Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Expectativa de vida de brasileiros com sobrepeso é 3,3 anos menor que a média geral

Os brasileiros com sobrepeso vivem 3,3 anos a menos que a média geral. Os dados são do relatório The Heavy Burden of Obesity – The Economics of Prevention (O pesado fardo da obesidade - A economia da prevenção, em tradução livre), divulgado em outubro deste ano, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O médico gastroenterologista, especialista em cirurgia bariátrica, Dr. Henrique Eloy, explica que só é considerado com sobrepeso quem apresenta Índice de Massa Corporal (IMC) entre 25 e 30 Kg/m², e que essa condição é a etapa anterior à obesidade. “O sobrepeso já é considerado um malefício para a pessoa por acarretar problemas conhecidos como a inaptidão para fazer atividade física, propensão a diversas doenças, maiores tendências a diabetes e hipertensão, sem contar os riscos de derrames por causa da maior tendência a ter aumento de triglicérides e colesterol”, afirma.

Além dos problemas listados, o excesso de peso pode afetar a capacidade cognitiva de crianças e adolescentes. Dr. Henrique explica que a dificuldade que os jovens e crianças com excesso de peso têm para praticar atividades físicas faz com que sejam isolados socialmente pelos colegas e se tornem propensos a desenvolver um quadro depressivo não diagnosticado.

Em agosto deste ano, o Ministério da Saúde divulgou a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), concluindo que 55,7% da população brasileira apresenta excesso de peso. A pasta ainda estima que, até 2022, 46,5% dos meninos entre 5 e 9 anos, e 38,2% das meninas com a mesma idade sofram com o excesso de peso ou obesidade.

“É um ciclo vicioso. Quando a pessoa começa a ganhar peso, ela tende a diminuir a atividade física, ou a protelar seu início e, assim, passa a contribuir para o surgimento de problemas de saúde”, afirma Dr. Henrique Eloy. Para ele, as pessoas com excesso de peso devem manter um balanço adequado entre atividade aeróbicas e anaeróbicas, a fim de perder peso e fortalecer a musculatura ao mesmo tempo, ganhando massa magra.

O médico ainda alerta que a alimentação saudável e rotina de atividades físicas são imprescindíveis para manter um peso saudável. Além disso, Dr. Henrique Eloy ressalta que o poder público, juntamente com a comunidade médica, deveria tratar o combate à obesidade e o excesso de peso de forma intensa e agressiva, assim como fez nas campanhas contra o tabagismo. “Ver uma criança comendo um salgadinho e tomando um refrigerante deveria nos causar tanto espanto quanto ver uma criança fumando”, compara.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS