Brasil, 10 de Dezembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

5 mitos e verdades sobre doenças contraídas no salão de beleza

5 mitos e verdades sobre doenças contraídas no salão de beleza

Compartilhamento de escovas, vestimentas e objetos cortantes e o uso de certas substâncias podem levar ao surgimento de uma série de doenças, que vão desde micose e caspa até mesmo câncer e hepatite.

Não há quem não recorra aos salões de beleza para ficar mais apresentável para um grande evento ou apenas para se sentir bem consigo mesmo. Porém, o que poucas pessoas que frequentam salões sabem é que esses locais podem colocar sua saúde em risco, se alguns detalhes não forem observados. “Pode parecer exagero, mas é preciso ficar atento ao frequentar esses locais, pois cresce cada vez mais o número de doenças contraídas em salões e espaços de beleza, que são, em sua maioria, causadas pelos compartilhamento de escovas, pentes e outros utensílios que não são devidamente higienizados”, explica a dermatologista e tricologista Dra. Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Para ajudar você a evitar complicações ao frequentar salões, a especialista desvendou os mitos que envolvem o local. Confira:

Escova de cabelo pode transmitir doenças. Verdade. “O compartilhamento de pentes e escovas de cabelo pode levar a infecção por fungos e bactérias no couro cabeludo, que podem causar micose e dermatite seborreica, popularmente conhecida por caspa. Por isso, é importante ficar atento e verificar se os instrumentos utilizados no seu salão são devidamente higienizados, o que pode ser realizado através de lavagem com água e detergente ou água sanitária. Em caso de dúvidas, o ideal é que você leve sua própria escova.”

Apenas escovas não esterilizadas podem transmitir piolhos. Mito. “Escovas que não foram devidamente higienizadas possuem maior risco de transmitirem piolho. Porém, o parasita também pode ser facilmente transmitido através de contato ou do compartilhamento de objetos como toucas e capas utilizadas na hora de cortar o cabelo. Logo, esses objetos também devem ser higienizados entre cada uso.”

Tesouras e lâminas também podem transmitir doenças. Verdade. “Objetos cortantes ou perfurantes, quando contaminados com sangue fresco devido ao corte recente, podem transmitir os vírus da hepatite ou do HIV. A melhor maneira de prevenir isso é, novamente, certificar-se de que tesouras, lâminas de barbear e até mesmo máquinas de cortar cabelo foram devidamente esterilizadas antes de serem usadas.”

Lavabos também devem ser esterilizados para evitar a transmissão de doenças capilares. Verdade e mito. “Lavabos devem sim ser esterilizados entre cada uso para evitar complicações. Porém, nesse caso, o risco de contaminação não é de doenças capilares, já que essas necessitam de contato direto com o couro cabeludo para serem transmitidas, e sim de doenças cutâneas, como dermatites e alergias, devido ao contato das cadeiras com a pele.”

Escova progressivas trazem riscos à saúde. Verdade. “É preciso tomar cuidado, pois muitos salões de beleza brasileiros ainda insistem em usar formol em suas fórmulas de alisamento, substância que é proibida pela ANVISA para ser usada com alisante de cabelos desde 2009. Isso por que o componente pode causar uma série de malefícios a saúde, como queda de cabelo, alergias, irritação cutânea, queimaduras, dores de barriga, enjoo, tosse e até mesmo câncer no nariz e garganta. Dessa forma, é importante que antes de alisar os cabelos você verifique se o produto que será utilizado por seu cabeleireiro tem a aprovação da ANVISA. Além disso, as outras escovas progressivas ácidas também podem causar prejuízos à saúde, pois também liberam formol.”

DRA. KÉDIMA NASSIF: Dermatologista e Tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Associação Brasileira de Restauração Capilar. Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui Residência Médica em Dermatologia também pela UFMG; realizou complementação em Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal, transplante capilar pela FMABC e em Cosmiatria e Laser pela FMABC. Além disso, atuou como voluntária no ensino de Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. www.kedimanassif.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS