Brasil,

Ultrassonografia com preparo ou ressonância magnética: descubra qual é o exame mais indicado no tratamento da endometriose

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renato Lopes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

No Brasil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), sete milhões de mulheres sofrem com a enfermidade, sendo que muitas ainda possuem dúvidas sobre o tratamento

Estima-se que uma a cada dez mulheres no mundo todo sofre com a endometriose. Os sintomas mais comuns são irregularidades menstruais, dores abdominais, dores durante o ato sexual e até dor para urinar e sangramento na urina. No Brasil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), sete milhões de mulheres sofrem com a enfermidade. A endometriose é um distúrbio em que o tecido que reveste o útero cresce fora dele. O tecido pode estar presente nos ovários, nas tubas uterinas ou no intestino.

“Não existe ainda algo que explique o real motivo pelo qual algumas mulheres sofrem com esse problema, a tese mais discutida é a “menstruação retrógada”, que é quando o endométrio se solta das parede uterinas, e não liberado por completo durante a menstruação, e sobe pelas trompas”, explica o diretor clínico do Laboratório Rocha Lima, David Pares. Por conta disso, as células do endométrio vão para outras partes do organismo e se reproduzem, causando assim a endometriose.

O distúrbio atinge as mulheres na fase reprodutiva, e pode ser desenvolvida tanto entre a primeira menstruação como na menopausa. “O problema é que algumas mulheres acabam não procurando um especialista por achar que é algo normal menstruar com dor, e muitos médicos também ignoram as queixas de cólicas das pacientes, o que atrasa o diagnóstico”, explica Pares. Como a doença afeta partes do sistema reprodutor, as mulheres acabam tendo dificuldades para engravidar.

Existem diversos exames complementares que são fundamentais para o diagnóstico da doença como a ultrassonografia e a ressonância magnética. Muitas mulheres costumam ter dúvidas na hora de escolher o exame mais indicado. “Por conta do baixo custo e da facilidade, a ultrassonografia com preparo deve ser o primeiro exame solicitado. Além disso, na ultrassonografia é feito um preparo intestinal que possibilita uma melhor visualização das estruturas e um diagnóstico mais preciso”, diz o diretor clínico.

Além disso, os ovários e o peritônio pélvico são os locais que apresentam maior frequência de tecido endometrial ectópico. Portanto, a ressonância magnética deve ser feita em casos mais específicos, pois o custo-benefício da ultrassonografia com preparo é maior e por ele ser um método efetivo na detecção da endometriose.

* O Diretor clínico Dr. David Pares possui mestrado em Medicina (Obstetrícia) pela Universidade Federal de São Paulo (1987), e doutorado em Medicina (Obstetrícia) pela mesma Universidade. Foi Chefe da Medicina Fetal no Laboratório Fleury e proprietário do Lego Laboratório, precursor do atendimento especializado na saúde da mulher. Atualmente é professor adjunto e Chefe do Departamento de Obstetrícia, da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo.

Sobre o Rocha Lima

O Rocha Lima, fundado em São Caetano em 1947, foi o primeiro laboratório do ABC e, posteriormente, a primeira clínica de vacinação da região. Com a filosofia de que o laboratório é a extensão do atendimento médico, o Rocha Lima, há mais de 70 anos, desempenha um trabalho responsável com respeito às pessoas e que inspira confiança a médicos e pacientes.

Apoiar a comunidade médica e contribuir para um tratamento eficaz ao paciente é nosso maior objetivo.

Mais informações: www.rochalima.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar