Brasil,

10 erros mais comuns que você não deve cometer com o seu cabelo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Guilherme Zanette
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

10 erros mais comuns que você não deve cometer com o seu cabelo

Cuidar do cabelo pode não ser uma tarefa tão simples. A Dra. Kédima Nassif aponta os erros mais comuns e dá dicas de como cuidar melhor dos fios.

Prender os fios com muita tração é um erro

Todo mundo gosta de se cuidar e de se sentir bem com a sua imagem, e o cabelo é importantíssimo para a construção dessa autoestima. Porém, cuidar da saúde e da beleza capilar nem sempre é tão simples. Por isso, a Dra. Kédima Nassif, dermatologista e tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, aponta os erros mais comuns que as pessoas cometem ao tentarem manter um cabelo bonito e saudável.

- Esfregar o cabelo molhado com a toalha de banho. “É um grande erro, pois os cabelos são muito mais frágeis quando estão úmidos, logo, ficam mais suscetíveis a danos. Ao invés disso, aperte suavemente o cabelo com as mãos após a lavagem e faça o mesmo com uma toalha.”
- Secar o cabelo com alta temperatura. Nos momentos de pressa, é tentador colocar a temperatura no máximo para otimizar o trabalho. “Este é um erro que danifica bastante o cabelo. Lembre-se de que quanto menor a temperatura, melhor para o seu cabelo. É melhor gastar cinco minutos a mais na secagem e ter um cabelo saudável do que economizar um tempo ínfimo, mas danificar os fios”, sugere a dermatologista.
- Secar e escovar os cabelos com eles ainda molhados. Como já salientou a Dra. Kédima, o cabelo é mais fraco e frágil quando está molhado; portanto, escová-los ainda úmidos leva a quebras e danos. “Lembre-se de que você deve escová-lo somente quando estiver 60% seco, caso contrário, poderá danificar o cabelo. Não comece a usar um secador de cabelo logo após o banho, mas aperte o cabelo cuidadosamente com uma toalha e aguarde pelo menos 15 a 20 minutos para deixar o cabelo secar. Em seguida, use um secador na temperatura mais baixa.”
- Lavar o cabelo com muita frequência. De acordo com a Dra. Kédima, o cabelo pode ser lavado diariamente, desde que necessário (suor excessivo ou acúmulo de impurezas, por exemplo), se não pode causar danos, ressecamento e quebra dos fios. “As pessoas que gostam de lavar os cabelos todos os dias para sentir aquela sensação de limpeza podem usar diariamente apenas um shampoo suave e um condicionador reparador.”
- Usar muito shampoo seco. Não é recomendado o uso do shampoo seco todos os dias, mesmo para as pessoas de cabelos oleosos, que sentem os fios sujos nos dias seguintes aos da lavagem. “A função deste shampoo é absorver o óleo, portanto, quanto mais você absorve, mais óleo o seu couro cabeludo produz”, afirma.
- Não usar produtos que protegem o cabelo do calor. Se você faz uso de secador e/ou chapinha, é fundamental sempre aplicar um produto termoprotetor antes de secar os fios. Isso ajuda a protegê-los, mantendo o cabelo mais forte e saudável.
- Ser muito áspero com o seu cabelo. Escovar e pentear os cabelos com força excessiva pode criar estresse nas raízes do cabelo.
- Não usar protetor solar nos cabelos. Os cabelos são expostos aos raios UV tanto quanto a pele, portanto também necessitam de protetor solar. “O sol acaba queimando os fios e destruindo a fibra capilar. Por isso, é indispensável utilizar um produto específico para protegê-lo. O produto deve contar com ativos que criem um escudo resistente aos raios UV.
- Fazer o penteado rabo de cavalo com o cabelo molhado. Segundo a dermatologista, como os fios ficam mais vulneráveis quando molhados, prendê-los pode levá-los à quebra. Além disso, dormir com ele molhado também não é uma boa ideia, pois causa estresse nos fios. E aos adeptos do rabo de cavalo, vale um alerta: tracionar demais o penteado pode causar alopecia de tração, que causa falhas nos fios.
- Usar ferramentas sujas para o cabelo. Certifique-se de limpar suas escovas de cabelo, pentes, presilhas, ou seja, tudo que entra em contato com os fios. “Toda vez que você escova, você coleta sebo, detritos e sujeira do couro cabeludo. Logo, este passa a ser ótimo ambiente para o crescimento de bactérias. Ao reutilizar a escova suja, acaba reposicionando tudo de volta no seu cabelo”, finaliza a Dra. Kédima Nassif.

DRA. KÉDIMA NASSIF: Dermatologista e Tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Associação Brasileira de Restauração Capilar. Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui Residência Médica em Dermatologia também pela UFMG; realizou complementação em Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal, transplante capilar pela FMABC e em Cosmiatria e Laser pela FMABC. Além disso, atuou como voluntária no ensino de Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. www.kedimanassif.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar