 atendimentos por ano através de consultas pré-agendadas, onde o paciente passa por uma triagem médica e multiprofissional para uma avaliação e a partir daí são estabelecidos os programas terapêuticos de cada área.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS