Brasil, 7 de Dezembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Novembro Azul: teste inovador elimina biópsias desnecessárias

Detecção precoce possibilita melhor chance de tratamento do câncer de próstata

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte entre os homens no Brasil. São 66,12 casos a cada 100 mil homens. Só em 2018, foram 68.220 novos casos. Além de manter uma vida saudável, com o peso corporal adequado, praticando atividade física, evitando o consumo de bebidas alcoólicas e do cigarro, o diagnóstico precoce é o que possibilita os melhores resultados no tratamento da doença.

Os exames mais conhecidos para diagnóstico são o toque retal (permite ao médico apalpar a próstata e perceber se há nódulos - caroços - ou tecidos endurecidos - possível estágio inicial da doença) e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). “Acontece que feitos de forma isolada, eles não garantem um diagnóstico preciso, por isso podem ser necessários exames complementares”, afirma Dr. Pedro Paixão, urologista do laboratório Hermes Pardini.

Hoje já é possível realizar o PHI - Índice de Saúde da Próstata – um método inovador, complementar, que permite obter uma probabilidade de câncer de próstata através de uma amostra de sangue, resultando, assim, na diminuição de biópsias desnecessárias. O urologista explica que quando em um exame de rotina identificava-se o PSA alterado e o exame de toque normal, haviam apenas duas opções para completar o diagnóstico: a ressonância ou a biópsia, sendo que a precisão da biópsia é muito baixa, em torno de 15 a 20%, além de ser um exame muito invasivo. Em cada dez biópsias realizadas, oito tinham o resultado negativo. “Agora, nesses casos, podemos solicitar o PHI e evitar que muitos pacientes sejam submetidos ao procedimento de forma desnecessária. Caso o resultado do exame dê positivo, aumenta a exatidão em torno de 75%”, diz Pedro Paixão.

As células da próstata, na maioria dos casos, se multiplicam de forma lenta e não chegam a ameaçar a saúde do homem. Em outros, elas podem crescer rapidamente e criar os tumores malignos. Os principais sintomas são: dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina e a necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

O Dr. Pedro ressalta ainda que, para os que possuem histórico de câncer na família, é muito importante que comece a realizar, rotineiramente, os exames preventivos a partir dos 40 anos. Para aqueles que não possuem, o recomendado é a partir dos 50. “Procure seu médico, pelo menos, uma vez por ano. O melhor tratamento é sempre a prevenção”, conclui Paixão.

Sobre o Grupo Pardini

O Grupo Hermes Pardini é o terceiro maior em Medicina Diagnóstica e Preventiva do país. Tem investido forte na ampliação e na especialização da sua capacidade técnica, produtiva e científica, com o propósito de ampliar a sua atuação no mercado nacional. Dentre as ações, estão aquisições e associações a empresas com expertise em segmentos específicos da medicina diagnóstica. Hoje, o Grupo Pardini está presente em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Goiás. Essa estrutura permite a oferta de cerca de 8 mil tipos de exames e a expertise nas áreas de análises clínicas, diagnóstico por imagem, genética molecular, testes oncológicos de alta complexidade, doenças raras, medicina nuclear, medicina personalizada e patologia cirúrgica. A companhia possui duas frentes de atuação que processam mais de 93 milhões de exames por ano: Laboratório de Referência (Lab-to-Lab), com o qual ocupa liderança nacional na prestação de serviços de Apoio Laboratorial, com o atendimento a mais 6 mil clientes (laboratórios e hospitais) em todo o país, localizados em 1.900 cidades, e Unidades de Atendimento ao Paciente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS