Brasil, 7 de Dezembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Novembro Azul: Por Que os Homens se Cuidam Menos Que as Mulheres?

Novembro Azul: Por Que os Homens se Cuidam Menos Que as Mulheres?

Dra. Juliana Denardi Strapasson*

Enfim chegou novembro, mês selecionado para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Ultimamente tenho notado que a simbologia do mês vem ultrapassando esse único significado e tornando-se cada vez mais um mês de conscientização para os diversos problemas de saúde físicos e mentais que podem afetar os homens.

Acho que já é de senso comum saber que eles, no Brasil, vivem menos. Segundo o portal do Ministério da Saúde, em média, homens vivem sete anos a menos do que as mulheres. Um dos fatores é a exposição a situações de risco, como violência e acidentes de trânsito e de trabalho, consumo de álcool e outras drogas com maior frequência e por último, mas não menos importante, a falta de atenção à saúde. Eles são mais propensos a terem doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevada. E mais do que um fator genético, a consequência disso tudo se dá por uma falta responsabilidade com seu bem-estar, pois muitas doenças podem ser evitadas se existe prevenção, consulta de rotina e diagnóstico precoce.

Consigo notar dentro do meu próprio consultório que homens não costumam buscar ajuda médica por fatores culturais, já que infelizmente está enraizado na nossa cultura que é da natureza masculina um certo descaso com a saúde. A essência da masculinidade atual é baseada em provar para que ser “macho” a todo mundo é necessário um fechamento emocional, não cuidar de si e sempre liderar as relações de poder. O que torna a vivência deles extremamente tóxica, pois a qualquer ponto fora da curva é indicação que ele não está prestando seu papel na sociedade. Um pensamento totalmente errado.

Nesse sentido, fazer acompanhamento médico e procurar formas de prevenção de doenças é essencial para homens e mulheres. A Microfisioterapia, por exemplo, consegue detectar fragilidades causadas pelo estresse, excesso de sobrecargas, de cobranças, fatos comuns de se encontrar na figura masculina, agindo não só nos sintomas, mas de forma preventiva. Dentro da Fisioterapia Integrativa o foco principal seria o gerenciamento de estresse e educar a responsabilidade do autocuidado com a saúde, priorizar um momento para si é de suma importância para todo ser vivo.

É importante superar esses paradigmas, o nosso subconsciente pode tentar nos sabotar muitas vezes em respostas padrões que aprendemos ao longo da vida, mas é preciso sempre lembrar como é importante cuidar de si. Quando entendemos que somos responsáveis por exatamente tudo que vivemos: o que atraímos; nossas reações perante as atitudes dos outros; nossos sentimentos e nossas atitudes, tudo fica mais fácil. E lembre-se ninguém causa nada a nós, a não ser nós mesmos através daquilo que permitimos.

Juliana Denardi é fisioterapeuta formada pela PUC-PR, especialista em Integratividade e Microfisioterapia pelo Instituto Salgado Filho. CREFITO 129393-F.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS