Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como cuidar dos dentes de leite?

5 dicas para manter o sorriso das crianças saudável nessa fase

A troca de dentição das crianças geralmente ocorre entre os 06 e 12 anos de idade, época em que as famosas “janelinhas” tomam conta do sorriso dos pequenos. Antes de surgirem os dentes permanentes, é comum que os adultos tenham dúvidas sobre os cuidados com os dentes de leite, afinal a higiene bucal nos primeiros anos de vida influencia na saúde bucal durante as próximas fases da vida.

De acordo com o Dr. Fábio Bibancos, odontopediatra e consultor da GUM, marca mais inovadora em cuidado bucal do Brasil, os hábitos de higiene bucal devem fazer parte da rotina das crianças a partir do nascimento do primeiro dente de leite, seguindo algumas dicas abaixo:

É importante estimular a amamentação

Para bebês, a amamentação é importante na formação correta dos ossos e músculos da face que futuramente exercem a função de mastigação, além de determinar a interposição correta da língua. De acordo com a OMS e a UNICEF, o leite materno deve ser único e exclusivo alimento ingerido pelo bebê até o sexto mês. Para as mães com dificuldade em amamentar e que tenham que fazer o uso da mamadeira, recomenda-se nunca cortar ou alargar o bico da mamadeira, pois o esforço realizado para promover a sucção é importante para estimular os músculos da face.

Deve-se evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar

A partir dos 6 meses de idade já é possível introduzir alimentos na dieta das crianças, porém a recomendação é sempre optar por comidas saudáveis, evitando pratos e bebidas ricos em açúcar como doces, biscoitos, sucos prontos e refrigerantes durante toda a infância. “O açúcar favorece a formação de cáries nos dentes entre outros riscos para a saúde das crianças”, pontua.

Creme dental com flúor é o mais recomendado

De acordo com a ABOPED (Associação Brasileira de Odontopediatria) recomenda-se o uso de creme dental com flúor deste o aparecimento do primeiro dente de leite. O especialista alerta que os adultos devem estar atentos ao rótulo dos cremes dentais infantis e escolher os que tenham concentração mínima de 1.000 ppm de flúor, concentrações inferiores a essa não são eficazes na prevenção de cárie. “Outro fator que merece atenção é a quantidade de creme dental na escova, para crianças menores de 3 anos, que ainda não sabem cuspir, a quantidade recomendada é a de um grão de arroz cru, já para as que conseguem cuspir, a quantidade é igual a um grão de ervilha”, explica.

Não esquecer do fio dental

O uso do fio dental é indispensável mesmo em crianças, pois a escova de dente não é capaz de alcançar as regiões entre os dentes e também as mais próximas a gengiva. Como as crianças ainda não possuem tanta habilidade motora, recomenda-se o uso de fios dentais com haste, uma vez que são mais fáceis de usar, e tão eficazes quanto o fio.

Massagear a gengiva do bebê ajudar a aliviar o desconforto do nascimento dos dentes

Em geral, a partir do sexto mês dos bebês os dentes de leite começam a aparecer, por isso eles podem sentir coceira, inchaço, vermelhidão e outros desconfortos na gengiva. “Para aliviar esses sintomas os adultos podem oferecer aos pequenos mordedores resfriados em geladeira, alimentos e bebidas frias, ou, ainda massagear suavemente a gengiva do bebê”, indica.

Dr. Fábio Bibancos – Consultor da GUM

Sugestão de produto

Gel dental infantil - GUM

O gel dental infantil Patrulha Canina da GUM contém flúor em sua fórmula, que fortalece o esmalte dos dentes deixando-os fortes e protegidos, além de ajudar a prevenir a cárie, remover a placa bacteriana e garantir dentes mais brilhantes. O produto possui sabor Tutti Frutti, que agrada as crianças e incentiva o hábito da escovação.

Preço sugerido: R$ 8,99

Flosser infantil (Fio dental com haste) - GUM

Fio dental com haste, os flossers são práticos para o dia a dia e eficazes na limpeza interdental, além de serem mais divertidos de usar que o fio dental convencional. A linha infantil possui aroma e sabor de uva e sua embalagem contém 40 unidades. O produto é recomendado para crianças a partir de 3 anos.

Preço sugerido: R$19,99

Sobre a GUM

Lançada há 50 anos nos Estados Unidos, a GUM é a principal marca de cuidado bucal da Sunstar, empresa de origem japonesa e sediada na Suíça, que está presente em mais de 90 países ao redor do mundo e é reconhecida pela fabricação e distribuição de produtos inovadores para saúde bucal. Na América Latina, a Sunstar possui operação direta no México, Argentina, Colômbia e Brasil além de distribuidores em mais de 25 países. Presente no Brasil desde 2014, o portfólio GUM conta com linhas diferenciadas para cuidado bucal diário e especializado. A marca atua em quatro categorias: limpeza interdental, linha ortodôntica, adulta e infantil. Seus produtos podem ser encontrados nos principais mercados e farmácias do país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS