Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Riscos cardíacos de pacientes em tratamento contra o câncer: livro da Editora Manole traz condutas e novas perspectivas sobre o tema

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Doc Press
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Estimativas apontam que 10% dos pacientes oncológicos podem ter problemas cardíacos derivados dos processos de quimio ou radioterapia.

Lançamento da Editora Manole Cardioncologia na prática clínica fala sobre as patologias coronarianas derivadas de terapias de combate ao câncer e também aponta caminhos para tratar cardiopatas com a doença.

Os efeitos colaterais do tratamento contra o câncer podem debilitar ainda mais o paciente oncológico, trazendo desde pequenos desconfortos até comprometimentos mais sérios de órgãos sadios. O coração é um deles. Procedimentos terapêuticos oncológicos em pacientes com doenças cardiológicas já instaladas exigem um atendimento multidisciplinar para que o coração não seja ainda mais comprometido. Além disso, estimativas apontam que 10% dos pacientes oncológicos podem ter problemas cardíacos derivados dos processos de quimio ou radioterapia.

Para auxiliar oncologistas, cardiologistas e demais médicos que atuam na luta contra o câncer, a Editora Manole lança Cardioncologia na prática clínica, um livro que traz os últimos acontecimentos na área de Cardioncologia, por meio de uma linguagem acessível a todas as especialidades engajadas nesse tratamento.

A leitura facilita a escolha da melhor conduta, retratando de forma objetiva e prática os mais recentes conhecimentos sobre a cardiotoxicidade e os principais efeitos da terapia oncológica sobre o coração. O acompanhamento multidisciplinar permite que a jornada do paciente seja mais adequada e direciona à melhor terapia com menor risco de complicações.

Os mais importantes aspectos das drogas quimioterápicas, o tipo de radioterapia e seus impactos no sistema cardiovascular, as particularidades das interações farmacológicas e o atendimento das situações de emergência em cardiopatas com câncer ou em pacientes oncológicos com manifestação aguda da doença cardiovascular são alguns dos temas tratados na obra.

Coordenado pelos cardiologistas Heron R. S. Rached, Miguel Antonio Moretti, Marcelo Dantas Tavares de Melo, Maria Verônica Câmara dos Santos e pelo hematologista Rodrigo Santucci, Cardioncologia na prática clínica pode ser considerado um marco no estudo da recuperação adequada dos pacientes com câncer.

Sobre os coordenadores:

HERON R. S. RACHED é médico especialista em Cardiologia e doutor em Ciências Médicas (FMUSP), além de médico coordenador do Núcleo de Cardiologia e Pneumologia dos Hospitais Leforte, em São Paulo. Rached tem título de Habilitação em Ecocardiografia pelo Departamento de Imagem Cardiovascular (DIC) da SBC.

MIGUEL ANTONIO MORETTI é médico especialista em Cardiologia (SBC) e doutor em Ciências Médicas (FMUSP), além de médico-assistente do InCor-HCFMUSP.

MARCELO DANTAS TAVARES DE MELO é médico especialista em Cardiologia, doutor em Cardiologia (FMUSP), tem título de Habilitação em Ecocardiografia (SBC), além de professor adjunto da UFPB, campus João Pessoa, na Paraíba.

MARIA VERÔNICA CÂMARA DOS SANTOS é cardiologista pediátrica e ecocardiografista pediátrica e fetal. Tem título de Habilitação em Ecocardiografia (SBC) e é mestre em Cardiologia (EPM-Unifesp).

RODRIGO SANTUCCI é médico especialista em Hematologia (ABHH) e em Clínica Médica (SBCM), além de médico-assistente do Departamento de Onco-hematologia da FMABC. Santucci também é coordenador da Oncologia, Hematologia e Transplante de Medula Óssea do Hospital Leforte, em São Paulo, e diretor médico do Instituto Hemomed de Hematologia e Oncologia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar