Logo
Imprimir esta página

Hospital Santa Paula oferece tratamento inovador para câncer de próstata

Xofigo® é indicado para pacientes com metástase óssea

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens brasileiros, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Este tipo da doença é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo aparecem em pacientes com 65 anos ou mais. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre o assunto.

Idade, histórico familiar, sobrepeso e obesidade são alguns dos fatores de risco para o surgimento do câncer de próstata. Em sua fase inicial, a doença pode não apresentar sintomas, mas quando eles aparecem os mais comuns são dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina e necessidade de urinar mais vezes. Para investigar a presença da doença, são realizados dois exames iniciais: o toque retal e a medição do PSA (Antígeno Prostático Específico) no sangue. Caso apareça alguma alteração nos resultados, uma biópsia é realizada para a confirmação do diagnóstico.

Um estudo sobre o aumento do PSA em homens que já realizaram a cirurgia para a retirada do câncer de próstata mostrou que após 10 anos, em média, podem aparecer sinais de disseminação da doença para outros órgãos, conhecida como metástase, sendo a mais comum delas a óssea. Para estes pacientes, o Hospital Santa Paula, centro de excelência em saúde na zona sul da capital paulista, oferece um tratamento inovador:o Xofigo® - rádio 233, um radiofármaco que mimetiza o cálcio. “Uma vez injetado no paciente, ele se fixa às metástases ósseas. A radiação emitida pelo medicamento quebra o DNA das células tumorais, levando à morte celular”, explica Dalton Alexandre dos Anjos, médico responsável pela área de Medicina Nuclear do Hospital Santa Paula.

Estudos científicos mostram que o uso do Xofigo® aumenta a sobrevida e melhora a qualidade de vida dos homens portadores da doença, reduzindo dores ósseas e o risco de desenvolver complicações ósseas relacionadas ao câncer. “O tratamento é simples e seguro. Consiste em seis aplicações do medicamento na veia do paciente, que duram no máximo cinco minutos cada, sem necessidade de internação ou cuidados especiais. O intervalo entre as aplicações é de quatro semanas”, ressalta o especialista.

Segundo Dalton, a equipe multidisciplinar do Hospital Santa Paula possui ampla experiência e está preparada para realizar este tipo de tratamento. “Vale ressaltar que essa medicação está aprovada pela ANVISA para o tratamento de pacientes com neoplasia de próstata resistente à castração e com metástases ósseas sintomáticas. Além de estar coberto pelo rol de procedimentos da ANS e a sua cobertura pelos planos de saúde é obrigatória”, finaliza.

É importante reforçar que a escolha do melhor tratamento para cada paciente deve ser feita individualmente, por médico especializado. Apenas este profissional é capacitado para analisar quais são os riscos, benefícios e melhores resultados para cada caso, avaliando o estágio da doença e condições clínicas do paciente. Todas as modalidades de tratamento são oferecidas, de forma integral e gratuita pelo Sistema Único de Saúde – SUS.

Sobre o Hospital Santa Paula 

O Hospital Santa Paula, centro de excelência em saúde da zona sul de São Paulo, foi inaugurado em 1958. Com uma área de 19 mil m², dividida em três edifícios, atua em mais de 30 especialidades, com destaque para cardiologia, oncologia, neurologia e ortopedia. O Hospital Santa Paula conta com mais de 1,2 mil colaboradores e um corpo clínico aberto com 1,5 mil médicos. Possui 199 leitos, sendo 59 deles destinados especificamente à terapia intensiva. Além disso, dispõe de centro cirúrgico com nove salas de cirurgia e dez leitos de recuperação anestésica. Anualmente, o HSP realiza 9 mil procedimentos cirúrgicos, 14 mil internações e atende aproximadamente 100 mil pacientes no Pronto Atendimento. Em 2012 conquistou a certificação Joint Commission International (JCI) e em 2014 conquistou certificação Joint Commission International para tratamento de AVC. Em 2018, obteve o Selo Pleno do Hospital Amigo do Idoso, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Neste ano, recebeu a Certificação Internacional da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7 (grau máximo), uma das associações internacionais de maior prestígio mundial no setor de saúde. A instituição foi a primeira de São Paulo a conquistar o nível máximo da EMRAM - Electronic Medical Record Adoption Model -, se consolidando como hospital totalmente digital (paperless).

Endereço: Av. Santo Amaro, nº 2468 - Vila Olímpia - (11) 3040-8000
Para mais informações acesse: www.santapaula.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto