Logo
Imprimir esta página

Especialista lista os principais cuidados que os pais devem ter com as crianças na praia

Pediatra da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo alerta sobre as doenças que podem surgir nestes locais

Com a chegada do verão, das festas de fim de ano e das temperaturas mais elevadas, as praias são o destino preferido de muitas famílias brasileiras por proporcionarem lazer e diversão. Por isso, é necessário redobrar o cuidado com as crianças nesta época do ano, visto que os pequenos adoram passar o dia em contato com o mar e com a areia. Segundo Wylma Hossaka, pediatra da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, o primeiro ponto que os pais devem observar ao escolher a praia é checar a balneabilidade, ou seja, a capacidade que um local tem de possibilitar o banho e as atividades esportivas na água, ponto determinado por meio da medição da quantidade de bactérias presentes.

“A balneabilidade das praias pode ser checada no site da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). As praias consideradas impróprias para banho são aquelas que estão com alto grau de coliformes termotolerantes (ou coliformes fecais), uma vez que ele é o principal termômetro para entender se o local é próprio ou não para banho. Fatores como condições ruins de saneamento básico, alto número de frequentadores, coleta de lixo ruim e época de chuva abundante são outras condições que também aumentam o risco de contaminação da água. Por conta desses riscos, durante o verão há uma maior incidência de problemas gastrointestinais, diarreias virais ou bacterianas, conjuntivite, hepatite A, gastroenterites e rotavírus nas crianças, sendo necessário uma série de cuidados importantes”, conta a médica.

E para prevenir as doenças, a especialista dá cinco dicas:

Higiene: sempre higienizar as mãos com água e sabão e não apenas com álcool em gel, principalmente antes de consumir alimentos ou bebidas, pois este é o momento em que a criança leva a mão à boca. “A criança fica sempre em contato com a areia, que apresenta uma série de bactérias que ajudam na transmissão de vírus e, por isso é tão importante lavar as mãos corretamente”, reforça a médica.

Alimentação e hidratação: outro ponto de alerta é evitar alimentos comercializados na rua, com procedência desconhecida. “Se for levar alimentos para a praia, opte por alimentos leves como frutas, sucos e bolachas. Nada de lanches naturais e frios, por exemplo, pois podem ser contaminados facilmente. Se decidir consumir pratos em quiosques ou restaurantes, preze pela segurança e procure aqueles que apresentem bons padrões de higiene. Além disso, é necessário beber bastante água para manter a hidratação”, lembra a especialista.

Proteção contra o sol: a recomendação é usar filtro solar com fator de proteção superior a 50 e, se possível, utilizar camisetas, que protejam contra os efeitos nocivos dos raios ultravioleta, e bonés ou chapéus para não queimar o couro cabeludo. “A hidratação e o cuidado com a pele também são essenciais durante o período. Reaplicar o protetor a cada três horas também é tão importante quanto a primeira aplicação. Além disso, cobrir o couro cabeludo é importantíssimo, pois o local não tem melanina e, consequentemente, as queimaduras nessa região são mais intensas e a área fica mais suscetível a lesões cancerígenas”, afirma. Crianças com olhos mais claros devem usar óculos escuros e ter cuidado redobrado com exposição ao sol, pois podem lesionar a retina.

Horários: aproveite a praia em horários em que o sol está mais fraco (antes das 10h e após às 16h). E em caso de chuvas ou temporais a recomendação é não ficar na água, pois se um raio atinge o mar, acaba eletrocutando quem estiver presente. Portanto, se o tempo fechar, deixe o local.

Cuidados com os sintomas: se a criança apresentar vômitos com mais de três episódios durante o dia e desidratação por meio de diarreia, é recomendado que os pais procurem um serviço médico. “É crítico quando a criança apresenta vômito e diarreia em conjunto, pois fica desidratada facilmente, visto que não consegue ingerir líquidos ou alimentos. Se tiver febre, dores abdominais e sangramento nas fezes, também é necessário procurar um centro médico especializado. Uma alternativa, caso a criança apresente vômito apenas uma vez, é oferecer soro feito com os sais de reidratação oral. Porém, caso o sintoma persista, a recomendação é procurar um médico imediatamente”, finaliza.

Sobre a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo

A Beneficência Portuguesa de São Paulo agora é BP, um polo de saúde moderno e atualizado que valoriza a vida de todos e de cada um. Composto por 4 hospitais com foco em alta complexidade e que atendem diferentes perfis de clientes e outros 3 serviços que contemplam medicina diagnóstica, atendimento ambulatorial e educação e pesquisa, a BP compreende mais de 220 mil m² construídos, 7.500 colaboradores e 4.500 médicos distribuídos em 8 edifícios e cerca de 50 clínicas nos bairros da Bela Vista, onde são concentrados os serviços privados, e da Penha, onde são oferecidos os serviços para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O polo de saúde é composto pelo Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares; pelo BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; pelo BP Essencial, hospital que tem foco na qualidade assistencial e oferece acomodações compartilhadas para clientes de planos de saúde básicos e particulares; pelo BP Hospital Filantrópico, que oferece cuidado humanizado e eficaz para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS); pela BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas; pelo BP Vital, um conjunto de iniciativas da BP com foco em promoção de saúde por meio do cuidado integral, num um olhar atento e acolhedor da instituição para fora dos seus muros, contribuindo para a melhoria das condições de saúde da população como um todo; e pela BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação, residência médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a evolução da Medicina no País.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto